segunda-feira, 24 de outubro de 2011

JARDINS DO RIO

Vai acontecer entre os dia 4 e 6 de novembro. no Espaço Verde Vila, na Ilha de Guaratiba, o evento Jardins do Rio, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário da PCRJ - SEDES. Esta será a primeira edição do evento e terá 30 (trinta) estandes de hortos locais, fornecedores de jardinagens e ambientes criados por arquitetos e paisagistas, além de realizar oficinas, palestras e atividades de educação ambiental. O "Jardins do Rio" também pretende fisgar o estômago do público com as famosas tias da região, como a Tia Penha, que vão oferecer especialidades de sua cozinha aos visitantes.

Região escolhida pelo mais renomado paisagista brasileiro, Roberto Burle Marx, para abrigar suas plantas e criações, Barra de Guaratiba mantém viva a tradição iniciada pelo mestre nos anos 1950. Lá, concentram-se hoje mais de 300 produtores de plantas ornamentais, de pequeno a grande porte, que abastecem o mercado carioca e de regiões como a Serrana e a dos Lagos.

O coordenador do evento, José Augusto da Costa e Silva, também diretor do Programa Polos do Rio, da Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário - SEDES, diz que o objetivo é justamente dar visibilidade a esses segmentos da economia carioca:

"O evento apoia, ao mesmo tempo, dois polos, ambos muito importantes para a cidade. No caso das plantas ornamentais, são quase duas mil pessoas empregadas diretamente nos hortos concentrados em Ilha de Guaratiba. Em grande parte, negócios familiares. Eles formam um cinturão de proteção em torno da Mata Atlântica do Parque Estadual da Pedra Branca e ajudam a manter vivo esse pulmão verde."

Fonte: SEDES e www.oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!