quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O VERDADEIRO FUTEBOL

Recebi pelo correio eletrônico do meu amigo Ricardo Braga é a mais pura verdade, quem não jogou assim, perdeu um dos melhores momentos da vida.

As 10 regras do Futebol de Rua, o verdadeiro futebol!

1. BOLA;
A bola pode ser qualquer coisa remota ou aproximadamente esférica.
Até uma bola de futebol serve. No desespero, usa-se qualquer coisa que role, como uma pedra, uma lata vazia ou a lancheira do irmão menor.


2. O GOL;
O gol pode ser feito com o que estiver à mão: tijolos, paralelepípedos, camisas emboladas, chinelos, os livros da escola.

3. O CAMPO;
O campo pode ser só até o fio da calçada, calçada e rua, rua e a calçada do outro lado e, nos grandes clássicos, o quarteirão inteiro.

4. DURAÇÃO DO JOGO;
O jogo normalmente vira 5 e termina 10, pode durar até a mãe do dono da bola chamar ou escurecer. Nos jogos noturnos, até alguém da vizinhança ameaçar chamar a polícia.

5. FORMAÇÃO DOS TIMES;
Varia de 3 a70 jogadores de cada lado. Ruim vai para o gol.
Perneta joga na ponta, esquerda ou a direita, dependendo da perna que faltar. De óculos é meia-armador, para evitar os choques. Gordo é beque.


6. O JUIZ;
Não tem juiz.

7. DAS INTERRUPÇÕES;
No futebol de rua, a partida só pode ser paralisada em 3 eventualidades:
a) Se a bola cair no quintal da vizinha chata. Neste caso os jogadores devem esperar 10 minutos pela devolução voluntária da bola.
Se isso não ocorrer, os jogadores devem designar voluntários para bater na porta da casa e solicitar a devolução, primeiro com bons modos e depois com ameaças de depredação.
b) Quando passar na rua qualquer garota bonita que todo mundo quer namorar, mas é irmã do nosso amigo, que tambem esta jogando.
c) Quando passarem veículos pesados. De ônibus para cima. Bicicletas e Fusquinhas podem ser chutados junto com a bola e, se entrar, é Gol.


8. DAS SUBSTITUIÇÕES;
São permitidas substituições nos casos de:
a) Um jogador ser carregado para casa pela orelha para fazer lição.
b) Jogador que arrancou o tampão do dedão do pé. Porém, nestes casos, o mesmo acaba voltando a partida após utilizar aquela aguá santa da torneira do quintal de alguém.
c) Em caso de atropelamento.


9. DAS PENALIDADES;
A única falta prevista nas regras do futebol de rua é atirar o adversário dentro do bueiro.

10. A JUSTIÇA ESPORTIVA;
Os casos de litígio serão resolvidos na porrada, prevalece os mais fortes ou quem pegar uma pedra antes.

4 comentários:

  1. Nossa! Jogar descalço e arrancar o tampão do dedão do pé! Doía pra caramba.

    Eu era ruim de bola e não era gordo, mas jogava de beque. A bola podia passar, mas o atacante não.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional, Vinicius!

    Regra mais clara que isso nem aquele que diz que a regra é clara.

    Alguns espetaculares são o campo, quando o espaço é o quarteirão, o time, até 70 pra cada lado, a "justiça" esportiva, nada de esportiva, e a menina bonita que passa de shortinho, chinelinho, cabelo amarrado com lápis, camisa amarrada no peito com a barriguinha de fora, e fazendo beicinho. Não tem "atleta" que resista a tamanho encanto.

    E a mais humilhante é a da mãe puxando pela orelha desde o campo até o portão de casa.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Vinícius!!!

    ResponderExcluir
  4. No meu caso, nós jogavamos na ladeira. Quem perdia no par ou impar jogava no lado de baixo. A pelada rolava o dia inteiro no sabado e domingo. Se chovesse era melhor ainda. Ninguem ia a praia. Perder significava ficar pelo menos 5 partidas de fora. O tempo de jogo era 10 min ou 2 gols. Empate saia os dois times. Os mais novos podiam chegar cedo, mas eram os ultimos a formar o time (meu caso). Cansei de deixar o jogo pela metade,precisava fugir do meu pai (tinha sempre alguem figiando ele e outros pais). Ganhei muitos cascudos por dar caneta em "bandidinhos da epoca". Bons tempos !!!
    Nando Neves

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!