quinta-feira, 22 de maio de 2014

A MARCA DO RIO 450 ANOS

Marca comemorativa dos 450 anos da cidade do Rio
A Prefeitura do Rio lançou nesta quarta-feira (21/05), no Palácio da Cidade, a marca comemorativa pelos 450 anos da cidade, celebrados em 2015. A marca acima foi escolhida entre outros 27 escritórios de design que participaram do concurso público. Neste mesmo evento o Prefeito Eduardo Paes apresentou ainda o calendário preliminar das comemorações dos 450 anos ( que vocês podem ver logo abaixo) e assinou decreto que valoriza a memória e a cultura popular carioca, além de regulamentos sobre o uso da marca.

Serão 14 meses de comemorações, que começam no Réveillon 2015 e se estenderão até março de 2016. Com poucos traços, a marca dos 450 anos pode ser desenhada, personalizada e compartilhada facilmente. O sorriso que ela inspira representa a alma carioca e reforça sua personalidade. A fácil reprodutibilidade foi um dos principais critérios do concurso para a escolha, cuja gestão coube ao Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e ao Centro Carioca de Design (CCD), com o respaldo da Associação dos Designers Gráficos do Brasil.
Prefeito Eduardo Paes, apresentando a marca dos 450 anos
O corpo de jurados para a escolha da marca foi presidido pelo arquiteto Washington Fajardo, presidente do IRPH, e composto pelo diplomata Marcelo Calero, presidente do Comitê Rio450; pelo publicitário André Eppinghaus; pelo artista plástico Ângelo Venosa; e pelos professores Bruno Porto (UnB) e Evelyn Grumach (PUC-Rio) e Joaquim Redig (da PUC-Rio). Joaquim trabalhou no escritório PVDI com Aloísio Magalhães – autor da marca da comemoração do IV Centenário, festejado em 1965.

CALENDÁRIO COMEMORATIVO

Este calendário tem alguns pilares, como as expressões "Cidade Maravilhosa", "Gentileza Gera Gentileza", Do Leme ao Pontal", "Minha Alma Canta" e "Aquele Abraço". Os outros pilares do calendário comemorativo são datas com as quais os cariocas já têm uma forte relação afetiva: os dias de São Sebastião (20/01), de São Jorge (23/04), do Chorinho (23/04), da Consciência Negra (20/11) e do Samba (01/12). O mês de julho será dedicado às crianças, tendo em vista que é o mês de férias escolares e a Festa da Igreja da Penha. Mais informações podem ser acessadas no portal www.rio450anos.com.br.

2014

31/12- Revéillon alusivo aos 450 anos do Rio de Janeiro

2015

JANEIRO (20/01) - Primeira procissão de São Sebastião depois da sua nomeação como patrimônio imaterial do município

MARÇO - Mês do aniversário de 450 anos, com cinco fins de semanas temáticos:

28/02 e 01/03 - Cidade Maravilhosa, dedicado à carioquice

07/03 e 08/03 - Gentileza gera Gentileza, dedicado à cidadania

14/03 e 15/03 - Do Leme ao Pontal, dedicado ao esporte/movimento

21/03 e 22/03 - Minha alma canta, dedicado à música

28/03 e 29/03 - Aquele Abraço, dedicado à hospitalidade

ABRIL (23/04)

Amplificar as comemorações do Dia de São Jorge e do Dia do Choro

JUNHO

Mês das férias escolares com programação focada no público infantil

OUTUBRO

Mês de entrega das ideias escolhidas pelo portal e resgate da Festa da Penha, uma das principais manifestações populares do Rio

NOVEMBRO (20/11)

Dia da Consciência Negra

DEZEMBRO (02/12)

Dia do Samba

2016

FEVEREIRO

Seminário do V Centenário

AS INICIATIVAS MAIS VOTADAS NA INTERNET POR REGIÃO
 
A Prefeitura, fez uma consulta pública, através da internet, para saber quais as ações que o carioca gostaria que o poder público realizasse em sua região. Depois de receber mais 1,5 mil sugestões, foram selecionadas 30 finalistas que foram votadas por área de planejamento (AP) e uma para toda a cidade. Foram m ais de 100 mil votos computados, vejam as ações mais votadas:
 
AP1 - Ocupação cultural da Ladeira da Misericórdia - 4150 votos

A professora Ângela Renata Castilho de Azevedo contou com uma torcida formada na sua maioria por ex-alunos do curso de história do Rio de Janeiro que ela ministrava no Cefet para futuros guias de turismo. A Ladeira da Misericórdia, resquício do Morro do Castelo, nos fundos do Museu Histórico Nacional, fazia parte do roteiro das aulas de campo dedicadas à cidade colonial. Daí surgiu a ideia da ocupação cultural do logradouro, que tanto a inspirava.
 
AP2 - 450 minutos de bossa-nova em Ipanema - 31004 votos

O festival de bossa nova, em Ipanema, foi sugerido por três pessoas diferentes: os músicos Paulo Rego e Leonardo Fuks e a estudante universitária Beatriz Buccolo. Esta é uma paulista apaixonada pelo Rio de Janeiro que, ao ficar sabendo da consulta pública, resolveu se "intrometer" na festa dos cariocas que é também um pouco de cada brasileiro.

AP3 - Reforma da pista de skate no Irajá - 14981 votos

Em frente à Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, a pista é ponto de encontro dos praticantes de esportes radicais há mais de uma década e já apresenta sinais de uso que inviabilizam a prática. Na reta final da votação, os skatistas comandados pelo empreendedor social Charles Silva, do Coletivo Briza, se mobilizaram. A sugestão protagonizou a disputa mais emocionante da consulta pública, disputando voto a voto a preferência do público da Zona Norte.

AP4 - Arborização da Estrada de Três Rios - 14594 votos

A ausência de sombras na Estrada de Três Rios, em Jacarepaguá, é um grande incômodo da professora de ciência Alice Giannini e de outros frequentadores do Bosque da Freguesia, que foram os grandes apoiadores da iniciativa. Daí a sugestão para a rearborização. Os moradores já estão se mobilizando para escolher suas espécies preferidas.

AP5 - Pintura de fachadas e de muros da Zona Oeste - 3910 votos

Aluno dos cursos oferecidos pela Nave do Conhecimento, o aposentado José Luís Pereira Silva foi encorajado a sugerir uma ideia no portal rio450anos.com.br como um exercício da aula de informática. Incomodado com a poluição visual gerada pelos imóveis descascando ou necessitando de pintura, José Luís não pensou duas vezes e pediu a realização de um mutirão para solucionar a questão.

Todo o Rio - Exposição dos artefatos históricos da população - 871 votos

O analista de sistemas Rafael Rissuti organizou o aniversário da Igreja de Santa Cecília e convidou os fiéis a tirarem de dentro do baú fotos e objetos que contassem a história da paróquia em Brás de Pina. O resultado foi transformado numa exposição que agora ele deseja estender para toda a cidade, convidando os cariocas a pesquisarem seus acervos de família.
 
A festa só está começando!
 
Fonte: Prefeitura do Rio

Um comentário:

  1. Vinicius achei a marca para trabalhar com outros desenhos espetacular, mas ela sozinha fica ruim, mas mesmo assim é algo novo e interessante que foge a regra.

    Fátima Rezende

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!