sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

SANTANDER DEMITE REI MOMO DO CARNAVAL DO RIO

Mesmo sendo o banco que detêm as contas da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, o Banco Santander, demitiu, por justa causa, o bancário Milton Rodrigues, o Rei Momo do Carnaval Carioca de 2018.

Milton é muito querido no mundo do samba, uma pessoa super carismática e foi eleito pela sexta vez para comandar a folia carioca. Com a demissão, que ocorreu no início de novembro, o Santander desrespeitou a cultura brasileira. O Santander lucrou R$ 7,2 bilhões em apenas nove meses de 2017 e mesmo assim pratica demissões de bancários todos os dias. Em todo o Brasil já foram 1.362 trabalhadores demitidos.  

A DEMISSÃO

O motivo alegado da dispensa, foi o "mau uso da licença médica". Um erro grosseiro, já que o Milton já é bancário a 19 anos e foi Rei Momo em outras oportunidades. O bancário se encontrava de licença pelo INSS. O afastamento começou em 25 de março de 2016. A licença foi estendida em uma nova perícia em 28 de março de 2017. A conclusão da perícia foi a de que Milton “comprova incapacidade com déficit motor do punho/mão direita. Marcha livre com movimentos amplos, senta e levanta com joelhos a 90 graus sem limitação de postura”. Em 6 de junho, o INSS o manteve afastado até 9 de outubro, em virtude da mesma cirurgia feita, desta vez, no pulso esquerdo. Tudo sequelas ocasionadas pela falta de bancários suficientes nas unidades para atender a população dignamente.

Naquela data, o perito relatou, ao mantê-lo de licença: “Existiu incapacidade, inicialmente em benefício por erisipela, posteriormente por procedimento cirúrgico de síndrome do túnel do carpo bilateral. No momento sem limitação funcional, para a atividade declarada, com boa recuperação funcional”. A demissão ocorreu no dia 9 de novembro deste ano de forma sumária, sendo apenas comunicada ao Sindicato. De lá para cá, o Sindicato dos Bancários do Rio, vem buscando resolver o problema através de um processo negocial. Foram apresentados laudos periciais que jogavam por terra a tese do Santander de que Milton se manteve licenciado por problemas nas pernas, o que o impediria de disputar o concurso de Rei Momo. Mesmo assim, o banco não se dispôs a rever a demissão, demonstrando desrespeito aos direitos do bancário, duvidando da sua integridade e ignorando a veracidade dos laudos do perito, numa demonstração de intransigência e má fé. 

A LUTA PELO EMPREGO

Agora o Sindicato partiu para a denúncia na sociedade e no último dia 18 de dezembro, realizou paralisação em diversas unidades do banco, inclusive aonde o Milton era funcionário, agência Presidente Vargas. A entidade representativa da categoria também vem buscando a sua reintegração na justiça, devido a intransigência do bancão espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!