quinta-feira, 21 de novembro de 2013

REVIVENDO HENFIL

O aniversário de 25 anos da morte do cartunista Henfil, motivou a reedição de diversos volumes da Revista Fradim. As revistas foram publicadas nas décadas de 70 e 80 e tiveram personagens super populares e que foram criados em plena ditadura militar no país. Quem não se lembra da Graúna, Bode Francisco, Zeferino, Baixim, Cumprido e Orelana?
A iniciativa do reelançamento das publicações foi do filho de Henfil, Ivan Cosenza de Souza, que também é administrador do Instituto Henfil. As primeiras publicações já estão disponiveis e podem ser compradas no site, cursinhohenfil.org.br
 
Fonte: Jornal Metro

Um comentário:

  1. Prezado Vinicius,

    Faço uso dessa postagem para te pedir uma gentileza.
    Fiz um texto para homenagear Genoíno nesse momento triste da vida dele e associei o tema com o resgate que o Congresso Nacional empreendeu com a memória de João Goulart.

    Se você aprovar, peço que publique como uma postagem, cujo objetivo é homenagear dois grandes brasileiros, um contemporâneo nosso e outro parte de nossa história recente, quando ambos se encontram vítimas das elites brasileiras que só sabem atuar pelo golpe ao sistema democrático.

    Antecipo meus agradecimentos. O texto é o seguinte:

    "Companheiro José Genoíno,

    O Congresso Nacional anulou nesta madrugada de quinta-feira, 21 de novembro, a sessão – ocorrida na fatídica madrugada de 1º para 2 de abril de 1964 – na qual foi declarada vaga a Presidência da República, então ocupada por João Goulart (1919-1976), no momento em que o Presidente se encontrava no Rio Grande do Sul.

    O simbólico resgate de nossa história restabelece um momento em que nossa democracia fora duramente extorquida pela direita empedernida – que solertemente perpetrou um golpe contra todos os brasileiros e brasileiras.

    Não foi fácil, Genoíno, aguardar 49 anos para presenciarmos esse momento. O espetáculo cívico protagonizado pelo Congresso Nacional brasileiro com este ato de responsabilidade com nossa história foi precedido por milhares de outros ao longo de todos esses anos.

    Em vários momentos de nossa recente história lá estavam brasileiros e brasileiras de caráter inquestionável, de honra inquebrantável, de compreensão de um mundo de homens e mulheres como espaço de convivência de todos, com igualdade, fraternidade, solidariedade.

    Para tanto, nossos heróis lutaram, receberam acusações estapafúrdias, deram o corpo ao açoite vil, muitos perderam a vida pela vilania de uma elite que se julga proprietária exclusiva de nossa Nação, e que imagina ser nosso único direito – nós, a maioria do povo brasileiro – a condição de seus legítimos semoventes, peças descartáveis de seu patrimônio arregimentado no suborno e no aliciamento criminoso dos bens coletivos.

    Entre nossos heróis estava lá você, Companheiro JOSÉ GENOÍNO, sempre, e em diversas trincheiras a lutar e operar pelos brasileiros e em nome dos brasileiros a retomada da democracia plena em que todos nós sejamos peça igual dessa Nação continental, a permitir que cada brasileirinho e cada brasileirinha construa juntos a história de um país igual, fraterno, solidário, justo, de todos.

    Sim, sim, digo Sim mil vezes, para afirmar que José Genoíno é um dos heróis brasileiros na construção desse novo Brasil confeccionado pelo trabalho de cada um e de todos, que se juntam ao lado do bom direito, da boa causa, da decência, do exemplo de dignidade, da exposição pública e leal a disputar as ideias e ideologias que vão construir esse nosso país com a dignidade e a bondade de seu povo.

    José Genoíno deveria ser um dos protagonistas a discursar na solene sessão do Congresso Nacional em que honras do povo brasileiro foram levadas a efeito em homenagem a João Goulart e seus familiares, porque Genoíno é um dos responsáveis pelo fato político que todos presenciamos e que resgatou a nossa história para o campo da verdade factual.

    Infelizmente, a estupidez de um déspota e o aplauso fácil da elite atrasada de sempre impediram esse momento histórico. O povo brasileiro está narrando para você, Genoíno, que mais uma vitória foi conquistada com o seu trabalho honroso e permanente, e garantir-lhe que nossa luta continua sempre, e ao seu lado.".

    Valeu Vinicius!

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!