terça-feira, 30 de dezembro de 2014

BOTAFOGO: ADEUS 2014!

Que ano! Esta é a frase que boa parte dos alvinegros usam para definir o ano de 2014. Com certeza foi um dos mais tenebrosos da história gloriosa do Botafogo FR e digo o tempo todo, o que estamos passando é fruto de uma visão amadora e de um grupo dirigente, que não teve a capacidade de enxergar o caminho que estavam levando o clube.

Um modelo de gestão que não tem uma visão profissional e dá ao presidente todos os poderes, ele não dirige o clube, passa ser dono quando assume a presidência. Os mecanismos de controles são totalmente falhos, feitos para não funcionarem e não "atrapalharem" a autoridade presidencial. Ninguém quer ou queria mudar este modelo, porque se acham verdadeiramente donos de um clube que tem milhões de apaixonados pelo mundo a fora. 

Hoje, o Botafogo é o clube mais fechado entre os doze maiores do Brasil. Nas últimas eleições, apenas 1.200 associados votaram e o Carlos Eduardo - presidente eleito - venceu o pleito com apenas 440 votantes, já que foram quatro chapas participantes.
Torcida do Botafogo na Libertadores: Um Show!
O Botafogo precisa ter uma gestão profissional, que suas finanças e administração sejam tratadas como uma empresa. Sua democracia precisa ser ampliada e sua torcida ter o direito de escolher, pelo menos, os seus destinos. Hoje o Botafogo é um clube de milhões e para poucos.

Vamos continuar na nossa trajetória de exigir a abertura democrática do clube, com uma gestão totalmente profissionalizada, inclusive com salários para seus dirigentes, afinal o Botafogo precisa neste momento de dirigentes que possam se dedicar 24 horas por dia ao clube e não colocar "prepostos" para acompanhar e tomar decisões. Inclusive, que o atual presidente precisa ser profissionalizado, este debate o Conselho Deliberativo precisa enfrentar.
A derrota para o Union Espanhola em pleno Maracanã
Começamos o ano cheios de esperanças na Libertadores e com a torcida dando um show nas arquibancadas, com a maior média de público da competição na primeira fase. Mas com uma equipe fragilizada e dirigida por um amador, deixamos escapar entre os dedos a classificação e ainda terminamos na lanterna do grupo. Fizemos a pior campanha do Campeonato Estadual da nossa história, ficamos em nono lugar. Depois veio uma eliminação na Copa do Brasil, com direito a goleada e por fim, o rebaixamento a Série B, com uma campanha pífia. Não bastasse os resultados em campo, fora dele foi um verdadeiro desastre e vamos pagar esta conta por alguns anos, fruto de uma modelo de gestão que permite um presidente, como o Maurício Assumpção, fazer o que fez.

Todas as denúncias precisam ser apuradas e seus responsáveis punidos, mas olhando para frente, com a visão da reconstrução de um novo clube, onde a democracia possa fluir e a implantação de uma gestão profissional, possa nos recolocar nos caminhos das Glórias e Conquistas! 

Feliz 2015 Botafogo!

5 comentários:

  1. O Botafogo - considerando os dois clubes que se fundiram em 1942 - tem uma história de 120 anos, pois o Clube de Regatas foi criado em 1894. Assim considerado não posso afirmar - com convicção - de que o time de futebol profissional de 2014 foi o pior de toda sua história. Entretanto, chegou perto, se é que não foi mesmo o mais ridículo nos 120 anos do BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS.

    ResponderExcluir
  2. O time ridículo, patético, de 2014 é fruto da graça do protético - aquele especialista em restaurações fundidas - que restaurou o "fundido" time à segunda divisão. E nenhuma investigação sobre o crime de lesa pátria da diretoria passada foi anunciada até agora. A começar da maracutaia do Engenhão, que de hora pra outra teve anunciada que a cobertura do estádio estava com iminente queda aos ventos de 63 km por hora. Patético! O anúncio foi sucedido por diversos desmentidos dos engenheiros responsáveis e de outros técnicos consultados, tudo "pra inglês ver" e ficar por isso mesmo. Até que se descobriu o acordo subalterno para viabilizar o tal do "novo Maracanã", que lançou preços estratosféricos para os clubes do Rio. Inviabilizado o Engenhão a recusa de Flamengo e Fluminense pelas propostas do Maracanã retornaram à pauta de negociação. Para os de pouca (ou nenhuma) memória houve no Rio de Janeiro ventos de 110 km por hora, pouco mais de um mês após o fatídico anúncio, e a tal cobertura condenada do Engenhão nem se mexeu. Começava o protético a enterrar o time e o clube ali, na cara dos conselheiros deliberativos pré-amadores que se mostraram verdadeiras baratas tontas.

    ResponderExcluir
  3. O novo presidente chegou com muito discurso e pouca ação. Não demorou muito para se perceber que novo engodo se aproximou da direção do clube. Duas entrevistas concedidas aos canais ESPN e FOX Sports na semana finda mostraram o novo presidente como aprendiz de "Rolando Lero": fala e fala e fala e não diz nada. Podem conferir. Não sai nada além de um discurso moldado para o bom-mocismo sem nenhum preparo para a direção de um clube da envergadura e da história do Botafogo.
    Iniciou perdendo tempo e jogadores, que sem uma posição firme da direção que se instalava foi saindo pelas frestas e duas promessas originadas na base do Botafogo foram embora sem nenhum retorno ao clube: Gabriel e Daniel. E mais discurso de que os jogadores foram "ingratos".Karaka! é muita cara de pau.
    E não tardou um mês e o profeta da nova direção já pediu o boné: Lá se foi o Carlos Alberto Torres (a resposta da direção ao anúncio do Capitão do Tri foi mais uma façanha de um dirigente "Rolando Lero".
    E um vice já anunciou que a renovação de Jefferson só no ano que vem, pois não tem proposta e nem como quitar uma dívida de mais de dois milhões de reais com o goleiro titular da seleção brasileira. Um festival de bobagens se engrena nos atos da direção do Botafogo. Vai mal a coisa!

    ResponderExcluir
  4. E não vale a defesa de quem queira se apressar a dar alguma crédito a essa nova direção pela tal "negociação" pela volta do Ato Trabalhista. Tudo não passou de um conjunto de propostas e de promessas de pagamento no futuro, que vai começar a partir de janeiro de 2015, na base da conversa mole de uma nova direção que vai agir diferente. De boa intenção e de almas devotas o inferno está cheio - está expulsando alguns canalhas para renovar o quadro interno de pilantras e verborrágicos.
    O patrocínio dos uniformes foi "prorrogado" por seis meses... o patrocínio do ocupante da camisa ficou menor do que antes... não há nada além de especulações sobre o time do ano que vem... o técnico e a comissão técnica vão ter que fazer milagres mensais com esse elenco medíocre....
    E pra bagunçar mais ainda vem o anúncio: "... o Programa de sócio-torcedor, 'Sou Botafogo', informa que todas as renovações realizadas de forma automática pelo sistema (...) serão canceladas ... e (a diretoria) pede a compreensão por eventuais transtornos e reforça que o 'Sou Botafogo' será fundamental (na) reconstrução do clube.".
    Se no próprio comunicado a diretoria já reconhece que haverá transtornos é porque a medida foi mal elaborada e agride direitos. Basta entender que o tal sistema compreendia renovação automática, ou seja, uma parte fundamental de um contrato entre o clube e o sócio torcedor, que agora não será respeitado. Ora Bolas, quer mudar as regras? Que as mude para além dos direitos contratuais previstos. Ao cancelar um movimento natural, automático, está-se rasgando cláusulas contratuais que poderão levar o clube a ressarcir direitos ofendidos. Diretoria "A - MA - DO - RA", conforme já apontou o Vinicius Assumpção. Desse jeito vai mal a coisa......

    ResponderExcluir
  5. Sei não, Vinicius Assumpção! Acho que o "Adeus, 2014!" até passou da hora, pois o ano do Botafogo já havia acabado muitos meses antes. Acho que o 2015 é que não está mostrando que vai ser diferente. Com essa direção pândega, vulgar, o Botafogo não terá história diferente no próximo ano. Espero estar enganado. Os ventos que sopram mostram tempestades horripilantes. No meu desespero de torcedor sofredor e já bastante abusado pelas sucessivas direções criminosas que assaltam o Botafogo há décadas eu prevejo um ano de mais fracassos, com a permanência na série "B" em 2016, e torcendo muito para não repetir o Fluminense, que bateu até na série "C" em situação assemelhada à que vive agora o Botafogo. Nunca foi necessário um time ser campeão sempre para nós mantermos nossa paixão pela Estrela mais linda do mundo. Um time decente, que nos dê algumas alegrias já seria o suficiente, e uma gestão do clube que não nos envergonhe mais. Nunca é demais lembrar que a direção anterior do protético de restaurações pegou o clube com uma dívida na casa dos 200 milhões (eram as notícias da época) e entregou o bastão com uma dívida três vezes maior, superior a 750 milhões de reais, e sem nenhuma conquista relevante que mostrasse onde foram gastos tantos milhões. Não é demais lembrar que o protético das restaurações cometeu o mais grave crime sob nossa ótica, a de tentar enganar um tribunal trabalhista transferindo dinheiro para outro registro de CNPJ, uma vergonha monumental, da qual todos deveríamos nos afastar e protestar até a última investigação dessa atitude leviana e cruel contra as tradições do Botafogo.
    Se a atual direção não passar a limpo o que houve no Botafogo nos últimos anos não se afastará do lodaçal ao qual o clube foi afundado. Para ter auxílio da torcida e dos sócios é preciso entender que TRANSPARÊNCIA é a única ferramenta que a diretoria poderá usar à vontade. Qualquer outra vai ficar a "ver navios" desde a famosa enseada de Botafogo. Nada mais.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!