segunda-feira, 30 de abril de 2018

CERVEJA DE MILHO E ARROZ

Bebida alcoólica mais consumida pelos brasileiros, a cerveja pode conter em sua formulação muito mais do que água, cevada e lúpulo. 

As letras dos rótulos dificultam a leitura dos usuários, mas lá está escrito na composição "cereais não maltados", assim boa parte dos usuários ficam sem saber o que é exatamente o que está consumindo.

Mas especialistas da área (nutricionistas), afirmam que em geral é milho, o mais barato dos grãos e assim os fabricantes aumentam sua margem de lucros, que já é elevada. Isto não é ilegal, afinal a legislação não obriga o fabricante a detalha os ingredientes que estão na cerveja.

Num estudo da USP, em 2013, ao analisar 77 marcas, das quais 49 produzidas no Brasil e 28 importadas, apenas 21 delas podem exibir o selo "Puro Malte" por utilizar somente grãos de cevada.

CERVEJA FORA DA LEI

Coitado do brasileiro, nem a bebida favorita nacionalmente, ele pode saborear de forma justa e honesta. Entre as cervejas nacionais, foi detectado na composição de 16 marcas, a quantidade equivalente a 50% do mix de cereais adicionados à cevada. A permitida pela legislação é no máximo de 45% de milho, arroz, trigo, centeio, aveia e sorgo, do total da cevada utilizada.


O correto seria a legislação mudar e as cervejas serem chamadas de cerveja de milho, cerveja de arroz, assim seria mais honesto com o consumidor. Mas um setor que lucra R$ 74 bilhões/ano, cerca de 1,6% do PIB, isto não seria muito "agradável" economicamente. São 14 bilhões de litros fabricados por ano no Brasil.

Isto sem falar que o milho é transgênico, transformado seu DNA para resistir as pragas e assim aumentar a produtividade. Sem falar na grande quantidade de agrotóxicos que são utilizados neste tipo de plantação. O brasileiro ingere em torno de 4 litros de agrotóxicos por ano. Não é a toa o aumento dos casos de câncer na população brasileira.

A associação dos produtores de Cervejas no Brasil, afirma que o setor cervejeiro do Brasil, segue rigorosamente todos os padrões de qualidade e a legislação. Afirmam que a utilização de "cereais não maltados", não altera a qualidade dos produtos.

Enquanto isto vários consumidores estão buscando as cervejas "puro malte". Arroz é para misturar com o feijão e o milho servido no cachorro quente. 

Um comentário:

  1. Por isso o brasileiro tem aquela barriguinha proeminente. Somos ludibriados com esses tais cereais maltados... Marcos Alexandre

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!