segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

72 ANOS DE UMA GRANDE PAIXÃO!

Neste dia, o Botafogo FR, completa 72 anos. Em 08 de dezembro de 1942, o Botafogo Futebol Club (Futebol) e o Club de Regatas Botafogo (Remo) se uniram e criaram o Botafogo de Futebol e Regatas.

Bem no início dos anos 40, existiam dois rivais no bairro de Botafogo, que abrigavam o seu nome, um com foco no futebol e outro com foco no remo, mas foi o basquete que foi o protagonista da decisão da união dos dois clubes.
Os três escudos

No dia 12 de junho de 1942, o atleta de basquete, Armando Albano, do Botafogo FC, faleceu em plena quadra num jogo contra o CR Botafogo. Armando chegou atrasado para o jogo e só iria entrar no segundo tempo, quando fazia o aquecimento em quadra, no intervalo da partida, abaixou-se para pegar a bola, caiu na quadra e não levantou mais.
Camisa do Armando Albano

O Botafogo de Regatas abdicou do direito de continuar a partida, para dedicar a vitória ao atleta falecido e assim o placar ficou 23 a 21 para o Botafogo FC. A tragédia foi o impulso para a fusão entre os dois clubes. O Presidente do Club de Regatas Botafogo, Augusto Schmidt, disse que não havia mais como os dois Botafogos não serem mais um só e o Botafogo Futebol Club também concordou. A camisa que o Armando usava no momento da tragédia, está em poder do Botafogo, doada pela família.
Escudos do Remo e do Futebol

A fusão foi oficializada seis meses depois da tragédia, exatamente no dia 08 de dezembro de 1942. Houve uma mistura geral dos dois clubes. O escudo ficou com o contorno do Botafogo FC e com a estrela solitária do CR Botafogo. As cores alvinegras foram mantidas, afinal eram comum aos dois botafogos. A camisa ficou com as listras do Botafogo FC

Muita gente pensa que a estrela solitária veio do futebol, na verdade ela veio do remo e foi incorporada ao escudo atual na época da fusão. Foi considerado pela FIFA o escudo mais bonito do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!