terça-feira, 26 de novembro de 2013

COPA DO MUNDO: HISTÓRIA DA BANDEIRA DO BRASIL

Vamos a partir de hoje contar um pouco da história das bandeiras dos 32 países classificados para a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Estão classificados:
 
- América do Sul: Brasil (20ª), Argentina (16ª), Uruguai (12ª), Chile (9ª), Colômbia (5ª) e Equador (3ª)
 
- Europa: Alemanha (18ª), Itália (18ª), Espanha (14ª), França (14ª), Inglaterra (14ª), Bélgica (12ª), Rússia (10ª), Holanda (10ª), Suíça (10ª), Portugal (6ª), Croácia (4ª), Grécia (3ª), Bósnia e Herzegovina (1ª)
 
- América do Norte, América Central e Caribe: México (15ª), EUA (10ª), Costa Rica (4ª) e Honduras (3ª)
 
- Ásia e Oceania: Coreia do Sul (9ª), Japão (5ª), Irã (4ª) e Austrália (4ª)
 
- África: Camarões (7ª), Nigéria (5ª), Argélia (4ª), Costa do Marfim (3ª), Gana (3ª)
 
* Ao lado de cada seleção tem a quantidade de vezes que o país participou de uma Copa do Mundo.
* O Brasil é o único país que participou de todas as edições
 
A BANDEIRA DO BRASIL - 20 PARTICIPAÇÕES EM 20 EDIÇÕES
 
 
 
A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.
 
 
Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua, inclinada da esquerda para direita. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará.
 
 
A Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos (escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas) em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios do governo, ela é hasteada todos os dias. Também é exposta em situações em que o Brasil é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos.
 
 

2 comentários:

  1. Gostaria de ter a história das bandeiras de todos os países participantes da copa no Brasil

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber sobre a história de todas as bandeiras dos países participantes da copa no Brasil em 2014.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!