sexta-feira, 2 de maio de 2014

SÉRIE BANDEIRAS DA COPA: ESLOVÊNIA

Hoje iremos contar um pouco da história da décima oitava bandeira dos trinta e dois países que vão disputar a Copa do mundo de futebol, aqui no Brasil este ano. estes são os 32 países (Africa do Sul, México, Uruguai, França, Argentina, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia, Inglaterra, Estados Unidos, Argélia, Eslovênia, Alemanha, Austrália, Gana, Sérvia, Holanda, Dinamarca, Japão, Camarões, Itália, Paraguai, Nova Zelândia, Eslováquia, Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim, Suíça, Portugal, Espanha, Honduras e Chile).
 
 Já retratamos um pouco das histórias das bandeiras do Brasil, Argentina, Rússia, Inglaterra, Chile, Camarões, México, Uruguai, Itália, Costa do Marfim, África do Sul, França, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia, Estados Unidos e Argélia. Agora iremos retratar um pouquinho da história da bandeira da Eslovênia.
Bandeira desde 1991
 
A bandeira nacional da Eslovênia possui três faixas horizontais iguais de branco (topo), azul e vermelho, com o brasão de armas esloveno localizado na parte superior do retângulo do lado da tralha centrado entre as faixas branca e azul. O brasão de armas é um escudo com a imagem do Monte Triglav, o pico mais alto da Eslovénia, em branco contra o fundo azul no centro; sob ele são duas linhas onduladas em azul representando o Mar Adriático e os rios locais, que são três e acima deles, três estrelas douradas de seis pontas, dispostas num triângulo invertido, que são retirados do brasão de armas dos Condes de Celje, a grande casa dinástica eslovena falecida.
Bandeira Socialista da Eslovênia - 1944/1991
A bandeira eslovena foi oficialmente adotada em 27 de junho de 1991, após a controversa disputa sobre o brasão de armas da nova república. A atual bandeiras tricolor foi criada mais atrás, exatamente em 1848, durante a Primavera das nações, onde um grupo de estudantes de Ljubljana tomou as cores do brasão de armas carnoliano, organizando-os de tal forma como a bandeira nacional da Rússia. Ela foi pela primeira vez exposta em 7 de Abril de 1848 num prédio nas proximidades da Praça Prešeren em Ljubljana.

5 comentários:

  1. Carlos Eduardo - Itaú2 de maio de 2014 às 07:02

    Muito legal esta idéia ...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Vinicius, muito bacanas esses posts sobre as bandeiras da Copa. As que bandeiras mais bonitas pra mim são as da Itália e da Hungria. rs

    ResponderExcluir
  4. Com relação às previsões da próxima rodada: CR Coiso vai perder e Fogão e Flu vão vencer. Pelo menos eu torço muito pra isso.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!