segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

ATÉ QUANDO BOTAFOGO?

Sou Sócio Proprietário do Botafogo desde o início da década de 80 e sempre venho debatendo, internamente, que o Botafogo vem diminuindo sua grandeza a cada ano, é difícil dizer isto, mas é a realidade!

É só fazer um comparativo com os grandes clubes brasileiros em relação aos títulos de expressão nacional, como o campeonato brasileiro e a Copa do Brasil, além das participações na Libertadores.

Isto não é a toa que acontece com o meu querido Glorioso, o Botafogo parou no tempo, vive hoje de um lindo e glorioso passado, mas se recusa a pensar altivamente para o futuro. Tudo internamente é difícil de mudar quando você fala em mudanças radicais, como a profissionalização da gestão e a abertura democrática, para trazer a sua torcida mais perto das decisões estratégicas. Afinal, quem é o verdadeiro dono do Botafogo de Futebol e Regatas?

O atual presidente, Carlos Eduardo Pereira e seu grupo político, o Mais Botafogo, perderam uma chance histórica de unir o clube quando estavam no alto da popularidade. Mas as disputas internas e a visão pequena de quem acha que vai conseguir tirar o Botafogo deste atoleiro sozinho, falou mais alto.

Afinal a bola estava entrando, assim a prepotência de alguns dirigentes que batiam no peito e diziam: "Profissionalismo? É só olhar o que os "amadores" estão conseguindo realizar", cresceu e se propagou. A recusa na verdade é de quem não quer perder poder político, de quem prefere dirigir um clube mediano, do que avançar e construir coletivamente uma nova potência no futebol brasileiro. A recusa é de quem se acha dono do Botafogo e quer manter uma casta que sempre mandou no clube. O resultado é este.

Não sou daqueles que torcem pela política do "quanto pior melhor", reconheço as virtudes de uma direção que apostou em fazer o que muitos deveriam ter feito no passado. Em todo período como sócio, só presenciei duas gestões preocupadas com a austeridade financeira: Bebeto de Freitas e agora do Carlos Eduardo. Mas é muito pouco para o buraco que nos encontramos. O Botafogo precisa de algo inovador e não tenho dúvidas que a atual direção precisa descer do pedestal, chamar todas as forças políticas e os grandes alvinegros para pensarem juntos o futuro.

Esta humilhação que a torcida sofreu ontem, não foi a única e nem será a última, infelizmente, enquanto não houve uma mudança de mentalidade interna no Botafogo. O Sócio Torcedor com direito ao voto, vai ao encontro da renovação dos nossos quadros dirigentes, a oxigenação da política interna e o incremento das receitas, através da fidelização do programa de Sócio Torcedor.

Mas quando falo em mudança da mentalidade é pensar fora da caixinha, de olhar para o presente com altivez e projetar o futuro de forma agressiva. Só assim vamos inverter a roda. Profissionalização, pensamento inovador, capitação de novas e grandes receitas, melhores equipes, títulos, ídolos e crescimento da torcida, a roda tem que girar desta forma.

Até quando Botafogo, você continuará  a maltratar uma das mais apaixonadas torcidas do Brasil? Até quando Botafogo, os nossos dirigentes vão parar de achar que são os salvadores da pátria? Até quando Botafogo, você continuará olhando para o passado e se negando a pensar o futuro de forma agressiva?

A torcida nesta hora de dor e revolta com um grupo que empolgou em boa parte do ano, mas nos abandonou na reta final, não pode cancelar seu Sócio Torcedor. Precisa virar Sócio Proprietário e começar a influir internamente. O Botafogo não pode ser de alguns poucos, ele é muito maior que tudo isto.

Não podemos desistir, afinal o sonho de ver o Botafogo de volta ao topo do futebol brasileiro é maior que as decepções. 

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor". Johann Goethe.

7 comentários:

  1. Vinicius te conheço a muito tempo e sei da sua paixão. Tem que assumir e implementar suas idéias. O que tem lá é ao mais do mesmo.

    ResponderExcluir
  2. faço minha as suas palavras ( com sua licença )

    ResponderExcluir
  3. Positivismo com infraestrutura. Isto demanda tempo. Austeridade é apenas o começo. Acredito que o primeiro passo foi dado. Planejar o futuro agora, sonhando alto, pra colher um futuro estável. A subida, degrau por degrau, com consistência, firmeza, formando uma base estrutural capaz de se manter no topo, esse deve ser o propósito. Não adianta apenas conquistar o sucesso, tem de estar preparado para mantê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Carlos Frederico - FRED4 de dezembro de 2017 às 16:01

    Vejo boa vontade nesta diretoria, mas também acho que não irão longe com este amadorismo. O Botafogo precisa do pulo do gato, para disputar no futuro o topo do futebol. Bela análise

    ResponderExcluir
  5. FORA LOPES VASCAÍNO!

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!