terça-feira, 31 de dezembro de 2013

PSDB TENTA IMPEDIR INVESTIGAÇÕES DO ESCÂNDALO DO METRÔ/SP

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) está usando sua maioria na Assembléia Legislativa de São Paulo, para barrar as investigações sobre as licitações do Metrô e da CPTM durante sua administração e em outros governos tucanos. Foi assim que fizeram no governo FHC no Congresso Nacional, onde tinham uma maioria, todos os escândalos eram abafados e nenhuma CPI aprovada.
 
Sem número suficiente de deputados para instalar uma CPI, a oposição tentou convocar autoridades, empresários e consultores envolvidos com o cartel a prestar depoimentos em duas comissões. Desde agosto, foram apresentados 38 requerimentos para que fossem chamadas 26 pessoas. Dessas, só três foram ouvidas pelos deputados.
 
Entre as pessoas que deixaram de depor está Pedro Benvenuto, ex-assessor da Secretaria de Transportes Metropolitanos acusado de repassar informações do Metrô e da CPTM a um consultor. Sua convocação foi transformada em convite e aprovada, mas ele não compareceu no dia marcado.
 
Os presidentes do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Vinicius Carvalho, e da Siemens, Paulo Stark, e o vereador Andrea Matarazzo (PSDB) também ignoraram convites das comissões e não compareceram.
 
Estão pendentes na pauta da Comissão de Transportes pedidos para ouvir os executivos da Siemens que denunciaram o cartel ao Cade, entre eles Everton Rheinheimer, que disse à Polícia Federal que políticos do PSDB receberam propina do esquema. A comissão derrubou ainda requerimentos para ouvir João Roberto Zaniboni, ex-diretor da CPTM que recebeu US$ 836 mil numa conta na Suíça, e José Fagali Neto, consultor que recebeu informações de Pedro Benvenuto.
 
"Eles estão obstruindo justamente para dificultar o processo investigativo", disse o líder dos petistas na Assembleia, Luiz Cláudio Marcolino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!