segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

BAIRROS DO RIO: BAIRRO DE FÁTIMA

Estamos contando um pouco das histórias e curiosidades dos principais bairros da Cidade Maravilhosa de São Sebastião no ano dos seus 450 anos. Já contamos um pouco da história dos bairros da Lapa e de Copacabana e hoje estaremos contando um pouco das histórias e curiosidades do tradicional Bairro de Fátima. 

Este foi um pedido do meu amigo Jailton. Você quer ver um pouco da história do seu bairro aqui mande um email para: vinicius_assumpcao@yahoo.com.br.

O Bairro de Fátima foi criado em 1935 por portugueses que fugiam do regime ditatorial de Salazar e com a localização central na cidade, o bairro ainda abrigou imigrantes italianos e espanhois. O primeira estabelecimento comercial foi o "Bar e Restaurante Fátima" fundado em 1948. O comércio local também foi marcado pela presença de uma pizzaria que fez história por mais de quarenta anos: a Gruta de Fátima, fundada por uma família de italianos que vivia em Santa Teresa.

Em 1951, no bojo das celebrações em homenagem à padroeira da região, inaugurou-se o Nicho Paroquial de Nossa senhora de Fátima, localizado na Praça Presidente Aguirre Cerda, ao lado da atual Escola Municipal Guatemala. Carinhosamente conhecido pela população local como Santinha, o Nicho Paroquial tem uma história peculiar: foi uma iniciativa da Comissão Pró-Melhoramentos do Bairro de Fátima, presidida na época, por Raimundo Rodrigues, com o apoio do Cardeal Jaime de Barros Câmara e pela então Prefeitura do Distrito Federal e constituiu-se ao longo do tempo numa referência do bairro. Participavam ainda da Comissão, na qualidade de administradores, o General Ângelo Mendes de Moraes; o doutor João Carlos Vidal; o Coronel Dulcídio do Espírito Santo Cardoso e o Embaixador Francisco Negrão de Lima, além do doutor José Joaquim Sá Freire Alvim.

Com uma série de mudanças feitas nesta região da cidade, o Bairro de Fátima, que tem hoje mais de 4.000 habitantes, vem sofrendo uma grande valorização, com a procura por moradia, por causa da proximidade física com o centro financeiro da cidade do Rio de Janeiro, além de ser uma região tranquila, que guarda ares de cidade do interior. Apesar de não ser um bairro oficialmente, mas toda a população já faz o seu reconhecimento, que tem como limitações a Praça 11 de julho, a Lapa e pelo bairro de Santa Teresa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!