terça-feira, 28 de junho de 2011

EMERGENTES DOS EMERGENTES

Nos últimos oito (8) anos, o Brasil reduziu a metade a população de miseráveis. Hoje são, ainda, 28 milhões de pessoas, ou seja, 15% da população, é o que mostra a pesquisa da FGV que foi divulgada nesta segunda (27) com o nome "Emergentes dos Emergentes".

A queda da desigualdade social no Brasil é resultado principalmente de investimentos em educação e em programas sociais. É a menor marcar últimos 50 anos, no Governo Lula a queda foi de 51% de miseráveis. Em quase todo o mundo a concentração de renda vem crescendo e aumentando o número de miseráveis e não escapam desta realidade países mais igualitários do mundo, como a Suécia e a Finlândia.

O BOLSA FAMÍLIA E O CREDIAMIGO

A distribuição do Bolsa Família e o Microcrédito são outros pilares da luta contra a desigualdade. O Microcrédito está sedimentando a inclusão da população carente na economia produtiva. O Programa Crediamigo do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) foi apontado nesta pesquisa como uma importante política pública
destinada aos trabalhadores informais no meio urbano que não tinham acesso ao crédito.

O Crediamigo/Viva Cred é implementado na cidade do Rio de Janeiro, em um convênio com a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário - SEDES, onde estamos atuando na subsecretaria. O secretário é o companheiro Marcelo Costa.

Não podemos esquecer que ainda são 28 milhões de miseráveis e que as políticas públicas precisam ser fortalecidas, para acabar de vez com esta vergonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!