quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

COMO MANIPULAR UMA NOTÍCIA

Como o povo já percebeu a grande mídia brasileira, tem lado e perdeu o pouquinho de isenção que tinha num passado bem distante. Mas vejam o absurdo da manipulação da notícia sobra a taxa de desemprego no trimestre de agosto a outubro de 2017. Isto ocorreu quando os números foram anunciados no início de dezembro.

A MANIPULAÇÃO

A maioria dos telejornais dos principais canais de TV do Brasil, jornais, sites e rádios, anunciaram que a média da taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,2%, no trimestre de agosto a outubro/2017. Mas qual foi a comparação que a grande mídia utilizou?  Comparou com o trimestre anterior (maio a julho), que foi de 12,8%. "A taxa de desemprego recua no Brasil, 0,6%, demonstrando que a economia vem se recuperando, mesmo lentamente".

Assim disse a grande mídia, liderada pela TV Globo, a Rede Bandeirantes, os Jornais O Globo e o Estado de SP, que se esforçam para melhorar a imagem da quadrilha que tomou conta do poder no Brasil, e que vem fazendo o trabalho que as classes dominantes exigem. Pela comparação da grande mídia brasileira, foram 586 mil pessoas que conseguiram emprego, no Brasil, no período.

QUAL A MANIPULAÇÃO DA INFORMAÇÃO? 

A comparação correta é sempre com o mesmo período do ano anterior. Neste caso, o correto seria com o mesmo trimestre de 2016. É mais seguro para avaliar a economia. Dando um exemplo do mês de dezembro, onde normalmente o comércio emprega. Como comparar este período que o mês de novembro ou qualquer outro do ano? O correto é comparar com dezembro de 2016, assim fazer uma avaliação correta e segura.

A NOTÍCIA COMO DEVERIA

O Brasil registrou no trimestre de agosto a outubro de 2017, uma taxa de desemprego de 12,2%, maior que o mesmo período do ano anterior, que foi de 11,8%. Quase ninguém divulgou que a taxa de 12,2% é a maior desde o início da série histórica da pesquisa feita pelo IBGE, desde 2012. Comparado com o mesmo período de 2016, são mais 698 mil pessoas a mais sem emprego. Então houve um aumento no desemprego de 0,4% e não uma diminuição da taxa em 0,6%.

Se compararmos os números do trimestre anterior (586 mil mais trabalhadores empregados) e com o mesmo período do ano anterior (698 mil pessoas perderam o emprego), teremos uma diferença de 1 milhão 284 mil trabalhadores.

É assim que a grande mídia faz com tudo o que interessa a ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!