segunda-feira, 4 de maio de 2015

A SUPERSTIÇÃO DOS NÚMEROS

A superstição em alguns casos chegam a mudar a vida das pessoas e a cada região do planeta temos uma diferente. Mas a supertição dos números, sempre tem uma história por trás de cada um deles. Para a maioria das pessoas o número 13 é considerado tanto de sorte ou de azar. Para mim é número que trás muita sorte!

Outros números são evitados pelo mundo em diversos países, devido a superstições, pronúncia e até mesmo por relações com eventos catastróficos. Abaixo listamos alguns deles.
Placa com número 39, carro desvalorizado
No Afeganistão, principalmente na capital, Cabul, a crença popular é que o número 39 é preferido por agenciadores de prostitutas ou que derive de uma antiga forma de cálculo, chamada abjad. O número 39 é evitado em placas de carros, em endereços de casas, chegando valer a metade do preço por conter este número. Até as pessoas que tem 39 anos, dizem que tem 40 anos. A verdade é que ninguem consegue explicar a origem desta rejeição ao número 39.
Várias coincidências com o número 11
Os norte-americanos nunca vão esquecer o dia 11 de setembro de 2001, quando dois aviões bateram no World Trade Center, que formava o número 11. O dia 11 de setembro foi o dia 245 do ano 2001, logo 2+5+4=11. O primeiro avião que se chocou contra as torres foi o voo 11, que tinha 11 tripulntes e 92 passageiros, logo 9+2=11. Os locais New York City e Afeganistão possuem 11 letras cada. Isto tudo levou o povo americano a uma rejeição ao número 11.
Sem voo de número 17
Na Itália, o número 17 é considerado de azar. Simboliza a morte, porque escrito em algarismo romano "XVII" pode ser reorganizado e formar a palavra "vixi". que significa "eu vivi". O termo "vixi" é usado muito nas tumbas romana

s. O número 17 é relacionado com o começo do grande dilúvio, descrito na Bíblia, que começou no dia 17 de fevereiro. A crença baseada na la smorfia, um sistema numérico utilizado na interpretação dos sonhos, no qual 17 significa a infelicidade.


Alguns hotéis não usam o quarto com número 17 e até a empresa de aviação italiana, Alitália não tem nenhum voo 17. Lá não é a sexta-feira 13 e sim sexta-feira 17, como o dia do azar.
Número 250 é uma ofensa
O número 250 é considerado uma ofensa pelo chineses. Em mandarim, ele é pronunciado "er bai wu", que significa imbecil.   Isto vem dos tempos das dinastias chinesas, que naquela época, as moedas de cobre eram utilizadas na contagem de 1 mil moedas, esta era a medida padrão. Portanto, o número 500 era considerado inferior, e o número 250, algo severamente inferior. 

Um comentário:

  1. No Rio de Janeiro, uma certa torcida de um certo clube de futebol tem ojeriza pelo número dois. É que o número dois é diretamente ligado à condição de vice. E vice, no Rio de Janeiro, significa nada.
    Neste 2015 a referida torcida transferiu o carimbo de número dois a outra torcida, se livrando de acumular mais um ano na condição de nada, quero dizer, de vice. A outra torcida que ficou com o número dois, a de vice, a de nada, gosta mesmo é do treze, número favorito do blogueiro e do comentarista que vos escreve.
    Aliás, deveria constar na lista de "A Superstição dos Números" o treze, ao menos para o público norte-americano se identificar com o texto. Afinal, sabe-se que na terra do tio Sam não há prédios com o andar 13. Do 12º pula-se para o 14º. É o que nos conta o texto da recente matéria neste endereço: (http://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2015/02/17/por-que-os-eua-continuam-construindo-predios-sem-o-13-andar.htm)

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!