segunda-feira, 29 de maio de 2017

SISTEMA PREVIDENCIÁRIO CHILENO

Chilenos protestam contra o sistema de pensões privadas em agosto do ano passado.

Vejo algumas pessoas, bem poucas é verdade, defendendo que é necessária ter uma reforma previdenciária no Brasil, para garantir o futuro das aposentadorias, repetindo o discurso da propaganda oficial. Inclusive defendendo o absurdo que cada trabalhador faz sua própria poupança, que seria depositada numa conta individual e administrada pela iniciativa privada.

Primeiro é mentira que a Previdência pública do Brasil é deficitária, ela é superavitária. O que precisa é o governo fazer sua parte de forma correta. Você sabia que em todos os produtos que consumimos, existe um imposto para garantir a Previdência? Mas o governo não repassa de forma correta. Você sabia que temos várias grandes empresas deste país que devem bilhões a Previdência e estão sendo anistiadas pelo governo? Então o problema não é o déficit e sim, sua melhor gestão.

Mas para aqueles que defendem o modelo de conta única, vou contar um pouco sobre o caso da reforma no sistema previdenciário chileno.

O sistema foi reformado no início dos anos 80 e o Chile abandonou, com a reforma, o sistema público, muito parecido que o Brasil tem hoje. Colocaram em prática algo que só existe nos livros teóricos de economia, a tal da conta individual previdenciária, onde o trabalhador faz sua própria poupança, em vez de ir para um fundo coletivo, que é administrado por empresas privadas, que podem investir o dinheiro no mercado financeiro, buscando maior rentabilidade. Mas no mercado financeiro tudo pode acontecer.

O modelo privado de pensões em vigor no Chile, baseado na capitalização individual, não existia em nenhum outro lugar do mundo até 1981, embora, com o passar do tempo, tenha sido implementado em outros países (Malawi, Kosovo e República Dominicana, Israel, Hong Kong e Austrália, que tem uma renda básica de 959 dólares, ou 2.900 reais).

Depois das reformas, o chileno, só agora começou a receber com a "nova" previdência. Os primeiros aposentados começaram a receber, dentro do novo modelo e vejam vocês: O Salário Mínimo no Chile é de 276 mil pesos chilenos, cerca de R$ 1.286,00 e os aposentados, quase na sua totalidade (90,9%), estão recebendo aposentadorias inferiores a R$ 760,00 (163 mil pesos) Esses números foram divulgados pela Fundação Sol, organização independente chilena que analisa economia e trabalho e fez seus cálculos com base em informações da Superintendência de Pensões do governo chileno. 

Isto chocou o povo chileno e que agora busca uma outra saída, mais o sistema público foi destruído pela ganância dos banqueiros e das elites chilenas. Olhe este exemplo antes que seja tarde demais para nós brasileiros, afinal quem está propondo a reforma da Previdência no Brasil, todos já estão com o chamado "Boi na sombra".

Mais informações acesse a página abaixo:

http://brasil.elpais.com/brasil/2017/01/17/internacional/1484673838_832258.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!