quinta-feira, 7 de maio de 2015

A PL DA TERCEIRIZAÇÃO SERÁ UMA TRAGÉDIA PARA OS TRABALHADORES

Ato realizado no Largo da Carioca 
O Sindicato dos Bancários do Rio realizou um ato público no Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. A manifestação aconteceu no Largo da Carioca, Centro da cidade. Durante o protesto, os sindicalistas alertaram que a aprovação do PL 4330/2004, que permite a terceirização sem limites em todas as atividades das empresas, tornará as condições de trabalho no Brasil ainda mais precárias e aumentará o número de trabalhadores vítimas de acidentes e doenças ocupacionais.

"Os trabalhadores terceirizados são as maiores vítimas de acidentes e doenças do trabalho", afirma a vice-presidente do Sindicato, Adriana Nalesso. A sindicalista lembra que, por ano, cerca de 2,3 milhões de trabalhadores morrem no mundo vítimas de acidentes de trabalho. Os dados são da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
A falta de prevenção tem um alto preço para os governos: mais de R$7 trilhões são gastos todos os anos em função do problema.

No Brasil, mais de 700 mil acidentes são registrados anualmente, sendo cerca de 10 mil vítimas fatais e 15 mil trabalhadores que deixam suas atividades por invalidez. "Este número pode ser bem maior, pois muitos casos não são sequer registrados pelos órgãos oficiais", acrescenta Nalesso.



Mais críticas à terceirização



A PL 4330 é um golpe contra os direitos dos trabalhadores. O Congresso está articulando um golpe contra os direitos trabalhistas, por isso temos de espalhar as caras desses parlamentares que aprovaram o projeto de terceirização para que, nas próximas eleições, o povo não vote mais nesses traidores.

O presidente Almir Aguiar falou do marco histórico da data, onde é lembrado o acidente trágico de uma explosão em uma mina, no estado de Virgínia, nos EUA, em 1969, que matou 78 trabalhadores. Falou também da importância da prevenção.

"É preciso exigir a criação de uma política de prevenção nas empresas contra um modelo de trabalho que mata, adoece e aniquila moralmente as pessoas. O nosso Sindicato tem lutado em defesa da saúde, contra o assédio moral e por melhores condições de trabalho para a categoria. Somos a entidade sindical que mais reintegra trabalhadores no Rio em função dos abusos cometidos pelos bancos contra os bancários", ressalta. Almir criticou também o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que está à frente da aprovação do PL 4330. "Eduardo Cunha é bancado por empresários e agora está pagando com o sangue dos trabalhadores os seus financiadores de campanha", denuncia.

O Sindicato lembra que defender os trabalhadores terceirizados é garantir a eles os mesmos direitos dos funcionários que exercem a atividade principal nas empresas, com a mesma Convenção Coletiva de Trabalho, isonomia salarial e representação sindical, garantindo um trabalho decente para todos.

Fonte: BancáRios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!