quinta-feira, 1 de maio de 2014

O DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR

Muita gente não sabe a origem da comemoração do Dia do Trabalhador, por isto iremos fazer um pequeno resumo sobre a história do Dia do Internacional do Trabalhador.
 
Tudo começou com uma manifestação nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em 1886, que tinha como objetivo lutar por melhorias nas condições de trabalho, que incluía a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e esta manifestação contou com milhares de trabalhadores. Neste dia foi iniciada a greve geral nos EUA, no dia 3 de maio houve um confronto com a polícia local e que acabou com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte houve nova manifestação como protesto pelo acontecido no dia anterior e novo confronto que terminou com a morte de doze trabalhadores e dezenas de feridos, também sete policiais foram mortos. Todo este processo passou a ser conhecido como a "Revolta de Haymarket". Neste processo, oito líderes trabalhistas norte-americanos foram presos e julgados sumariamente por dirigirem as manifestações e em seguida enforcados.

A Internacional Socialista em junho de 1889, três anos mais tarde decidiu por proposta de Raymond Lavigne, convocar anualmente uma manifestação para a luta pelas 8 horas de trabalho. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas de Chicago. Neste dia em 1891, houve uma manifestação no norte da França e houve novo confronto e dez trabalhadores foram mortos pela polícia. Isto reforça a chamada da Internacional Socialista pelo 1º de Maio.
 
Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratifica as 8 horas de trabalho e proclama o dia 1º de Maio desse ano feriado nacional. Este exemplo é seguido por outros países, que adotam a data como feriado nacional, a Rússia fez o mesmo no ano seguinte.
 
Só em 1974 é que Portugal adotou o feriado nacional do dia1º de Maio, as manifestações nesta data anteriormente, eram reprimidas pela polícia da ditadura do Estado Novo. No Brasil foi o Presidente Artur Bernardes, que em 1925 declarou feriado nacional o dia 1º de Maio, mas a data é comemorada desde 1895. Aqui o debate da legislação trabalhista e seus princípios, só vieram com a chegada do imigrantes europeus e a primeira greve geral foi realizada em 1917. Antes da era Vargas, 1930 - 1945, este dia tinha uma forte conotação reivindicatória e de críticas às estruturas sócio-econômicas. Com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, aos poucos este dia foi transformado em um momento de celebração aos trabalhadores, com realizações de festas populares e desfiles. 
 
As elites, principalmente aqui no Brasil, tentam transformar o Dia Internacional do Trabalhador, no Dia do Trabalho, buscam com isto dá uma nova conotação a história e esconder que as lutas sociais que estão por trás de todo este processo. Portanto, neste dia devemos reivindicar e lembrar de todos aqueles que lutaram e lutam por um mundo mais justo e solidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!