segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

O BOTAFOGO É TRI-CAMPEÃO MUNDIAL


Muita polêmica cerca o debate sobre quem é o legítimo Campeão Mundial Interclubes, competição organizada pela FIFA. A competição passou a ser organizada pela FIFA no ano 2000 e só voltou a ser disputada em 2005, por falta de patrocinadores. Vejam abaixo a relação no site da FIFA de todos os Campeões Mundiais Interclubes. 


                                           
Campeões interclubes em 2000 e de 2005 até 2015, com ampla hegemonia dos europeus sobre as equipes da América do Sul. Estes são os campeões que a FIFA reconhece até o momento.

                               
Os flamenguistas reivindicam que o jogo patrocinado pela montadora de carros Toyota, a antiga Taça Toyota, era um campeonato mundial interclubes, mesmo não sendo patrocinado pela FIFA. Esta competição era um jogo entre o campeão europeu e o campeão sulamericano. Não havia o direito de nenhuma equipe de outro continente de participar.

Se os flamenguistas pedem a oficialização da FIFA do seu título, por que não oficializar disputas como a Pequena Taça do Mundo (Mundialito de Clubes)? Ou o Troféu Triangular de Caracas? O Torneio de Paris? Visto que ambas as competições estão nos mesmos padrões e precederam o Mundial Interclubes? Segue um pequeno trecho sobre estes torneios abaixo:

Esse torneio foi na época denominado de Copa do Mundo de Clubes por reunir as maiores equipes futebolísticas do planeta, tais como: 

-O Peñarol, campeão da Taça Libertadores da América, Campeão da Copa Intercontinental, Recopa dos Campeões Intercontinentais; 
-O Barcelona da Espanha, uma das maiores do mundo;
-O Botafogo já se consagrara mundialmente ao conquistar o Torneio Mundial Interclubes em Paris, foi ainda quatro vezes Campeão do Brasil ao conquistar três edições do Roberto Gomes Pedrosa e uma Taça Brasil, 5 vezes Campeão do Estadual do Rio de Janeiro 1957, o Bi em 1961/1962 e o outro Bi em 1967/1968, Bicampeão da Taça Guanabara 1967/1968 (que era um torneio independente até então), do Hexagonal de clubes em 1968, além de muitos outros títulos internacionais. 

O BOTAFOGO É TRI-CAMPEÃO MUNDIAL

A Equipe de Botafogo F.R é o maior vencedor da história da competição. A lendária equipe Alvinegra de Manga, Leônidas, Carlos Roberto, Gérson, Zequinha, Rogério, Roberto, Jairzinho e Paulo César venceu três edições da Copa do Mundo de Clubes: 1967/1968 e 1970, derrotando as principais potências da Europa, como o Barcelona em 1967, o Benfica de Eusébio, Coluna e Simões em 1968 e o Spartak Trnava da Tchecoslováquia em 1970. 

Além de na semi-final de 1967 ter eliminado o Peñarol de Spencer (O Maior artilheiro da história da Libertadores com mais de 50 gols), um ano antes o Peñarol sagrava-se Campeão da Libertadores da América, Campeão da Copa Intercontinental (Mundial de Clubes) e da Recopa Mundial. O Benfica de Portugal, eleita a melhor equipe da Europa nos anos 60 e principalmente no ano de 1968, venceu 2 ligas da Europa e foi eleito em 1968 ano que perdeu o título para o Botafogo, como a melhor equipe da Europa, tendo Eusébio recebido a Bola de Ouro prêmio concedido pela revista francesa France Footbol ao melhor jogador da Europa e também ao melhor marcador (artilheiro) da Europa.

Vejam abaixo a reprodução da matéria sobre a Pequena Copa do Mundo de 1967, no site wikipedia.

Foi a segunda edição do Troféu Triangular de Caracas também conhecido como Taça Círculo de Periodicos Esportivos[1] [2] foi um torneio internacional que reuniu, durante décadas, as maiores equipes do mundo, antecedendo competições como a chamada Taça Intercontinental e a Copa do Mundo de Clubes da FIFA.
Desse torneio participaram os maiores clubes do século XX, sobretudo os campeões europes e sulamericanos como: O Real Madrid, Barcelona, Peñarol, Benfica, Sporting, Porto, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio, vasco e Independiente.
À época, a FIFA não organizava torneios intercontinentais, tratando quase exclusivamente de Seleções. Dessa forma, o Torneio Internacional de Caracas (ou Pequena Copa do Mundo), assim como a Taça Intercontinental, não contam com reconhecimento oficial e tampouco pontuação no ranking histórico da FIFA.

OS JOGOS

O Torneio foi disputado em modo triangular (todos contra todos), sagrando-se o Botafogo campeão invicto, Barcelona vice-campeão e Peñarol terceiro e último colocado.

BARCELONA 1 x 0 PEÑAROL
Data: 26 / 01 / 1967
Local: Estádio Olímpico, Caracas
Árbitro: Ivan Barrios
Gol: Seminario, aos 34’ do 1° tempo
Barcelona: Sadurní, Benítez e Olivella; Eladio, Borrás e Muller; Rife, Endériz, Zaldúa, Fusté e Seminario (Pereda)
Peñarol: Taibo, Lezcano e Díaz; Méndez, Gonçalves e González; Abbadie (Bertochi), Cortés, Silva (Cabrera), Spencer e Joya
Obs: Muller e Spencer foram expulsos

PEÑAROL 0 x 0 BOTAFOGO
Data: 28 / 01 / 1967
Local: Estádio Olímpico (Caracas)
Árbitro: Angel Ortega
Peñarol: Taibo, Méndez, Lezcano, Díaz e González; Gonçalves e Cortez (Bertucci); Abbadie, Silva (Cabrera), Spencer e Joya (Barreto). Técnico: ?
Botafogo: Manga, Joel, Zé Carlos, Leônidas e Chiquinho Pastor; Afonsinho (Nei Conceição) e Gérson; Edinho (Sicupira), Roberto, Aírton Beleza (Rogério) e Paulo Cézar. Técnico: Admildo Chirol
Obs: Paulo Cézar teve um gol anulado aos 16’ do 1° tempo

BOTAFOGO 3 x 2 BARCELONA
Data: 31 / 01 / 1967
Local: Estádio Olímpico (Caracas)
Público: 25.000
Árbitro: Rodolfo Isaia
Gols: Aírton Beleza, aos 14’ (1° tempo); Gérson, aos 35’ e Paulo Cézar, aos 40’, Silva (2), aos 41’ e 44’ (este de pênalti)
Botafogo: Manga, Joel, Zé Carlos, Leônidas e Chiquinho Pastor; Afonsinho e Gérson; Edinho (Rogério), Roberto, Aírton Beleza (Sicupira) e Paulo Cézar. Técnico: Admildo Chirol
Barcelona: Reina, Benítez, Eladio, Müller e Olivella; Borrás e Fusté; Rife, Zaldúa (Pereda), Silva e Seminario (Zavalla). Técnico: Roque Olsen

VEJAM MAIS SOBRE A PEQUENA COPA DO MUNDO DE CLUBES (TROFÉU TRIANGULAR DE CARACAS)

Clique Aqui ou no link abaixo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Trof%C3%A9u_Triangular_de_Caracas

Troféu Triangular de CaracasTorneio de Caracas ou ainda Triangular de Caracas são nomes genéricos de 10 torneios disputados entre 1958 e 1981 entre clubes e seleções, principalmente de países de origem espanhola ou portuguesa. Este Torneio é considerado como parte da Pequena Taça do Mundo.
À época, a FIFA não organizava torneios intercontinentais, tratando quase exclusivamente de Seleções. Dessa forma, o Torneio Internacional de Caracas (ou Pequena Copa do Mundo), assim como a Taça Intercontinental, não contam com reconhecimento oficial e tampouco pontuação no ranking histórico da FIFA.
Já participaram nesses torneios grandes clubes como: Real MadridBarcelonaPeñarolBenficaSportingPortoBotafogoCruzeiroGrêmioVasco eIndepentiente. E seleções como: Seleção ArgentinaSeleção Soviética e Seleção Colombiana.
O grande campeão é o Botafogo, com 3 títulos.


70 comentários:

  1. Se er MSM Tri-Campeão pq a Diretoria não corre atrás disso?

    ResponderExcluir
  2. Vamos correr atrás o q e nosso por direito ai diretoria

    ResponderExcluir
  3. Vamos correr atrás o q e nosso por direito ai diretoria

    ResponderExcluir
  4. Para com isso .. não deem motivos para fazer chacota com o botafogo ..ja nao basta zuarem o palmeiras de falar q ganho o mundial em 51 .. agora vcs tao falando q o bofogo ganhou 3 .. para antes q caia na boca dos rivais ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que tem gente que não se dá ao trabalho de ler a matéria e ficam só na chamada. Esse 3 títulos carecem de reconhecimento da FIFA tanto quanto o do Flamengo de 81. Então só será chacota se a pessoa for preguiçosa por não ler a matéria, idiota ou iletrada mesmo.

      Excluir
    2. Vc mesmo que falou esse negócio do Botafogo essas coisas pq n fala sobre o flamerda seu mulambo do
      caralho

      Excluir
  5. se a entidade que vale é a fifa então esquece essa parada de mundial

    ResponderExcluir
  6. 3 Roberto Gomes Pedrosa??? Não repitam essa mentira pra que lá na frente nos esfreguem na cara que é invençao. Não existe esse registro em lugar algum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARA (SR. MK), OS REGISTROS EXISTEM SIM! O PROBLEMA É QUE DEMORAM A SEREM COMPUTADOS. A FIFA É CHEIA DE BUROCRACIA. ISSO IMPEDE DE VIABILIZAR (APONTAR ESSE OU AQUELE CLUBE COMO CAMPEÃO) SEJA LÁ DO QUE FOR. EXEMPLO CLÁSSICO: VOCÊ LEMBRA QUANTOS TÍTULOS O SANTOS TINHA (BRASILEIROS)???? TINHA SOMENTE 2. DE ONDE VIERAM ESSES 8 OI 9?????? ÓBVIO QUE JÁ ESTAVAM REGISTRADOS. . .MAS NÃO ERAM RECONHECIDOS!!!! SÓ FORAM RECONHECIDOS MUITO TEMPO DEPOIS, COMO O BOTAFOGO, FLUMINENSE. . . PALMEIRAS! BOTAFOGO TEM MAIS 2 TÍTULOS BRASILEIROS PARA SEREM RECONHECIDOS.

      Excluir
    2. Que dó dos chorões.

      Excluir
    3. essas bostas que só acreditam no que a rede BOBO de tv diz , ficam bostejando pela boca que são campeões do mundo , será que o que aconteceu antes não existiu? por que pra eles o futebol começou em 1981 , com a ajuda da mamãe grobo e CBF eles diminuem os outros clubes com a soberba de se autodenominar o maior do mundo kkk (mas não tem estádio ), até quando vai durar esse grande embuste ? , depois que a CBD/CBF assumiu o campeonato brasileiro eles foram campeões diversas vezes e sempre com reclamações e sempre com ajuda de alguém ou juiz ou CBF deixo aqui meus pêsames com muita pena desse povo manipulado, "O FUTEBOL BRASILEIRO NÃO COMEÇOU EM 1981".

      Excluir
    4. PURA VERDADE !!!

      Excluir
    5. Quais foram as 3 edições do Robertão ao qual o texto se refere?

      Excluir
    6. Eu acho que todos os títulos, inclusive os conquistados por rivais hehehe, devam ser considerados como pleiteiam, pois eram os melhores torneios a serem disputados na época. Falando apenas do futebol carioca, o Botafogo é tri mundial, o Vasco deve ser considerado bicampeão da Libertadores de 1948/1998, O Fluminense campeão Mundial de 1952. Até o Bangu tem um título mundial, pois ganhou um torneio nos mesmos moldes do que o Botafogo venceu. O Flamengo também deve ser considerado campeão mundial, pois o futebol praticado nos outros continentes era fraco tecnicamente.
      Estes são os títulos mundiais e sulamericanos.

      O Botafogo tem mais 3 títulos brasileiros, que na minha opinião! deveriam ser reconhecidos. Pois antes da criação do Robertão, o torneio Rio-São Paulo já era considerado um torneio nacional, e foi o embrião do torneio Robertão. Pois o futebol disputado na grande maioria dos outros estados era "quase" amador.

      Excluir
  7. Ora se o Fla grita aos 4 ventos que é campeão mundial de clubes mesmo não sendo reconhecido pela FIFA porque não o Botafogo que tem muito mais história internacional que o Fla não gritar aos 4 ventos que é tri-campeão mundial de clubes ? Qual problema nisso ? A Copa Toyota não é maior que as três competições internacionais que o Botafogo sagrou-se campeão e nota-se que foi realmente uma competição e não um jogo unico no fim do ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonidas , temos que fazer como eles sem ter vergonha, como eles fazem e a GROBO faz em prol deles , é como disse Goebels marketeiro nazista ,"uma mentira dita mil vezes vira uma verdade", é uma verdade pra quem é manipulado , pois no mundo de hoje é mais difícil manipular com a internet , e temos que aproveitar isso pra acabar com essa farsa.

      Excluir
  8. A diretoria deveria brigar pelo reconhecimento, foi um torneio muito mais disputado que esse mundial de clubes atual....

    ResponderExcluir
  9. se isso for reconhecido um dia os MULAMBOS vAOO PIRAR O CABEÇOTE kkkkkkkkkkkkkkk seremos o MAIOR DO RIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto isso não acontece, continuamos sendo os maiores ! ;)

      Excluir
    2. Nunca serão. Kkkkkk

      Excluir
    3. BOTAFOGUENSES TEMOS Q ABRAÇAR A CAUSA. FIFA TEM Q NOS OUVIR, ALIÁS TEMOS Q CHEGAR LÁ MUNIDOS DE DOCUMENTOS, VIDEOS E ETC. PRA CIMA DELES FOGÃO. TMJ

      Excluir
  10. Onde o Botafogo foi campeão 3 vezes do torneio Roberto Gomes pedrosa ? Vamos proucurar à saber um pouco mais sobre a história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o botafogo foi campeao 3 vezes do torneio rio sao paulo em 62,64 e 66,e só anos depois é que o torneio passou a ser chamado de roberto gomes pedrosa, ou seja quando o botafogo conquistou a competiçao, ela ainda era chamada de rio sao paulo e nao tinha como objetivo indicar um campeao nacional, era um torneio interestadual, ja a partir de 67 sim mudou de nome para roberto gomes pedrosa com o objetivo de indicar um campeao nacional, mas ainda sim quando a competiçao era interestadual, e se chamava rio sao paulo , ela tinha grande relevancia na epoca, ficando apenas atras da taça brasil.

      Excluir
  11. MAIOR DO RIO É O VASCO - BICAMPEÃO DA LIBERTADORES 1948/98 E BICAMPEÃO INTERCONTINENTAL [ MUNDIAL ] 1953/57 .

    ResponderExcluir
  12. Se os títulos mundiais do Botafogo não são reconhecidos pela a FIFA,por que a copa Toyota é?E porque o Flamengo considera-se campeão se não é????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se os mulambos podem ser campeões mundiais, com 1 jogo apenas entre europeus/sulamericanos, por que o Botafogo não pode ser considerado campeão brasileiro (Rio-São Paulo)?? Era o melhor torneio disputado no país na época. E os estaduais eram classificatórios para tal.

      Excluir
    2. Se os mulambos podem ser campeões mundiais, com 1 jogo apenas entre europeus/sulamericanos, por que o Botafogo não pode ser considerado campeão brasileiro (Rio-São Paulo)?? Era o melhor torneio disputado no país na época. E os estaduais eram classificatórios para tal.

      Excluir
  13. Realmente gostaria de saber sobre esses 3 torneio Roberto Gomes pedrosa, ainda nao consegui encontrar nenhum registro do mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até 1966 o torneio Rio São Paulo tinha esse nome, mas também foi considerado como RGP. Pois este torneio foi o embrião para a criação do Robertão, estes sim já chancelados pela CBF.
      Os 3 títulos que o Botafogo ganhou do Rio-São Paulo ou RGP foram ganhos em 62, 64 e 66. Só que não foram reconhecidos pela CBF.

      Excluir
  14. PARA MIM O BOTAFOGO FOI CAMPEÃO MUNDIAL EM 96 [ TAÇA TEREZA HERREIRA ] EM QUE REUNIU O CAMPEÃO INTERCONTINENTAL DE 95 , O CAMPEÃO DA COPA DOS CAMPEÕES DA UEFA DE 96 [ ANFITRIÃO DA EUROPA ] , O MELHOR ANFITRIÃO DA ESPANHA [ ATUAL CAMPEÃO ESPANHOL ] E EM FIM O ATUAL MELHOR REPRESENTANTE DO PAÍS CAMPEÃO DO MUNDO FIFA DE 1994 QUE FOI O BRASIL NO EUA [ BOTAFOGO CAMPEÃO DA COPA COMNBOL DE 93 E CAMPEÃO BRASILEIRO DE 95 ] , ACHO QUE NO MINIMO O BOTAFOGO DEVERIA SE AUTOPROCLAMAR CAMPEÃO INTERCONTINENTAL DE CLUBES [ MUNDIAL ] DE 1996 PORQUE NÃO FOI UMA COMPETIÇÃO QUALQUER BASTA ANALISAR E OLHA QUE SOU VASCAÍNO . ROBINHO C.G. ABRAÇOS .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACHO QUE O TORNEIO INTERCONTINENTAL DE PARIS DE 1963 TEM MAIS CHANCE DE SER RECONHECIDO E VISTO COMO UM MUNDIAL DE CLUBES A ÉPOCA QUE TEVE O SEU AUGE DE 1957 A 1966 EM FORMA DE COMPETIÇÃO - ONDE DISPUTAVA O TERCEIRO LUGAR A EX. DA COPA DO MUNDO DE SELEÇÕES DA FIFA ATE HOJE , NÃO DE 2 CLUBES APENAS O QUE É UM ABSURDO DECIFRAR ISTO COMO UM CAMPEONATO AINDA MAIS EM TERMOS DE MUNDIAL .

      Excluir
  15. Tadinho deve ter batido a cabeça esse é doente dizer q botafogo é tri mundial.kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem , mais o Flamengo não é campeão Mundial de forma oficial pala FIFA é apenas Intercontinental sobre a Globo e o torcedor e o direito conciderar , mais nada é oficial como mundial de clubes de 81 , vale lembrar que tambem esta em discurção os Mundiais de fluminense em 52 e Vasco em 53/57 ou seja ninguem bateu a cabeça ou é doente , pesquise no Wikipédia amigo os principais titulos de cada um .

      Excluir
    2. Ué, flamengo é campeão mundial? Copa toyota é mundial? Ah sim, a globo disse que é. Acabou o assunto mulambento!

      Excluir
    3. Ué, flamengo é campeão mundial? Copa toyota é mundial? Ah sim, a globo disse que é. Acabou o assunto mulambento!

      Excluir
    4. Copa Toyota equivalia ao mundial interclubes, inclusive antes do jogo se anunciava assim "mundial interclubes" e nao "copa toyota". Era o torneio oficial do mundo em que os campeoes da America e da Europa mediam forca

      Excluir
    5. O problema é a falta de critério. Por exemplo, eu não entendo porque a final do baseball nos Estados Unidos é chamado se World Series quando só tem times americanos. Ou se adota a discreção da FIFA ou se dá o devido crédito a todo mundo que disputou torneios internacionais onde estavam presentes os melhores clubes do mundo. Ou Copa Toyota vale e vale os outros torneios ou só valem de fato os que forma patrocinados pela FIFA.

      Excluir
    6. alvinegros é de bossais como esse que falo, vem no blog de torcedores do botafogo pra falar merda , são pessoas que vivem de informações grobais , então não adianta dar atenção,pra eles só vale o que a REDE BOBO DE TV diz , são com cegos e surdos na multidão das informações .

      Excluir
    7. A Copa Toyota sim que é uma jogada de marketing global. Foi usada para vender jornais e arrumar patrocinadores para transmitir um jogo sem qualquer relevância internacional. Os títulos mundiais do Botafogo não tiveram o apoio da BOBO e por isso AINDA não foram reconhecido. Mas isso é questão de tempo. Botafogo 3 x 1 Mulambada...

      Excluir
    8. Vai pesquisar mal informado, fogão tem 4 copas intercontinentais.

      Excluir
  16. FOGÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOO!! EEEEEEEOOOOOOOOOOO...

    Maior do Mundo!! TRI-MUNDIAL, APENAS FOGÃO!!

    KKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  17. O Botafogo nunca ganhou o Roberto Gomes Pedrosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza pablo, o que o botafogo ganhou, foi o torneio rio sao paulo e nao o roberto gomes pedrosa, o roberto gomes pedrosa foi outra competiçao que surgiu mais tarde.

      Excluir
    2. vrdd Botafogo só ganhou rio são paulo.É TETRA 62 64 66 e 98. nunca ganhou RGP

      Excluir
  18. Pra certas pessoas só vale o que a REDE GROBOSTA repercute, vivem de ilusões (vide CHERINHO), ENTÃO NÃO TEM BASE NENHUMA PARA DISCUTIR ARGUMENTOS NO FUTEBOL ,a história deles começou em 1981, daí tu vê com quem está discutindo , antes disso eles não apareciam no nem no gibi da época , e sempre afirmam que são os maiores e os melhores com um complexo de sempre afirmar que é grande , que é maior , quem é não precisa ficar se autopromovendo ou se autointitulando .

    ResponderExcluir
  19. MUNDIAL DO PALMEIRAS DE 1951 FOI OFICIALIZADO!

    Matéria postada no portal globo em 21/11/2014: Ministro recebe da Fifa a confirmação, Palmeiras é campeão mundial de 1951, um ofício assinado pelo atual secretário-geral da entidade máxima do futebol referendou a decisão em carta enviada ao ministro Aldo Rebelo. Intitulado “Reconhecimento da Copa Rio 1951 como a Primeira Copa Mundial de Clubes”. Matéria do portal Estadão, postado em 18/12/2015: Ao Estado, Fifa confirma Mundial de 1951 para o Palmeiras. A pedido do Estado, a Fifa confirmou em documento oficial a conquista do Palmeiras do Mundial de Clubes da Fifa, em 1951. Matéria da ESPN, postada em 22/07/2016: Fifa exalta título do Palmeiras em 1951: Verde é a cor da inveja. O 'Verdão' foi invejado pelo mundo neste dia, há 65 anos. Vale lembrar que, desde 2014, a organização reconhece o "Verdão" como primeiro campeão mundial, tendo enviado à equipe um certificado que chancela o título.



    Matéria postada no portal globo em 21/11/2014: Ministro recebe da Fifa a confirmação, Palmeiras é campeão mundial de 1951, um ofício assinado pelo atual secretário-geral da entidade máxima do futebol referendou a decisão em carta enviada ao ministro Aldo Rebelo. Intitulado “Reconhecimento da Copa Rio 1951 como a Primeira Copa Mundial de Clubes”.

    Matéria do portal Estadão, postado em 8/12/2015: Ao Estado, Fifa confirma Mundial de 1951 para o Palmeiras. A pedido do Estado, a Fifa confirmou em documento oficial a conquista do Palmeiras do Mundial de Clubes da Fifa, em 1951.

    Matéria de diversos portais, como UOL, Terra, Folha de São Paulo, Placar, GloboEsporte e ESPN, postada em 22/07/2016: Fifa exalta título do Palmeiras em 1951: Verde é a cor da inveja. O 'Verdão' foi invejado pelo mundo neste dia, há 65 anos. Vale lembrar que, desde 2014, a organização reconhece o "Verdão" como primeiro campeão mundial, tendo enviado à equipe um certificado que chancela o título.

    ResponderExcluir
  20. Hahahahahahaha vcs são muito patéticos... Ao extremo, abusam de serem patéticos.. Querem ser tri mundiais no grito, três Roberto Gomes Pedrosa 😂😂😂😂... Ganhem uma libertadores, depois do campeão europeu aí sim gritem seus loucos... Huahuahuhua q viagem, cada vez mais se apequenando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não era regra ter libertadores não existia e além disso a libertadores do flamengo foi a única conquistada na trapaça, então meu time já disputava com os melhores esquadrões do mundo muito antes de 1980 foi mal.

      Excluir
    2. Pobre coitado, não deve saber o que significa ser campeão do mundo, ser campeão do mundo, é jogar com times do mundo, pois um time europeu e muito menos esse time de lixo representa o mundo não,teu timeco só tem títulos grafados, 4 vezes teve virada de mesa para não ser rebaixado, o único do Rio dos 4 maiores rebaixado no carioca, flamenguista nasceram do PT, acostumaram-se com o roubo, sem caráter, coloca aí o caso das papeleiras amarelas, pagou para ser campeão durante 10 anos.

      Excluir
  21. Botafogo foi 4 vezes campeão do brasileiro e pq esses títulos não são reconhecidos ? Botafogo e 3 tri-campeao mundial e pq esses títulos não é reconhecidos ?

    ResponderExcluir
  22. Botafogo tem qui correr atrás disso

    ResponderExcluir
  23. Sou Botafoguense. Porém, não concordo em acionar a FIFA para tentar o reconhecimento destes títulos como títulos Mundiais. Até porque não existe mundial sem o campeonato continental (Libertadores, para nós). Só Corintiano se orgulha disso. "Dois" mundiais e uma Libertadores.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. isso é uma vergonha não reconhecer três títulos desse,ainda o Botafogo um time de grande expressão ,o time brasileiro que mais sedeu jogadores pra a seleção brasileira ,isso é inadmissível, que vergonha em.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema está na nossa mídia vendida e só reconheceram a nossa taça BRASIL por que santos,palmeiras,cruzeiro gritaram

      Excluir
  27. SÓ EXISTE UMA MANEIRA DE ACABAR COM ESSA PAPAGAIADA TODA , A COMEÇAR COM OS CARIOCAS , FLUMINENSE EM 52 , VASCO EM 53/57 E BOTAFOGO EM 63 DEVEM SIM SE AUTOPROCLAMAREM CAMPEÕES MUNDIAIS COM SUAS ESTRELAS DOURADAS NAS SUAS CAMISAS [ O FLAMENGO JÁ SE AUTOPROCLAMOU EM 81 ] , DANA-SE A FIFA .

    ResponderExcluir
  28. Gente por favor a quem diz direito corra atrás o Botafogo é tricampeão mundial faça com que a Fifa reconheça isso sofremos anos com o timinho do flamengo que foi reconhecido campeão mundial é porque nos baonpodekos set fomos melhor do que eles por favor alguém faça alguma coisa para sermos reconhecidos já que esses merda foram

    ResponderExcluir
  29. Gente por favor a quem diz direito corra atrás o Botafogo é tricampeão mundial faça com que a Fifa reconheça isso sofremos anos com o timinho do flamengo que foi reconhecido campeão mundial é porque nos baonpodekos set fomos melhor do que eles por favor alguém faça alguma coisa para sermos reconhecidos já que esses merda foram

    ResponderExcluir
  30. O Botafogo tem que botar as estrelas na camisa e a torcida fazer uma música falando q é campeão mundial assim ficaria mais fácil da FIFA notar e dar os titutít do Botafogo se algum influente do time vir isso tenta falar com a porra dos dirigentes desgraçados que não correm atrás de nada

    ResponderExcluir
  31. Não se trata de tirar o valor dos títulos de quem quer que seja. Mas sim de valorizar algo que o Botafogo conquistou pela excelência de seu futebol reconhecido internacionalmente. Não precisa ter reconhecimento da FIFA, cabe ao Dep de marketing divulgar a conquista. Algo que na época, outros não foram capazes de alcançar.

    ResponderExcluir
  32. O Palmeiras em 51 Fluminense em 52 e Vasco em 53 e 57 esses sim foram campeões mundiais antes intercontinental e Toyota a partir de 1960 fato Wikipedia .

    ResponderExcluir
  33. MENOS MENOS,O BOTAFOGO NÃO FOI TRI MAIS SIM CAMPEÃO MUNDIAL EM 1967 ESTE SIM TEVE CRITÉRIOS TÉCNICOS MUITOS CLAROS ENTRE CLUBES GLOBALMENTE, FOI O ÚNICO DO TORNEIO DE CARACAS EM ESPECIAL COMO UM MUNDIAL INTERCLUBES JUNTO A INTERCONTINENTAL/TOYOTA 60 A 2004,E ESTE TORNEIO DE CARACAS DE 67 TEVE CHOQUE DE CAMPEÕES CONTINENTAIS E O CONCIDERADO CAMPEÃO MUNDIAL DE 66 O PENHAROL URU MAIS O CAMPEÃO DA UEFA DE 66 O BARCELONA ESP,O BOTAFOGO TEVE QUE GANHAR AINDA UMA REPESCAGEM COM O SANTOS (NÃO TEVE OS BRASILEIROS SANTOS E BOTAFOGO NA LIBERTADORES DE 1966 ) FOI SIM UM JUSTO TITULO COMO MUNDIAL DE CLUBES SEGUNDO AS IMPRENSA E JORNAIS DA ÉPOCA FATO E OLHA QUE SOU VASCAÍNO 👍🌎🏆⚽

    ResponderExcluir
  34. SE O BOTAFOGO NÃO É TRI CAMPEÃO DO MUNDO , PORQUE TEM ESSE NOME , -- PEQUENA COPA DO MUNDO , NESSE CASO O BOTAFOGO É TRI OU O NOME É FACHADA DA FIFA , PARA MIM BOTAFOGO É TRI E A DELEGAÇÃO DO BOTAFOGO PODE CONCIDERAR O DEVIDO DIREITO A TAÇAS E FAIXAS MESMO QUE A FIFA NÃO ACEITAR MAS ACEITO FLAMENGO COM UM JOGO SÓ SERIA UMA INJUSTIÇA NÃO ACEITAR O TRI DO FOGÃO PARA MIM SEMPRE SERA

    ResponderExcluir
  35. O QUE TEM POR TRAZ DA FIFA E CBF QUE SO FAVORECE O FLAMENGO QUE SO GANHOU UM TIME QUE FOI O JAPÃO EM 81 OUTRO ANO OUTRO TIME ENQUANTO O BOTAFOGO GANHOU ATE ARGENTINA SELEÇÃO DE PORTE OUTRAS , OUTROS FOI SIM 3 VEZES CAMPEÃO DO MUNDO PRA MIM SEMPRE SERA AS 3 ESTRELA DOURADA O FOGÃO PODE SIM FAZER A BANDEIRA TRI CHAMPION

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!