quarta-feira, 19 de março de 2014

HÁ 82 ANOS AS MULHERES CONQUISTAVAM O DIREITO AO VOTO

Foto histórica: O voto feminino
Há 82 anos atrás, as mulheres conquistaram uma grande vitória na sua luta por igualdade de oportunidades na sociedade, passaram a ter o direito de escolher os seus representantes e olha que isto só foi garantido em 1932, apesar de ser uma luta histórica, que começou antes da Proclamação da República.
 
Num primeiro momento apenas as mulheres casadas e às viúvas e solteiras e que tivessem renda própria, tinham direito ao voto, mas em 1934 estas restrições foram finalmente eliminadas e voto só se tornou obrigatório para as mulheres em 1946.

Sabem quem foi a primeira mulher a exercer o voto no Brasil? Foi Celina Guimarães, beneficiada por uma lei do Rio Grande do Norte sancionada em 1927. Esta lei estadual foi precursora da resolução federal que garantia o voto às mulheres. Hoje mais de 70 milhões de mulheres votam nas eleições, superior ao número de homens votantes e o Brasil tem a primeira mulher no seu comando maior, Dilma Rousseff.

"O voto feminino no Brasil é fruto de um árduo processo de luta. Embora essa conquista represente um grande avanço para as mulheres, temos que continuar defendendo nossas bandeiras, principalmente em um ano em que estaremos nas ruas em mais uma disputa eleitoral", afirma a diretora do Sindicato dos BancáRios, Kátia Branco.
 
Fonte e Foto: BancaRios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!