quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

SÉRIE BANDEIRAS DA COPA: INGLATERRA

 Já que este é o primeiro dia do ano da Copa do Mundo, nada melhor que começar com uma postagem sobre este grande evento que o nosso país vai sediar. Depois das histórias das bandeiras do Brasil, Argentina e Rússia, hoje iremos conhecer um pouco mais sobre a história da bandeira inglesa.

A Inglaterra é uma das nações constituintes do Reino Unido, que é composto também por Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. Muitos confundem a bandeira da Inglaterra com o Brasão de Armas do Reino Unido, que iremos vem logo abaixo. Na Copa do Mundo do Brasil, apenas a Inglaterra virá representar o Reino Unido.
 
A CRUZ DE SÃO JORGE
 
 A bandeira da Inglaterra, seu desenho consiste numa Cruz de São Jorge vermelha num fundo branco. A sua origem não foi estabelecida com precisão, mas aparece como símbolo inglês desde a idade média. Foi a bandeira do exército britânico e insígnia da marinha mercante até 1606. De 1606 até 1801 foi usada pela marinha mercante.
 
A cruz de São Jorge faz referência ao santo patrono do país, que, segundo a lenda, salvou uma princesa de um dragão e com o seu sangue fez um sinal da cruz no seu escudo branco. Não há consenso, porém, a respeito da maneira como se teria tornado patrono da Inglaterra. O seu nome era conhecido pelos ingleses e irlandeses muito antes da conquista pelos normandos, o que leva a crer que os soldados que retornavam das cruzadas influíram bastante na disseminação da sua popularidade. Acredita-se que o santo tenha sido escolhido como padroeiro do reino quando o rei Eduardo III fundou a Ordem dos Cavaleiros de São Jorge, em 1348. Em 1415, a data da sua comemoração tornou-se um dos feriados mais importantes e comemorados da nação inglesa.
 
A BANDEIRA DO REINO UNIDO
 
A "Bandeira de São Jorge" é uma das bandeiras que constituem a bandeira do Reino Unido, representando a Inglaterra, juntamente com a "Bandeira de Santo André, representando a Escócia e a "Bandeira de São Patrício", representando a Irlanda. O País de Gales é a única nação britânica que a sua bandeira não é formada por uma cruz. O seu símbolo é um dragão. Há, entretanto, bandeira galesa de uso secundário que utiliza-se de uma, conhecida como Bandeira de São David, com uma cruz amarela sobre um fundo preto.

Composição histórica da Bandeira do Reino Unido
Atualmente, a Irlanda do Norte não tem bandeira oficial. Até 1972 o governo norte-irlandês utilizava oficialmente o Estandarte do Ulste para representar a Irlanda do Norte. Esta bandeira ainda é utilizada para representar a nação em eventos esportivos.

Bandeira da Inglaterra: Cruz de São Jorge

Bandeira da Escócia: Cruz de Santo André
A bandeira "escocesa" da União teve seu uso limitado à Escócia de 1606 a 1707.

A Bandeira da União utilizada na Inglaterra, Gales e externamente entre 1606 e 1801
 
A Cruz de São Patrício na bandeira da União, representa a Ilha da Irlanda

A Bandeira da União após a incorporação da Irlanda ao Reino Unido, em 1801.

 
Bandeira do País de Gales

Bandeira secundária no País de Gales: São David
 
Irlanda do Norte: Estandarte de Ulster
Fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!