terça-feira, 2 de dezembro de 2014

BOTAFOGO: ONDE TUDO COMEÇOU

Bebeto de Freitas, no final da sua gestão, vinha desgastado internamente e com a torcida, com alguns salários atrasados, apesar do clube ver sua dívida diminuir. Bebeto não quis fazer seu sucessor natural, Marcos Portela, que era o vice-presidente à época. Foi neste vácuo de poder que apareceu o Sr. Maurício Assumpção - volto a dizer, não é meu parente - levado para o clube por Carlos Augusto Montenegro, dizendo que teria uma carta de garantia de investimento de R$ 200 milhões nos próximos anos através de um grupo de alvinegros. 
 
O GOLPE ELEITORAL DE 2008 QUE ELEGEU MAURÍCIO ASSUMPÇÃO.
 
A chapa estava montada, mas Montenegro percebeu que o Movimento Carlito Rocha tinha um grande número de Conselheiros e, então, resolveu mudar a história e inventar para o MCR que o Maurício era um "aventureiro" e que seria necessário abrir um novo prazo eleitoral para o Portela ser o candidato de unidade. Então, cinquenta e seis assinaturas de renúncias foram protocoladas na Comissão Eleitoral. Ao invés de reabrir o processo eleitoral e permitir a inscrição de outra chapa, as fichas foram substituídas e a chapa foi mantida. Maurício se tornou presidente do Botafogo com chapa única e o Antônio Carlos Mantuano ficou como seu Vice-Presidente. Por isto, não é verdadeira a versão que ninguém queria ser presidente àquela época: Marcos Portela queria!
 
Vale a pena ressaltar que as entregas das renúncias tinham sido combinadas na porta do clube, com a minha presença e de Marcos Portela, Montenegro, Bebeto de Freitas, Eduardo Rosauro (membro da junta eleitoral) e o Arnaldo (presidente da junta eleitoral). Mas, a junta decidiu pelas trocas das fichas por 2x1, com o voto de desempate do Benemérito Paulo Serra feito por telefone, totalmente ilegal e imoral, ainda mais que o presidente da junta tinha o direito do desempate e ele votou pela reabertura dos prazos!
 
O MCR NÃO PARTICIPOU DE NENHUMA DECISÃO ESTRATÉGICA DAS DUAS GESTÕES DO MAURÍCIO ASSUMPÇÃO.
 
Mesmo com toda esta ilegalidade, o MCR decidiu não entrar na justiça para não paralisar o Botafogo. Hoje, vemos que o mal foi maior! Assim, o Movimento Carlito Rocha ficou fora do Conselho, defendendo naquelas eleições a abstenção. Maurício Assumpção assumiu o clube com pouco mais de 300 sócios comparecendo ao pleito. Não podia dar certo mesmo! Na segunda gestão do Maurício participamos apenas do Conselho de forma independente, e não da sua gestão! O trágico momento atual foi resultado de uma visão equivocada de considerar que o Botafogo tem “donos”, acreditando que vale qualquer qualquer manobra para manter o "status quo".
 
É PRECISO DEMOCRATIZAR E OXIGENAR A POLÍTICA INTERNA DO CLUBE.
 
Agora, o Benemérito Carlos Eduardo assume o clube, que apoiou o primeiro mandato de Maurício Assumpção, passando a fazer oposição ferrenha no segundo. Torço para que Carlos Eduardo possa fazer uma grande gestão e tirar o Botafogo deste atoleiro em que foi jogado de maneira irresponsável. Estarei a postos para ajudar o clube, como sempre fiz. Mas, precisamos abrir o Botafogo e oxigenar sua política interna. Na nossa visão, só com a participação da torcida o clube terá chances de se recuperar. Será preciso implantar um Programa Sócio Torcedor impactante, de forma inteligente e que dê ao torcedor, entre outras possibilidades, o direito de votar para presidente. Isto é fundamental e iremos cobrar da nova gestão uma ação imediata sobre este assunto. Um universo tão restrito de alvinegros não pode decidir os destinos da paixão de milhões!
 
PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO É FUNDAMENTAL PARA O FORTALECIMENTO DO CLUBE.
 
A implementação de uma gestão totalmente profissional é necessária e urgente para se evitar novos desmandos. Defendo que Carlos Eduardo e sua direção tenha remuneração e possa se dedicar 24 horas por dia ao Botafogo.  Porém, será necessário que a atual direção abra a "caixa preta" e divulgue os desmandos, iniciando imediatamente um processo administrativo através do Conselho Deliberativo e depois, judicialmente se for o caso, contra o ex-presidente. Se houve desvios, como todos falam dentro do clube, teremos que ir a fundo e recuperar o que foi tirado do clube. Os alvinegros precisam saber a real situação do clube, ou a atual direção poderá ser colocada em xeque e acusada por desmandos que não são da sua gestão.
 
Esta é a verdadeira e única história da chegada de Maurício Assumpção que conheci em 2009. Algumas pessoas deveriam pedir desculpas à nossa torcida, que se encontra profundamente humilhada por causa de tantas vaidades e picuinhas internas. 
 
O RETORNO SÓ COM A TORCIDA AO LADO.
 
Sei que não será fácil o retorno à serie A do futebol brasileiro, mas não podemos correr tal risco! Portanto, precisaremos de um trabalho inteligente e inovador, com uma mudança de mentalidade em todo o clube e muito conhecimento no mundo do futebol para buscar um elenco comprometido e capaz de levar de volta o Botafogo ao seu verdadeiro lugar, apesar de todas as dificuldades financeiras que se avizinham. 
 
Voltaremos mais fortes e organizados, evitando que novos aventureiros apareçam. Mas a torcida será peça fundamental neste processo! A atual diretoria terá que ganhar mentes e corações alvinegros para trazer nossos apaixonados torcedores para este processo de ressurgimento do Botafogo como potência esportiva.
 

Neste momento triste e amargurado, desejo do fundo do meu coração, muita boa sorte ao novo presidente e à sua gestão! Estaremos vigilantes!

Botafogo: Sua Torcida é uma Fortaleza e Jamais se Renderá!

Um comentário:

  1. Realmente Vinicius o Botafogo tem que ser todo repensado ou vamos acabar!

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!