terça-feira, 8 de julho de 2014

PRECISAMOS MUDAR A MENTALIDADE DO FUTEBOL BRASILEIRO

Derrota doída, um vexame, uma humilhação. Culpa da CBF, do Felipão, convocacão errada ou a escalação equivocada. Podemos achar uma série de explicações para a goleada da Alemanha sobre a "poderosa" Selecao Brasileira, jogando em casa, mas na verdade é que precisamos mudar a mentalidade do futebol brasileiro, reestruturar os clubes e reconhecer que não somos mais os melhores do mundo.

Quando falo da mentalidade, falo numa nova forma de jogar, hoje ter bons jogadores não basta mais, é preciso mostrar para o jogador brasileiro, que no futebol atual, o adversário não pode ter espaços para pensar, é preciso atacar e defender com a mesma intensidade, ocupar todos os espaços de campo, disputar cada palmo do gramado, como se fosse um prato de comida, depois de um jejum de dois dias. Não posso aceitar um lateral levar nas costas o tempo todo, como o Marcelo e um meio campo marcando com os olhos, isto se deve, porque o jogador brasileiro acha que só a sua técnica basta. Os outros também aprenderam jogar futebol.

Além desta mudança na mentalidade do futebol brasileiro, precisamos recuperar os clubes brasileiros, que estão indo a falência, com as federações e a confederação ricas. Os clubes precisam ser ajudados neste momento e administrados profissionalmente. Afinal são eles os principais formadores dos nossos craques. Precisamos mudar a legislação para preteger o clube formador e todo seu investimento nas bases. Hoje os garotos saem bem cedo, alguns nem passam mais pelos clubes, vão diretamente para a Europa, através de empresários/olheiros que levam nossas jóias. Voltamos a época do império, que levava nosso ouro para a coroa portuguesa.

Espero que a lição de hoje possa servir para repensarmos como um todo o futebol brasileiro. Não podemos sair desta humilhação achando que foi um acaso e sim ter a humildade de reconhecer que precisamos mudar as estruturas deste atual futebol brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!