segunda-feira, 31 de março de 2014

O PRIMEIRO ÔNIBUS ELÉTRICO

O primeiro ônibus elétrico do Rio
Depois dos taxis, agora será a vez dos ônibus. A partir de hoje, segunda-feira (31), estará circulando pela cidade na linha 249, que faz o trajeto Água Santa x Carioca, o primeiro ônibus elétrico. O modelo foi produzido pela empresa chinesa BYD, que usa também a bateria de fosfato de ferro, considerada mais limpa, segura, reciclável e à prova de fogo. Elas são instaladas no teto e nos eixos do veículo e serão recarregadas através de um sistema já instalado na Rodoviária. A sua autonomia é de 250km e leva cinco horas para ser recarregada. O veículo comporta até 29 passageiros sentados e 50 em pé, além de espaço reservado para cadeirantes.
 
Os testes deste novo modelo do sistema de ônibus vão durar um mês e contam com o apoio da Prefeitura do Rio e do Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática, que é atualmente presidido pelo prefeito Eduardo Paes.

O interior do veículo
"O Rio, mais uma vez, é pioneiro, trazendo tecnologia de ponta a nível mundial. Um ônibus totalmente elétrico para entrar em testes nas ruas da cidade. Isso espelha dois compromissos: o da prefeitura com a sustentabilidade e a busca de maior conforto, mais tecnologia e mais comodidade para o sistema de ônibus do Rio. Estamos orgulhosos por estrear no Brasil esse meio de transporte e temos certeza que será aprovado pelos passageiros". destacou o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!