sexta-feira, 26 de maio de 2017

15 ANOS DO BRASILEIRÃO POR PONTOS CORRIDOS

Começou o campeonato mais equilibrado do mundo, o Campeonato Brasileiro, onde boa parte dos participantes podem chegar ao título ou conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2018.

Esta será a 15ª edição por pontos corridos, que já demonstrou ser um sucesso, mesmo com alguns ainda tentando voltar ao passado e impor os jogos eliminatórios, por interesses comerciais.

Para provar o sucesso desta fórmula é só fazer uma comparação com os clubes em 2003. Hoje estão em situação financeira e profissional muito melhor, mesmo sabendo que ainda tem muito que avançar na estrutura do futebol brasileiro.

A competição nacional em pontos corridos, os clubes e seus apaixonados torcedores podem se programar, afinal a fórmula proporciona os clubes saberem quantos jogos farão na temporada. Além, de poder vender para seus torcedores, o Programas de Sócios, que hoje, para alguns clubes, é fundamental nas suas receitas. 

Os pontos corridos mudou o comportamento dos torcedores, que aprenderam que neste tipo de competição, não se brigar apenas pelo título, mas também pelas vagas nos torneios continentais, e para algumas equipes, até a luta contra o rebaixamento mobiliza seus apaixonados. Com isto, o campeonato fica interessante e com boas médias de públicos, o ano inteiro. 

Até a TV ganhou, ela que vinha pedindo a mudança da fórmula, ao que parece, voltou atrás. Com a subida da audiência, tanto na TV aberta, como na TV a Cabo, as cotas dos clubes também foram majoradas. Em 2019, ela será ainda melhor distribuída entre os clubes e com valores maiores, assim preservando o equilíbrio do futebol brasileiro, nosso maior atrativo, já que os craques se vão embora muito cedo.

Só quem ganha com tudo isto, é o futebol e o torcedor. Até os estádios melhoraram. Sei que a realização da Copa do Mundo ajudou e muito, mas se olharmos outros estádios que não foram construídos, ou reformados, para a competição da FIFA, veremos uma melhora significativa.

A formula dos pontos corridos ajudou até a Séria B se estrutura e ganhar visibilidade e interesse da TV por transmissões. As Série C e D do campeonato brasileiro também vem melhorando gradativamente e com isto os clubes vão se fortalecendo, mesmo fora da primeira divisão.

Com a mudança do calendário das competições continentais, precisamos realocar o calendário e com isto deixar o brasileiro ainda mais valorizado. O Brasileiro poderia começar em fevereiro a setembro e os estaduais de outubro a início de dezembro. Com isto a competição nacional, na sua reta final, não iria sofrer a concorrência das fase decisivas das competições continentais como a Libertadores.

Uma coisa é certa, a formula dos pontos corridos veio para ficar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!