segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

COPA DO MUNDO: HISTÓRIA DA BANDEIRA DA ARGENTINA

 
O Sol de maio com 32 raios
 A atual versão da bandeira da Argentina foi concebida por Manuel Belgrano com base no laço nacional e foi apresentada primeiramente em 1812 como símbolo da Guerra da Independência. A Bandeira nacional foi aceita oficialmente em 1816, no ato de ratificação da Declaração de Independência. Conhecida como "Celeste", devido a cor azul de "um céu durante o dia nos ângulos normais de visada", é dividida em três faixas horizontais com o "Sol de Maio" ao centro.
 
O general Manuel Belgrano criou um laço nas cores azul-celeste e branco, já que na Guerra da Independência, ambas as tropas "realistas" e as separatistas" trajando as cores da metrópole, que era vermelho e amarelo. O laço foi aprovado pelo Triunvirato em 1812, tornou-se adereço das tropas argentinas e utilizando as mesmas cores.
A Bandeira oficial
Assim foi criada a bandeira nacional com três faixas horizontais e usada pela primeira vez em 27 de fevereiro de 1812 em uma fortificação às margens do rio Paraná. O Triunvirato não concordou com a criação da bandeira e enviou carta ao general Belgrano proibindo o uso da bandeira. Mas quando a carta chegou ao destino o general já havia partido para o norte do país. A bandeira foi hasteada primeiramente em 23 de agosto de 1812 no topo da Igreja de São Nicolau de Bari, onde atualmente ergue-se o Obelisco de Buenos Aires. Sem ciência da carta, Belgrano levou a bandeira junto de si na sua missão no norte do país; na paróquia de San Salvador de Jujuy, onde a bandeira foi abençoada pelo padre local e jurada pelos soldados. Belgrano só tomou conhecimento da proibição do uso da bandeira como símbolo, quando estava na localidade de Salta.
 
O Triunvirato, na Assembleia do ano XIII, adotou uma ideologia mais liberal com relação ao anterior. Apesar de não declarar uma bandeira oficial, aprovou o uso da bandeira de Belgrano como bandeira de guerra. Em 1813, os argentinos venceram o general Pío de Tristán na primeira batalha com a nova bandeira.
 
Em 20 de julho de 1816, a bandeira de Belgrano foi declarada oficialmente a bandeira nacional da Argentina, juntamente com a Declaração de Independência. Em 1818, o Congresso incluiu o Sol de Maio na bandeira de guerra, mantendo a bandeira civil tal como Belgrano a concebeu. Posteriormente, o símbolo foi incluído na bandeira civil, representando a identidade cultural argentina ao invés de guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!