quinta-feira, 15 de maio de 2014

SÉRIE BANDEIRAS DA COPA: ALEMANHA

Atual Bandeira Alemã
Hoje iremos contar um pouco da história da décima nona bandeira dos trinta e dois países que vão disputar a Copa do mundo de futebol, aqui no Brasil este ano. estes são os 32 países (Africa do Sul, México, Uruguai, França, Argentina, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia, Inglaterra, Estados Unidos, Argélia, Eslovênia, Alemanha, Austrália, Gana, Sérvia, Holanda, Dinamarca, Japão, Camarões, Itália, Paraguai, Nova Zelândia, Eslováquia, Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim, Suíça, Portugal, Espanha, Honduras e Chile).
Já retratamos um pouco das histórias das bandeiras do Brasil, Argentina, Rússia, Inglaterra, Chile, Camarões, México, Uruguai, Itália, Costa do Marfim, África do Sul, França, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia. Agora iremos retratar um pouquinho da história da bandeira da Alemanha.
Bandeira Federal da Alemanha

A seleção da Alemanha, chega como uma das favoritas a estragar a festa brasileira, nesta Copa do Mundo. A Alemanha tem uma história muito rica da sua bandeira nacional. A bandeira é uma tricolor consistindo em três bandas horizontais iguais mostrando as cores nacionais da preto, vermelho e dourado. esta bandeira surgiu pela primeira vez no começo do século XIX. O Parlamento de Frankfurt propôs a tricolor como bandeira nacional, representando um estado germânico unido e democrático.

Bandeira de Guerra
Após a segunda guerra mundial esta bandeira foi adotada por ambos os lados, Oriental e Ocidental, que ficaram idênticas até 1959, quando os símbolos socialistas da RDA foram adicionados à bandeira da Alemanha Oriental. A partir de 1990, quando da reunificação das Alemanhas, a tricolor com as cores preto, vermelho e dourada, passou a ser a bandeira da Alemanha.
Bandeira de Guerra - 1903/1919
Em 1866, a Confederação da Alemanha do Norte, dominada pela Prússia adotou uma tricolor Preta, branca e vermelha, que mais tarde virou a bandeira do império Alemão, que foi usada até m1918. O preto, branco e Vermelho voltaram em 1933, com o estabelecimento da Alemanha Nazista.
Bandeira de Guerra em 1848/1867
Os esquemas de cores preta-vermelha-dourada e preta-branca-vermelha, tiveram um papel importante na história da Alemanha e tiveram vários significados. As cores da atual bandeira estão associadas com a democracia republicana formada após a Segunda Guerra Mundial, e representa a unidade e liberdade alemã. Durante a República de Weimar, as cores preta-vermelha-dourada eram as cores dos partidos políticos democratas, centristas e republicanos, formados por membros do SPD, Partido do Centro Alemão e Partido Democrático Alemão para defender a república contra extremismos à esquerda e à direita, para ensinar a população a respeitar a nova república, e honrar a sua bandeira e a sua constituição
Bandeira de Guerra Imperial - 1903/1918
A luta entre monarquistas e republicanos por qual bandeira se deveria usar durou vários anos, até que em 1926 se permitiu o uso da bandeira imperial em delegações estrangeiras. Em 1933, após assumir o controle do país, o Partido Nazista, junto com seu Führer, Adolf Hitler, suprimiu a bandeira republicana e instaurou a bandeira imperial, que foi substituída em 15 de Setembro de 1935 pela Bandeira Nazista, que incluía uma suástica preta, em um disco branco sobre um fundo vermelho. Em 1945 o regime nazista foi derrotado na Segunda Guerra Mundial, pelas forças aliadas, a Alemanha Nazista foi desmantelada, e o uso de símbolos nacionais foi vetado, principalmente símbolos nazistas.
Bandeira de Guerra - 1935/1945
A diferença entre a bandeira civil e a bandeira federal, é que a bandeira federal leva ao centro um falcão negro num fundo dourado semelhante ao Brasão da Alemanha, mas não idêntico. É usada somente por autoridades federais.

Um comentário:

  1. Quando o time dele perde, ele fale de tudo menos do Botafoguinho..kkkkkkkkkkk ão, ão ão, Segunda Divisão

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!