quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O DESEMPREGO NO BRASIL E NO MUNDO

Para aqueles que gostam de achar que o Brasil é o pior país do mundo, resolvemos fazer uma comparação, que a grande mídia brasileira não faz, entre as Taxas de Desemprego nos principais países do mundo.

No Brasil, o IBGE acabou de anunciar a taxa de desemprego no terceiro trimestre de 2014, que ficou em 6,8% e teve uma pequena queda em relação ao mesmo período do ano passado, que foi de 6,9%. Em relação ao mês anterior ela ficou estável.

A maior prova que a economia brasileira ainda continua com força é a comparação com a grave crise mundial, que desemprega milhões e aumenta a miséria em diversos países, principalmente na Europa.

Na Espanha a Taxa de desemprego chegou a 25,93% no terceiro trimestre de 2014. A taxa de desemprego nos jovens com menos de 25 anos é alarmante, chega a 55,5% de desempregados.

Na Grécia a Taxa de desemprego ficou acima de 27% no último trimestre. A Grécia tem o maior desemprego da Europa, que tem 12,2% em média de desempregados na zona do euro. Na população até 24 anos a situação é bem pior, a taxa de desemprego chega a 58,3%.

Na França a Taxa de Desempregados chegou a 10,4% da população economicamente ativa. Entre os jovens o desemprego atingiu a 24,3%, o mais grave que os últimos números apresentam uma tendência de alta no país.

Em Portugal a taxa de desemprego também é alta, no terceiro trimestre deste ano a taxa ficou em 13,1% da população economicamente ativa.

Na Itália a situação não é diferente e apresenta uma alta taxa de desempregados, que ficou no último trimestre em 13,2%. Esta taxa é a maior da história e entre os jovens a situação é alarmante, onde a o desemprego chega a 43,3%.

Na Alemanha a situação é bem melhor, a Taxa de Desemprego vem se mantendo estável em 4,9% da população economicamente ativa e entre os jovens até 24 anos, sobe para 7,7%.

Na Turquia a Taxa de Desemprego ficou em 10,1% e entre os jovens até 24 anos em 19%.

Na Holanda a Taxa de desemprego ficou estável em 8% na população economicamente ativa e entre os jovens até 24 anos, a taxa ficou 9,7% e vem numa tendência de queda. Em Abril esta taxa chegou a 11,5%.

No Reino Unido a taxa de desocupados ficou em 6% e vem apresentando um queda. No final de Março ela apresentava um índice de 6,8%. Entre os jovens chega a 15,6% a taxa de desemprego.

Fora da zona do Euro, alguns países apresentam dificuldades e outros conseguem se manter estabilizados diante da crise mundial. 

Nos Estados Unidos a taxa de desempregados chegou 5,80% e entre os jovens chegou a 12,7%.

A taxa de desempregados no Japão, que tem historicamente um desemprego muito baixo, ficou em 3,5%, para ser ter uma ideia, em janeiro de 2014 a taxa estava em 4% da população economicamente ativa. Entre os jovens até 24 anos ela dobra e vai para 7,2%.

Aqui na América do Sul podemos pontuar alguns países importantes como a Argentina, que tem uma taxa de desemprego em 7,5%.

A Colombia apesar de apresentar uma tendência de queda, tem ainda uma taxa de desempregados preocupante, hoje está em 7,9%.

O Paraguai tem a mesma taxa de desempregados da Colômbia, em 7,9%.

Venezuela tem a taxa de desemprego em 7% da sua população economicamente ativa. No ano de 2014 o país conseguiu se manter estável com as taxas de desempregados.

O Uruguai tem hoje a taxa de desempregados no país em 6,7% da sua população.

Cada país tem a sua metodologia de aferição dos dados, mas de uma forma geral conseguimos ter uma visualização do processo mundial e que ainda não superamos a crise internacional e conseguimos exergar que a crise preocupa a economia brasileira, mas o governo brasileiro soube usar durante os dois últimos anos, principalmente, das armas para impedir maiores reflexos internos.



Um comentário:

  1. O mundo empobreceu nos últimos anos por causa da grave crise financeira e o aumento do desemprego, mas o Brasil foi no inverso e incluiu milhões de brasileiros. A arrogância, a prepotência e principalmente o preconceito das elites e da classe média alta, não fazem eles enxergarem isto. Não sou petista, mas acho que o PT foi muito melhor para o Brasil que os outros. Até na questão da corrupção hoje se investiga coisa que antes não fazia, se tem ladrão bota na cadeia! Viram agora o caso do Maluf e ele ainda está solto gente!

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!