quinta-feira, 20 de março de 2014

SÉRIE BANDEIRAS DA COPA: ÁFRICA DO SUL

Nelson Mandela o grande líder sulafricano
Nesta série estamos contando um pouco das histórias dos países que vão disputar a Copa do mundo de futebol aqui no Brasil este ano. Serão 32 países (Africa do Sul, México, Uruguai, França, Argentina, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia, Inglaterra, Estados Unidos, Argélia, Eslovênia, Alemanha, Austrália, Gana, Sérvia, Holanda, Dinamarca, Japão, Camarões, Itália, Paraguai, Nova Zelândia, Eslováquia, Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim, Suíça, Portugal, Espanha, Honduras e Chile) e depois das bandeiras do Brasil, Argentina, Rússia, Inglaterra, Chile, Camarões, México, Uruguai, Itália e Costa do Marfim, agora iremos retratar um pouquinho da história da bandeira da Africa do Sul.

Talvez seja a bandeira nacional do mundo com maior identidade histórica com o seu povo, que passou por um regime de segregação racial muito intenso e vergonhoso, o apartheid, que só foi derrubado depois da chegada ao poder do homem que unificou o país, Nelson Mandela. Suas cores e desenho representam a união dos povos que construíram a história do país sulafricano.
Bandeira 1910 a 1928
A atual bandeira da República da África do Sul foi adotada a 26 de abril de 1994 e veio para substituir a antiga que muitos achavam que representava o antigo regime de conotação racista. A nova bandeira foi abraçada de forma espontânea por todos sulafricanos (negros e brancos).
Bandeira 1928 a 1994
Após o fim do apartheid, houve um concurso para o desenho e escolha de uma nova bandeira nacional. Porém, nenhum modelo foi aceito pela comissão encarregada de aprovar a nova bandeira. Com a aproximação da posse de Nelson Mandela, adotou-se de forma temporária o modelo de bandeira desenhado por Frederick G. Brownell. Após Mandela tomar posse, verificou-se que grande parte da população tinha aprovado a nova bandeira e resolveu-se torná-la oficialmente a bandeira nacional da África do Sul.
Atual bandeira - 1994 até hoje
 A Bandeira tem seis cores (preta, amarela, verde, branca, vermelha e azul), com um "Y" que dentro do contexto de derrubada do apartheid o símbolo traz a ideia de que brancos e negros, antes separados e distintos, se unem para caminhar juntos. A cor vermelha simboliza o sangue. A cor azul representa o céu. O verde simboliza a terra da África do Sul coberta por rica vegetação. A cor preta representa os cidadãos negros e o branco os de cor branca. A cor amarela simboliza o ouro, minério muito presente em solo sul-africano.
Apartheid que separava negros e brancos. VERGONHA!
 As cores também podem ser atribuídas a união dos povos que fizeram parte da história da África do Sul. As cores preta, verde e amarela faziam parte da bandeira do Congresso Nacional Africano (partido que representava a maioria negra na época do apartheid). Já as cores vermelha, azul e branca fazem parte das bandeiras do Reino Unido e Holanda (países que colonizaram a região no passado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!