sábado, 16 de dezembro de 2017

REFORMA TRABALHISTA ACABA COM A PREVIDÊNCIA

O governo federal "golpista" de Michel Temer mente a nação quando diz que a Previdência Social é deficitária e vários estudos compravam que ela é superavitária e com plenas condições de se manter com suas obrigações, desde que o governo faça sua parte e cobre os devedores que devem bilhões a previdência.

Mas o que vai enterrar a previdência social no Brasil, que tem como objetivo busca um equilíbrio através da solidariedade. Os que ganham mais, contribuem mais do que ganham menos. A reforma trabalhista abre a possibilidade das atividades consideradas fins das empresas possam ser terceirizadas e "pejotizadas", além do recebimento por horas trabalhadas, que seria o trabalho intermitente.

Assim o trabalhador não teria direito a uma série de benefícios, como FGTS, férias, 13º salário, e também não tem o desconto automático para a sua aposentadoria, os patrões também deixam de pagar a sua parte. O desequilíbrio será monstruoso e em breve a previdência não conseguirá se pagar. O governo usa um discurso agora para na frente dizer:  "Eu avisei".

Já existem alguns estudos que comprovam o desequilíbrio futuro. Calcula-se que a "pejotização" de 1% dos trabalhadores celetistas (CLT) resulta em R$ 1,5 bilhão/ano de perdas para a previdência. As novas regras podem estimular algumas formalizações, mas em condições bem inferiores as atuais. Alguns estudos simulam três cenários com combinações de trabalhadores celetistas virando "PJs" (Pessoa Jurídica) e trabalhadores sendo formalizados. No melhor cenário para a Previdência Social, essa deixa de arrecadar R$ 4 bilhões/ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!