sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O MENINO E A PESCA

Um dia que ele estava lá, pegando uns lambarizinhos para levar pra casa, encostou um menino ao lado dele.

Antes que eu tivesse programa, escrevesse livro e tudo mais, meu pai já sabia que eu gostava muito de causo. Então às vezes ele vinha me contar umas coisas que era pra depois eu contar para outras pessoas. Mesmo já velhinho, ele gostava muito de pescar. Todo dia saía com duas ou três varinhas pra beira do rio Sapucaí.

Um dia que ele estava lá, pegando uns lambarizinhos para levar pra casa, encostou um menino ao lado dele. Era um molequinho espoleta, de uns sete ou oito anos, filho desses barranqueiros que moram na beira do rio. Só que o garoto chegou lá, sentou num canto e não saiu mais. Meu pai puxou a vara, pegou um lambari, colocou outra minhoca na vara. E de novo. E mais uma vez. Toda hora que ele olhava para trás, o menino continuava lá, acocoradinho, só olhando. Não abriu a boca pra falar nenhuma palavra, e também mal se mexeu.

Meu pai continuou a pescaria. Só que ele contou no relógio três horas e o menino lá, do mesmo jeito. Aí se zangou e resolveu falar com ele:

– Ô, menino, pega aqui uma varinha e venha pescar comigo, ara!

E o menino:

– Vou nada. Tenho paciência não, moço..
 
Escrito por: Rolando Boldrin
 
* Não sei se isto vai servir de algo importante para o seu cotidiano, mas pense nisto...rs

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

IMAGEM E EXEMPLO DE ZUMBI DOS PALMARES



Imagem de Zumbi dos Palmares
Você sabe como era o rosto do herói brasileiro, Zumbi dos Palmares? Claro que não! Ninguém conhece. A imagem que usamos para representá-lo foi inventada, pois nunca houve registro de sua fisonomia.
 
Ele nasceu livre, no Quilombo dos Palmares, em 1665. Mas logo foi capturado e obrigado a viver com um padre. Já com os seus 15 anos, ele conseguiu fugir e voltar para a sua comunidade e logo se tornou o melhor dos guerreiros, protegendo o Quilombo dos Palmares com muita pericia e criatividade. Não era fácil defender a sua comunidade, já que o seu tamanho igualava-se ao território de Portugual.
 
Após a morte do líder Ganga Zumba, Zumbi assumiu o seu lugar. Ele era procurado pelo governo pernambucano, que tentava destruir o Quilombo por mais de 100 anos. Diziam até que o Zimbi era imortal, tal a dificuldade de capturá-lo por forças governamentais. Hoje séculos depois, lembramos Zumbi, como uns dos maiores heróis brasileiros, no dia 20 de novembro, data de sua morte, que virou feriado nacional em que se homenageiam a cultura e a história dos negros brasileiros.
 
É uma história que começou triste, devido a escravidão, mas que foi bonita e virou exemplo de luta e resistência. Esta é a sua melhor imagem de Zumbi dos Palmares para todos nós, que lutamos por um mundo mais justo e fraterno para todos.

DIA DE SOLIDARIEDADE COM O POVO PALESTINO

Hoje, dia 29 de novembro, é o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino. Um povo que luta para ter direito a uma nação, uma terra para plantar, seguir e dirigir o seu próprio destino. O povo palestino não pode ser visto como terroristas e sim como uma nação que busca o direito de criar seus filhos.
 
É preciso que a comunidade internacional busque uma solução e devolva as terras para quem sempre habitou aquela região. Não sou daqueles que acham que os judeus também não devem ter direito a uma nação e que Israel não possa existir. Mas não podemos aceitar o poderio militar israelense, com o apoio americano, que invade a cada dia com ocupações as terras palestinas e diminuem o seu território. É preciso urgentemente se fazer justiça neste processo no Oriente Médio.
 
Por tudo isto, este é um dia super importante e justo, para a causa de um povo sofrido. 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

COMEÇA A DECISÃO DA TERCEIRA DIVISÃO

Começa hoje, a partir das 21h30m, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, Ceará, a decisão da Série C - terceira divisão - do Campeonato Brasileiro, entre Icasa e Oeste/SP. O segundo jogo será no estado de São Paulo, na cidade de Itápolis no dia 1º de dezembro, às 17 horas.

O Icasa conseguiu a vaga na final passando pelo tradicional time paraense, o Paysandú. O Oeste conquistou seu lugar na decisão, passando pela equipe catarinense do Chapecoense. As quatro equipes já garantiram vaga na Série B - segunda divisão - em 2013. O curioso é que as quatro equipes ficaram em terceiro e quarto lugares em seus grupos na primeira fase, correndo riscos de não passar para as quartas de final da competição. O Chapecoense eliminou o Luverdense; O Oeste passou pelo Fortaleza; O Paysandú eliminou o Macaé e o Icasa o Duque de Caxias.

CARIMBAR O DESTINO DOS ROYALTIES, É FUNDAMENTAL!

O Jornalista Fernando Molica * na edição do Jornal O Dia, desta quarta-28, escreveu um artigo sobre a polêmica da divisão dos royalties do petróleo. Opinião que compartilho totalmente.
 
A luta dos estados produtores para manter o pacto anterior sobre a divisão dos royalties, como é o caso do estado do Rio de Janeiro, acho super justa e se não for revista pela presidenta Dilma, abrirá um precedente muito perigoso, com outros debates.
 
Mas é preciso debater uma distribuição mais igualitária, preservando os direitos dos estados produtores, mas entendendo que isto é uma riqueza nacional e não pode apenas ficar concentrada em alguns estados. O Pré-Sal está ai para isto. Mas o maior debate ninguém quer fazer:
 
Qual a real destinação desses recursos?
 
Hoje temos municípios super ricos e suas populações super pobres, este dinheiro não chega na ponta para melhorar as condições de vida, gerar emprego e renda, ou melhorar a educação e a saúde. O que vemos são escolas depredadas, seus profissionais ganhando pouco e os hospitais e os postos de sáude sem as mínimas condições de atender dignamente o cidadão e cidades altamente favelizadas.
 
Como fala o Fernando Molica  "Mas a manifestação de segunda-feira passada teria sido mais representativa se, ao longo dos anos, a importância dos royalties tivesse sido percebida pela população. Muitas de nossas cidades estão penduradas no dinheiro do petróleo, o problema é que o uso desse mundão de grana nem sempre é notado."
 
Sou daqueles que é preciso carimbar os recursos para a educação e a saúde, proibindo estados e municípios de usar os royalties com outra destinação. Hoje servem para tudo, projetos mirabolantes, pagamentos de shows e festivais com grandes atrações e "ações que servem apenas para alavancar e sustentar carreiras políticas..." afirma Molica.
 
Precisamos realmente construir uma carta-compromisso relacionada à aplicação dos recurso dos royalties. definindo metas e, principalmente, a garantia do controle público (da sociedade) dos investimentos. Assim poderemos construir um outro país para futuras gerações, com uma educação e saúde de qualidade, enfim, um Brasil justo e fraterno pata todos e todas. 
 
 
* Fernando Molica é jornalista e escritor

E AGORA JOAQUIM?

Joaquim Barbosa assumiu a presidência de uma Suprema Corte manchada pela nódoa de um julgamento político conduzido contra lideranças importantes da esquerda brasileira. Monocraticamente, como avocou e demonstrou inúmeras vezes, mas sempre com o apoio indutor da mídia conservadora, fez o trabalho como e quando mais desfrutável ele se apresentava aos interesses historicamente retrógrados da sociedade brasileira --os mesmos cuja tradição egressa da casa-grande deixaram cicatrizes fundas no meio de origem do primeiro ministro negro do Supremo.
 
Arriadas as bandeiras da festa o espelho da história perguntará nesta noite e a cada manhã ao juiz: -- E agora Joaquim? O mesmo relho, o mesmo "domínio do fato", o mesmo atropelo das provas orientarão o julgamento da Ação Penal 536 , o "mensalão mineiro"? Coube a Genoíno,já condenado --e também a Rui Falcão, presidente do PT-- fixar aquela que deve ser a posição de princípio da opinião progressista diante da encruzilhada de Barbosa: "Não quero para os tucanos o julgamento injusto imposto ao PT". Mas a Joaquim fica difícil abrigar o mesmo valor sob a mais suprema das togas. Sua disjuntiva é outra.
Fonte: Carta Maior; 6ª feira - 23/11/2012 e www.bancariosrio.org.br

terça-feira, 27 de novembro de 2012

O MENINO LIVREIRO DO ALEMÃO

Depois que os meninos mais velhos excluíram Otávio Júnior de uma partida de futebol, ele andava a esmo pela favela, quando viu um livro deixado no lixo. Foi assim que leu seu primeiro livro, aos oito anos – e só porque naquela tarde faltou luz e não dava para ver televisão. Durante os tempos de escola, andava 20 quilômetros até a biblioteca pública, no centro do Rio de Janeiro.

Ainda caminharia muito por leitura. Em paralelo a cursos de teatro e cinema, desde os 15 anos roda os complexos da Penha e do Alemão lendo histórias para crianças. Passou a se inteirar de projetos e oficinas sobre aprendizado e desenvolvimento por meio dos livros.

Além de um tapete emprestado da mãe para as contações de história, arranjou uma mala onde carregava até 100 livros. Fazia uma espécie de escambo, recolhendo obras de quem não queria mais. Em 2009, juntou seu acervo de 10 anos a uma doação do Ministério da Cultura para inaugurar a primeira “barracoteca” da comunidade. Para o investimento no imóvel, anunciou o projeto na internet e contou com a ajuda do pai, que é pedreiro, para reformar o antigo salão de forró.

Otávio até passou para o outro lado e assinou um livro de memórias: O Livreiro do Alemão (Panda, 2011). Seu projeto de difusão da leitura, chamado Ler é 10 – Leia Favela, segue de pé. E ainda aguarda o dia em que todas as esquinas da favela tenham uma biblioteca: “Enquanto tem muita gente que quer reter o conhecimento, passando de geração em geração, nossa proposta é quebrar esse pensamento e formar uma comunidade mais consciente. O livro tem esse poder”.
Em breve vamos contar a história muito parecida do "Seu Geraldo" da Comunidade da Kelson's, atrás do Mercado São Sebastião, na Penha.
Escrito por: Natália Pesciotta

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

APRESENTADO O CARTAZ DA COPA DO MUNDO


Cartaz no detalhe
A Prefeitura do Rio apresentou ontem (domingo-25) no Engenhão, antes do jogo entre o Botafogo e o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro, a imagem oficial que vai representar o Rio de Janeiro na Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. O pôster, escolhido através de concurso nacional com 59 inscritos,
 
O grande pôster com a imagem oficial ficará em exibição no lado de fora do Engenhão, onde poderá ser visto por todos os cariocas. O Rio de Janeiro receberá sete partidas da Copa do Mundo de 2014, incluindo a grande final.

A imagem do Rio na Copa foi criada pelos designers Julia Gostkorzewicz e Eduardo Leichner, da Modo Design e Informação, empresa vencedora do concurso nacional que escolheu o símbolo da cidade na competição. O pôster representa a essência do carioca, “ que se move no ritmo do mar, e com a energia da natureza que o cerca e do calor do sol (...) Será impossível não sentir a vibração e o ritmo da música em tudo que o cerca. Quem conhece o carioca de verdade logo percebe que é dele que o Rio de Janeiro é feito”.
Cartaz no Engenhão ontem (25/11)

O júri foi composto por sete integrantes: a assessora de Eventos Técnicos da Empresa Olímpica Municipal, Barbara Bretas Pomeraniec; a Gerente do Centro Carioca de Design, Paula Camargo; a representante da Fifa Luiza Iglesias, e os designers Rico Lins, Bruno Porto, Chico Homem de Melo e Ricardo Leite. Os vencedores foram escolhidos com base nos seguintes critérios: criatividade, viabilidade técnica, conceito, originalidade da proposta, impacto visual e qualidade estética e clareza da comunicação. O projeto vencedor será encaminhado para aprovação da Fifa.
 

RESTA POUCA COISA NO BRASILEIRÃO 2012

Faltando apenas uma rodada para a finalização da edição 2012, do Campeonato Brasileiro de futebol, resta pouca coisa em disputa. As vagas para a Copa Libertadores já estão definidas (Fluminense, Grêmio, Atlético-MG e São Paulo), apenas a luta entre Grêmio e Atlético-MG, para saber quem entra direto na fase de grupos, sem precisar passar pela chamada pré-Libertadores. O Grêmio enfrenta o seu maior rival, o Internacional e o Atlético-MG enfrenta também seu maior rival, o Cruzeiro.
 
Na luta para evitar o rebaixamento, três equipes estão na disputa. Sport (41pontos e enfrenta o Náutico, fora de casa), Bahia (44 pontos e enfrenta o Atlético-GO, fora de casa) e a Portuguesa (44 pontos e enfrenta a Ponte Preta, em casa). Para o Sport só a vitória interessa e mesmo assim terá que torcer por derrota do Bahia ou Portuguesa, sua situação ficou muito complicada. Vamos esperar para ver que vai se juntar ao Atlético-GO, Figueirense e Palmeiras na segunda divisão.
 
Depois de domingo é programar 2013 e esperar o próximo campeonato brasileiro.

domingo, 25 de novembro de 2012

O BOTAFOGO VEM ERRANDO NOS DETALHES

O Botafogo vem desde 2003 crescendo e sempre disputando os campeonatos na parte de cima da tabela, mas erra sempre nos detalhes de seus planejamentos. Neste campeonato a diretoria deixou ir embora praticamente todo o ataque do elenco (Loco Abreu, Herrera, Caio e Alex) e ficamos boa parte da competição sem um atacante de ofício e isto tirou a equipe da luta pelo título. Veio Seedorff e ficou sem ninguém para aproveitar os belos passes do armador.
 
Com a chegada do garoto Bruno Mendes, voltamos a sonha com a vaga na Libertadores, Foi só ele ficar fora dois jogos e pronto, adeus ao sonho. O time não tem qualquer padrão de jogo, não consegue se forte e agressivo - isto só acontece, quando vai para o desespero, atrás de resultado - e mesmo assim a diretoria aponta um novo erro estratégico para 2013, manter o Oswaldo de Oliveira, com o discurso que é uma continuidade do trabalho - estaremos fritos ano que vem - e que o grupo de jogadores o aceita muito bem.
 
Este grupo não tem qualquer moral para pedir algo, ele receber em dia e tem condições de trabalho, que poucos clubes brasileiros dão e mesmo assim, não ganharam nadinha para o Botafogo e sua torcida, que não aguenta mais a mesma história todo ano. Faço uma crítica construtiva e digo, se a diretoria insistir em manter o Oswaldo de Oliveira, perderá parte do ano que vem, já que ele não dura até o próximo Campeonato Brasileiro. Avisei lá atrás que precisaríamos de zaqueiros e que o Fábio Ferreira era uma piada, deu no que deu!
 
O discurso do Oswaldo era a disputa do título, depois passou a ser a vaga na Libertadores, depois buscar a melhor classificação do clube, na era dos pontos corridos e agora é pela honra. Fala sério, isto demonstra a falta de ambição por títulos grandiosos. O que acontece hoje, é a torcida do clube apenas assistindo seus principais rivais, conquistarem títulos e glórias.
 
FORA OSWALDO DE OLIVEIRA E POR UMA MUDANÇA DE MENTALIDADE DENTRO DO CLUBE!

sábado, 24 de novembro de 2012

ACIDENTE NA FEIRA BRASIL RURAL COMTEPORÂNEO

A feira estava prevista para terminar neste domingo
Aconteceu nesta tarde de sábado um acidente fatal na Feira Brasil Rural Contemporâneo, que acontece na Marina da Glória. Uma estrutura de ferro desabou e matou uma pessoa e deixou outros três feridos. A feira foi suspensa até a conclusão da perícia. O MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) emitiu uma nota sobre o acidente. Veja abaixo:
 
NOTA OFICIAL
24/11/2012
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lamenta o acidente ocorrido na tarde deste sábado (24) na Feira Nacional da Agricultura Familiar, provocado pela queda de uma estrutura metálica, que resultou em três feridos e uma vítima fatal.

O MDA se solidariza com as famílias das vítimas e vem por meio desta dar conhecimento das providências adotadas.

 As vítimas foram atendidas no local e, prontamente, encaminhadas ao Hospital Souza Aguiar. Os visitantes e expositores foram orientados a deixar o local por medida de precaução.
Neste momento a prioridade é prestar atendimento às vítimas e aos familiares.
 
Além disso, o registro policial foi feito e aguardamos as perícias para identificar as causas do acidente.
 
A programação da Feira está suspensa e aguarda o laudo da Defesa Civil, que está no local verificando as condições das instalações.
 
O MDA aguarda e confia na apuração das causas do acidente.

Vejam mais detalhes na página do evento:
http://www.mda.gov.br/feira/noticias/item?item_id=10849222

FESTA EM GOIÁS, SANTA CATARINA, PARANÁ E NA BAHIA

Terminou o Campeonato Brasileiro da Sgunda Divisão - Série B e como sempre alguns estão vibrando e outros chorando.
 
O GOIÁS é o CAMPEÃO da Série B, depois de ganhar por 2 x 1 do Joinville e somar 78 pontos, com 68,4% de aproveitamento. Foi o segundo ataque mais positivo com 75 gols e sua defesa foi a menos vazada, junto com o Atlético-PR, com 37 gols e ainda ficou com o melhor saldo de gols da competição, 38 gols. O Goiás fez uma grande campanha no segundo turno, dando uma grande arrancada para o título, com 5 pontos de vantagem para o vice-campeão.
 
 
O CRICIÚMA ficou na segunda colocação com 73 pontos e também conquistou a sua vaga na Série A - Primeira Divisão - em 2013. Teve o ponto alto, o seu ataque que marcou 78 gols em toda a competição e foi o mais positivo.
 
O ATLÉTICO-PR ficou em terceiro, marcou 71 pontos e conquistou o seu lugar na Série A, em 2013, no critério de desempate - número de vitórias, 21 contra 20 do São Caetano. Foi com muito sofrimento, se toma mais um gol, no empate em 1 x 1 contra o rival Paraná, ficaria de fora da festa.
 
O VITÓRIA foi o quarto colocado - 71 pontos - e também conquistou seu lugar na festa e na primeira divisão em 2013. Mas até o apito final o Rubronegro baiano não poderia tomar mais um gol, no empate em 1 x 1 com o Ceará. Ganhou a vaga também no desempate no número de vitórias, 21 contra 20 do São Caetano, que ficou em quinto lugar com também 71 pontos e ficou fora da festa.
 
A TRISTEZA
 
O CRB ganhou por 4 x 2 do ASA, fora de casa e de nada adiantou, já que o Bragantino -ganhou de 3 x 0 do Boa Esporte e o Guaratinguetá - ganhou por 2 x 1 do Barueri. O CRB ficou com 42 pontos, o Guaratinguetá com 43 pontos e o Bragantino com 44 pontos, estes dois últimos escaparam da degola.
 
O GUARANI, Campeão Brasileiro da Primeira Divisão, sofreu o seu oitavo rebaixamento em 8 anos. O Brugue perdeu em casa para o São Caetano, por 2 x 1 e sua torcida viu o time cair para a Terceira Divisão - Série C, em 2013. Uma vitória simples tiraria o time da degola. Agora é se juntar aos outros rebaixados (CRB, Ipatinga e Barueri) e tentar voltar a segundona.

PALPITES DO BRASILEIRÃO - 37 RODADA

Vamos para os palpites da penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, quase todo definido, faltando apenas conhecermos, quem é o clube que vai direto para a fase de grupos da Copa Libertadores (Grêmio ou Atlético-MG), junto com o Fluminense e quem será o clube que irá fazer companhia ao Atlético-GO, Figueirense e Palmeiras, na segunda divisão em 2013, Sport, Portuguesa ou Bahia

SÁBADO

VASCO X FLAMENGO - EMPATE

CORINTHIANS X SANTOS - CORINTHIANS


DOMINGO

BOTAFOGO X ATLÉTICO-MG - EMPATE

PALMEIRAS X ATLÉTICO-GO - PALMEIRAS

INTERNACIONAL X PORTUGUESA - INTERNACIONAL

CRUZEIRO X CORITIBA - EMPATE

PONTE PRETA X SÃO PAULO - EMPATE

FIGUEIRENSE X GRÊMIO - GRÊMIO

SPORT X FLUMINENSE - SPORT

BAHIA X NÁUTICO - BAHIA 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

MULHERES SOFREM MAIS COM O ASSÉDIO MORAL

As mulheres são as maiores vítimas do assédio moral. A avaliação é do Tribunal Superior do Trabalho (TST), com base no número de processos julgados por juízes do trabalho de todo o país, com pedido de indenização por dano moral, a maioria, decorrentes de assédio a mulheres.

Charge do amigo Mariano
A questão se tornou tão grave que mereceu uma matéria postada no dia 4 de novembro no site do Tribunal, intitulada “A mulher e o assédio moral”, mostrando o que é esta prática ilegal e desumana, que pode ser praticada pelo superior imediato, ou se constituir numa forma de pressão coletiva, que a Justiça classifica como assédio moral organizacional, ligado às metas e à produtividade, muito conhecida pela categoria bancária.

Bancos são os mais citados

A matéria cita diversos casos de assédio moral contra mulheres, julgados procedentes pelo TST, a maioria ocorrida em bancos. Este fato demonstra a opção por não punir gestores que assediam funcionárias, um comportamento recorrente no sistema financeiro. E, ainda, a prática do assédio moral coletivo ou organizacional, em reuniões, para exigir que metas sejam atingidas.

O que é

Para a desembargadora, jurista e professora Alice Monteiro de Barros, o que caracteriza o assédio moral é a intensidade da violência psicológica, o prolongamento no tempo, o objetivo de ocasionar dano psíquico ou moral com o intuito de marginalizar o assediado, e que se produzam efetivamente os danos psíquicos. Como se caracteriza pela conduta abusiva, de natureza psicológica, feita de forma repetida, seu principal meio de prova são as testemunhas, que podem descrever e comprovar o comportamento hostil do agressor ou as situações que presenciaram, onde a trabalhadora foi humilhada.
 
Fonte: www.bancariosrio.org.br
Charge: Mariano

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O ENGENHÃO É NOSSO!

A CBF anunciou a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro e colocou o clássico Vasco x Flamengo para sábado e Botafogo x Atlético-MG para domingo, isto porque nesta rodada o mando de campo é do Botafogo e o Atllético-MG ainda disputa a vaga na Libertadores direto na fase de grupos, com o Grêmio. Acho que o Engenhão tem que cada vez ficar mais parecido com o clube alvinegro, inclusive deveria pintar as cadeiras com as cores do clube da estrela solitária e colocar na parte externa uma grande bandeira do Botafogo, como tem os clubes do Rio Grande do Sul, como Internacional e Grêmio.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

E O CESSAR-FOGO EM SAMPA E FLORIPA?

Parece que Israel e o Hamas chegaram a um cessar-fogo, com isto evitando que mais inocentes morram, tanto na faixa de Gaza ou no sul de Israel, claro que a Faixa de Gaza sofre mais com os ataques, já que Israel tem um grande poderio bélico e conta com o apoio dos EUA. Mas o sofrimento não acaba na Palestina com a manutenção do bloqueio assassino que o estado de Israel faz.

Mas focando em São Paulo e Florianópolis, o cessar-fogo ainda não foi conseguido para as populações destas cidades, principalmente crianças e mulheres, que vem diariamente sofrendo com uma grande onde de violência, com ônibus queimados, assaltos e arrastões. Neste confronto entre o Hamas e Israel, morreram 147 palestinos e 5 Israelenses, não tenho a menor dúvida que aqui se mata muito mais nesta guerra diária nas grandes cidades.

Em São Paulo, as autoridades estão totalmente perdidas e passando uma sensação de impotência para a população e agora o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmim, confirmou a saída do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, do cargo e que tomará posse no lugar do demissionário, o ex-procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo Fernando Grella Vieira.

Alckmim fala como se isto bastasse, para a população nada muda na sensação de insegurança. Isto tudo é reflexo da política social totalmente equivocada que os tucanos tocam a anos no estado, sem se preocupar com a geração de empregos e renda, com inclusão social. Infelizmente São Paulo anda na contra-mão do Brasil.

Mas a esperança sempre vai vencer o medo e acho com a eleição do novo prefeito da capital, Fernando Haddad, que tem muito bom relacionamento com o Governo Federal, muita coisa pode melhorar.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

IGUALDADE DE OPORTUNIDADES PARA TODOS

Hoje é o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil e tem que ser mais do que uma data comemorativa e sim de reflexão de que sociedade queremos.

Os negros ainda - infelizmente - são bastante discriminados socialmente, em vários setores da economia. Os bancos são o exemplo claro. Na maioria das agências bancárias, os negros, geralmente, não estão na linha de frente, esta presença diminui ainda mais quando olhamos para os cargos na área gerencial. Nas diretorias, aí nem se fala.

Este exemplo dos bancos, foi para ilustrar a situação dos negros em praticamente, todos os setores do mercado do trabalho e esta situação se reflete na sua "posição" social.

O atual Governo Federal, vem implementando medidas para diminuir esta injustiça, fundamentalmente na área de educação, com a reserva de vagas para alunos das escolas públicas e tendo o recorte racial. Mas não podemos parar por aí, precisamos de ações de inclusão em todos os setores da nossa sociedade e a partir daí, convivermos com a igualdade de oportunidades para todos e todas.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O FINAL DO BRASILEIRÃO

Depois da rodada deste final de semana, só restou a luta para fugir da ultima vaga "disponível" para a segunda divisão em 2013.

O Atlético-GO e o Figueirense já tinham carimbado os seus passaportes para a segundona em 2013. O terceiro componente deste "trem" é o Palmeiras, que empatou com o Flamengo em 1 X 1 e será pela segunda vez em sua história. Agora só restou uma vaga para conhecermos os quatro rebaixados e a luta ficou entre Sport ( que ganhou do Botafogo ), a Potuguesa ( que empatou com o Grêmio ) e o Bahia ( que ganhou da Ponte Preta ).

O título já foi decidido, é do Fluminense, que perdeu para o Cruzeiro, na festa das faixas. As vagas para a Libertadores também, o Grêmio e o Atlético-MG, além do Fluminense, já garantiram suas vagas. Com a vitória do São Paulo sobre o Náutico e a derrota do Botafogo para o Sport, a equipe paulista garantiu a vaga.

sábado, 17 de novembro de 2012

PALPITES DO BRASILERÃO - 36 RODADA

Com o campeão definido e retando a última vaga da Libertadores em disputa e a luta contra o rebaixamento, vamos aos nossos palpites por mais uma rodada deste brasileirão 2012.
 
SÁBADO
 
SANTOS X FIGUERENSE - O Peixe joga em casa contra o rebaixado Figueira. SANTOS
 
CORITIBA X VASCO - O Coxa joga em casa e vive melhor momento que o time cruzmaltino. CORITIBA
 
DOMINGO
 
FLAMENGO X PALMEIRAS - Jogo que não vale mais nada para o Rubronegro carioca, mas para o Alviverde é a vida. Ganhar e ainda respira, ou será rebaixado para a segunda divisão em 2013. EMPATE
 
FLUMINENSE X CRUZEIRO - O Tricolor campeão deve atropelar a Raposa no Rio. FLUMINENSE
 
SÃO PAULO X NÁUTICO - Uma vitória e o Tricolor paulista confirma sua vaga na Libertadores, o Náutico vem para cumprir a tabela. Aposto no SÃO PAULO
 
ATLÉTICO-MG X ATLÉTICO-GO - Jogando em casa o Galo deve engolir o Dragão. ATLÉTICO-MG
 
BAHIA X PONTE PRETA - Jogo da vida do Tricolor baiano, se quiser continuar na primeira divisão, tem que ganhar este jogo, a Macaca, vem para cumprir tabela. BAHIA
 
INTERNACIONAL x CORINTHIANS - Jogo que normalmente vale algo, mas este é diferente e só serve para o Timão treinar seu time para a final do mundial. Aposto no EMPATE
 
PORTUGUESA X GRÊMIO - A Lusa precisa da vitória de qualquer maneira, ou vai complicar sua permanência na primeira divisão em 2013. O Tricolor gaúcho que manter o embalo e garantir o vice campeonato. Aposto no GRÊMIO
 
SPORT X BOTAFOGO - O Leão pernambucano vem conto para cima do alvinegro carioca, joga a vida e a vitória pode significar a sua saída da zona do rebaixamento. O Glorioso vive um bom momento e também precisa da vitória para continuar sonhando com a vaga na Libertadores. Jogão e aposto no EMPATE

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CENTRO DO RIO TERÁ VLT

O arrojado projeto de revitalização da área portuária da cidade do Rio, terá além de novas pistas de rolamentos, retirada da perimetral, novos hotéis e empresas e túneis, terá também um VLT (Veiculo Leve sob Trilhos), que percorrerá diversas partes do centro, com estações na Rodoviária, Praça XV, Cinelândia e Central do Brasil.

Apesar de muitas criticas, de quem realmente não conhece o projeto na sua totalidade, ele é ambicioso e revoluncionário e aposto de após o seu término, o centro histórico do Rio, será a parte mais valorizada e visitada da cidade.

NOTA DO PT SOBRE A AÇÃO PENAL 470

Vejam a nota do Partido dos Trabalhadores-PT sobre o resultado da ação penal 470, que a midia conservadora e que faz oposição ao governo petista, chama de mensalão.
NOTA DO PT
O PT E O JULGAMENTO DA AÇÃO PENAL 470
O PT, amparado no princípio da liberdade de expressão, critica e torna pública sua discordância da decisão do Supremo Tribunal Federal que, no julgamento da Ação Penal 470, condenou e imputou penas desproporcionais a alguns de seus filiados.
1. O STF não garantiu o amplo direito de defesa
O STF negou aos réus que não tinham direito ao foro especial a possibilidade de recorrer a instâncias inferiores da Justiça. Suprimiu-lhes, portanto, a plenitude do direito de defesa, que é um direito fundamental da cidadania internacionalmente consagrado.

A Constituição estabelece, no artigo 102, que apenas o presidente, o vice-presidente da República, os membros do Congresso Nacional, os próprios ministros do STF e o Procurador Geral da República podem ser processados e julgados exclusivamente pela Suprema Corte. E, também, nas infrações penais comuns e nos crimes de responsabilidade, os ministros de Estado, os comandantes das três Armas, os membros dos Tribunais superiores, do Tribunal de Contas da União e os chefes de missão diplomática em caráter permanente.

Foi por esta razão que o ex-ministro Marcio Thomaz Bastos, logo no início do julgamento, pediu o desmembramento do processo. O que foi negado pelo STF, muito embora tenha decidido em sentido contrário no caso do “mensalão do PSDB” de Minas Gerais. Ou seja: dois pesos, duas medidas; situações idênticas tratadas desigualmente.

Vale lembrar, finalmente, que em quatro ocasiões recentes, o STF votou pelo desmembramento de processos, para que pessoas sem foro privilegiado fossem julgadas pela primeira instância – todas elas posteriores à decisão de julgar a Ação Penal 470 de uma só vez.

Por isso mesmo, o PT considera legítimo e coerente, do ponto de vista legal, que os réus agora condenados pelo STF recorram a todos os meios jurídicos para se defenderem.
 
2. O STF deu valor de prova a indícios
Parte do STF decidiu pelas condenações, mesmo não havendo provas no processo. O julgamento não foi isento, de acordo com os autos e à luz das provas. Ao contrário, foi influenciado por um discurso paralelo e desenvolveu-se de forma “pouco ortodoxa” (segundo as palavras de um ministro do STF). Houve flexibilização do uso de provas, transferência do ônus da prova aos réus, presunções, ilações, deduções, inferências e a transformação de indícios em provas.

À falta de elementos objetivos na denúncia, deducões, ilações e conjecturas preencheram as lacunas probatórias – fato grave sobretudo quando se trata de ação penal, que pode condenar pessoas à privação de liberdade. Como se sabe, indícios apontam simplesmente possibilidades, nunca certezas capazes de fundamentar o livre convencimento motivado do julgador. Indícios nada mais são que sugestões, nunca evidências ou provas cabais.

Cabe à acusação apresentar, para se desincumbir de seu ônus processual, provas do que alega e, assim, obter a condenação de quem quer que seja. No caso em questão, imputou-se aos réus a obrigação de provar sua inocência ou comprovar álibis em sua defesa papel que competiria ao acusador. A Suprema Corte inverteu, portanto, o ônus da prova.
3. O domínio funcional do fato não dispensa provas
O STF deu estatuto legal a uma teoria nascida na Alemanha nazista, em 1939, atualizada em 1963 em plena Guerra Fria e considerada superada por diversos juristas. Segundo esta doutrina, considera-se autor não apenas quem executa um crime, mas quem tem ou poderia ter, devido a sua função, capacidade de decisão sobre sua realização. Isto é, a improbabilidade de desconhecimento do crime seria suficiente para a condenação.

Ao lançarem mão da teoria do domínio funcional do fato, os ministros inferiram que o ex-ministro José Dirceu, pela posição de influência que ocupava, poderia ser condenado, mesmo sem provarem que participou diretamente dos fatos apontados como crimes. Ou que, tendo conhecimento deles, não agiu (ou omitiu-se) para evitar que se consumassem. Expressão-síntese da doutrina foi verbalizada pelo presidente do STF, quando indagou não se o réu tinha conhecimento dos fatos, mas se o réu “tinha como não saber”...

Ao admitir o ato de ofício presumido e adotar a teoria do direito do fato como responsabilidade objetiva, o STF cria um precedente perigoso: o de alguém ser condenado pelo que é, e não pelo que teria feito.

Trata-se de uma interpretação da lei moldada unicamente para atender a conveniência de condenar pessoas específicas e, indiretamente, atingir o partido a que estão vinculadas.
4. O risco da insegurança jurídica
As decisões do STF, em muitos pontos, prenunciam o fim do garantismo, o rebaixamento do direito de defesa, do avanço da noção de presunção de culpa em vez de inocência. E, ao inovar que a lavagem de dinheiro independe de crime antecedente, bem como ao concluir que houve compra de votos de parlamentares, o STF instaurou um clima de insegurança jurídica no País.
Pairam dúvidas se o novo paradigma se repetirá em outros julgamentos, ou, ainda, se os juízes de primeira instância e os tribunais seguirão a mesma trilha da Suprema Corte.
Doravante, juízes inescrupulosos, ou vinculados a interesses de qualquer espécie nas comarcas em que atuam poderão valer-se de provas indiciárias ou da teoria do domínio do fato para condenar desafetos ou inimigos políticos de caciques partidários locais.
Quanto à suposta compra de votos, cuja mácula comprometeria até mesmo emendas constitucionais, como as das reformas tributária e previdenciária, já estão em andamento ações diretas de inconstitucionalidade, movidas por sindicatos e pessoas físicas, com o intuito de fulminar as ditas mudanças na Carta Magna.
Ao instaurar-se a insegurança jurídica, não perdem apenas os que foram injustiçados no curso da Ação Penal 470. Perde a sociedade, que fica exposta a casuísmos e decisões de ocasião. Perde, enfim, o próprio Estado Democrático de Direito.
5. O STF fez um julgamento político
Sob intensa pressão da mídia conservadora—cujos veículos cumprem um papel de oposição ao governo e propagam a repulsa de uma certa elite ao PT - ministros do STF confirmaram condenações anunciadas, anteciparam votos à imprensa, pronunciaram-se fora dos autos e, por fim, imiscuiram-se em áreas reservadas ao Legislativo e ao Executivo, ferindo assim a independência entre os poderes.
Único dos poderes da República cujos integrantes independem do voto popular e detêm mandato vitalício até completarem 70 anos, o Supremo Tribunal Federal - assim como os demais poderes e todos os tribunais daqui e do exterior - faz política. E o fez, claramente, ao julgar a Ação Penal 470.
Fez política ao definir o calendário convenientemente coincidente com as eleições. Fez política ao recusar o desmembramento da ação e ao escolher a teoria do domínio do fato para compensar a escassez de provas.
Contrariamente a sua natureza, de corte constitucional contra-majoritária, o STF, ao deixar-se contaminar pela pressão de certos meios de comunicação e sem distanciar-se do processo político eleitoral, não assegurou-se a necessária isenção que deveria pautar seus julgamentos.
No STF, venceram as posições políticas ideológicas, muito bem representadas pela mídia conservadora neste episódio: a maioria dos ministros transformou delitos eleitorais em delitos de Estado (desvio de dinheiro público e compra de votos).
Embora realizado nos marcos do Estado Democrático de Direito sob o qual vivemos, o julgamento, nitidamente político, desrespeitou garantias constitucionais para retratar processos de corrupção à revelia de provas, condenar os réus e tentar criminalizar o PT. Assim orientado, o julgamento convergiu para produzir dois resultados: condenar os réus, em vários casos sem que houvesse provas nos autos, mas, principalmente, condenar alguns pela “compra de votos” para, desta forma, tentar criminalizar o PT.
Dezenas de testemunhas juramentadas acabaram simplesmente desprezadas. Inúmeras contraprovas não foram sequer objeto de análise. E inúmeras jurisprudências terminaram alteradas para servir aos objetivos da condenação.
Alguns ministros procuraram adequar a realidade à denúncia do Procurador Geral, supostamente por ouvir o chamado clamor da opinião pública, muito embora ele só se fizesse presente na mídia de direita, menos preocupada com a moralidade pública do que em tentar manchar a imagem histórica do governo Lula, como se quisesse matá-lo politicamente. O procurador não escondeu seu viés de parcialidade ao afirmar que seria positivo se o julgamento interferisse no resultado das eleições.
A luta pela Justiça continua
O PT envidará todos os esforços para que a partidarização do Judiciário, evidente no julgamento da Ação Penal 470, seja contida. Erros e ilegalidades que tenham sido cometidos por filiados do partido no âmbito de um sistema eleitoral inconsistente - que o PT luta para transformar através do projeto de reforma política em tramitação no Congresso Nacional - não justificam que o poder político da toga suplante a força da lei e dos poderes que emanam do povo.
Na trajetória do PT, que nasceu lutando pela democracia no Brasil, muitos foram os obstáculos que tivemos de transpor até nos convertermos no partido de maior preferência dos brasileiros. No partido que elegeu um operário duas vezes presidente da República e a primeira mulher como suprema mandatária. Ambos, Lula e Dilma, gozam de ampla aprovação em todos os setores da sociedade, pelas profundas transformações que têm promovido, principalmente nas condições de vida dos mais pobres.
A despeito das campanhas de ódio e preconceito, Lula e Dilma elevaram o Brasil a um novo estágio: 28 milhões de pessoas deixaram a miséria extrema e 40 milhões ascenderam socialmente.
Abriram-se novas oportunidades para todos, o Brasil tornou-se a 6a.economia do mundo e é respeitado internacionalmente, nada mais devendo a ninguém.
Tanto quanto fizemos antes do início do julgamento, o PT reafirma sua convicção de que não houve compra de votos no Congresso Nacional, nem tampouco o pagamento de mesada a parlamentares.
Reafirmamos, também, que não houve, da parte de petistas denunciados, utilização de recursos públicos, nem apropriação privada e pessoal.
Ao mesmo tempo, reiteramos as resoluções de nosso Congresso Nacional, acerca de erros políticos cometidos coletiva ou individualmente.
É com esta postura equilibrada e serena que o PT não se deixa intimidar pelos que clamam pelo linchamento moral de companheiros injustamente condenados. Nosso partido terá forças para vencer mais este desafio. Continuaremos a lutar por uma profunda reforma do sistema político - o que inclui o financiamento público das campanhas eleitorais - e pela maior democratização do Estado, o que envolve constante disputa popular contra arbitrariedades como as perpetradas no julgamento da Ação Penal 470, em relação às quais não pouparemos esforços para que sejam revistas e corrigidas.
Conclamamos nossa militância a mobilizar-se em defesa do PT e de nossas bandeiras; a tornar o partido cada vez mais democrático e vinculado às lutas sociais. Um partido cada vez mais comprometido com as transformações em favor da igualdade e da liberdade.
São Paulo, 14 de novembro de 2012.
Comissão Executiva Nacional do PT.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

AVALIAÇÃO DO BRASILEIRÃO - SÉRIES A, B, C, D

Vamos fazer uma avaliação sobre as quatro séries do Campeonato Brasileiro de futebol. Ainda tem muita disputa em jogo.

SÉRIE A - PRIMEIRA DIVISÃO

Com o Fluminense já campeão antecipado, a luta ficou restrita ao Libertadores (quase definida) e no rebaixamento. Na Luta pelas vagas na Libertadores o próprio Fluminense (76 pontos), Grêmio (66) e Atlético-MG (65) já garantiram suas vagas. O São Paulo (59) e Botafogo (54) lutam pelo última vaga. Não basta o alvinegro tirar cinco pontos em nove jogados, ele ainda terá que torcer para que o tricolor paulista não ganhe a Copa Sulamericana e se isto acontecer, entram apenas os três primeiros colocados na competição. O Corinthians (campeão da Libertadores de 2012) e o Palmeiras (campeão da Copa do Brasil 2012) também já tem as suas vagas garantidas.

No rebaixamento, o Atlético-GO (26) e o Figueirense (30) já carimbaram matematicamente os seus passaportes para a segundona (Série B) em 2013, restam ainda duas vagas que ninguém quer assumir. Mas o Palmeiras (33) tem grande chance de volta a segunda divisão, depois de dez anos. Sua situação é praticamente irreverssível, tem que tirar sete pontos de diferença para o Bahia (40) e Portuguesa (40) em nove disputados. O Sport ainda respira, apesar de ter uma tarefa mais fácil que o Palmeiras, sua situação também não é fácil.

SÉRIE B - SEGUNDA DIVISÃO

Sobem quatro e descem quatro equipes. Vamos analisar a situação da competição. Diferente da Série A, falam apenas dois jogos (seis pontos a disputar) e a situação também é de alguma disputa, tanto para subir, como para descer para a Série C (terceira divisão).

Na luta pelo título, O Goiás (74 pontos) e Criciúma (71) disputam o título. O Atlético-PR (69) tem remotas possibilidades. Na luta para subir para a primeira divisão (Série A), o Goiás (74), já garantiu a sua vaga, o Criciúma (71) precisa de mais uma vitória, mas está muito perto do acesso. As outras duas vagas do acesso tem três equipes duelando. Atlético-PR (69), Vitória (69) e São Caetano (67), dois sobem e um sobra e fica na segunda divisão em 2013.
 
No rebaixamento a luta fica também muito intensa, o Barueri (27) e o Ipatinga (31) já estão rebaixados matematicamente para a terceira divisão em 2013. A disputa pelas outra duas vagas (que ninguém quer) ficou entre o CRB (36), Guaratinguetá (37) - estão na zona de rebaixamento atualmente - Bragantino (38), Guarani (41), Boa Esporte (43) e ABC (43), estes dois últimos precisam apenas de um ponto para se livrar de qualquer risco de rebaixamento. A briga vai ser boa e nós vamos acompanhar.
 
SÉRIE C - TERCEIRA DIVISÃO
 
A terceira divisão tem um sistema diferente da outras duas divisões acima, aqui existe ainda o sistema dom confronto direto a partir das quartas de final. Depois desses confrontos já conhecemos as quatros equipes que vão subir para a segunda divisão em 2013. O Chapecoense, que enfrentou o Luverdense, foi o primeiro classificado depois de de ganhar por 3 x 0 em casa e perder por 1 x 0 fora. O segundo classificado foi o Icasa, que enfrentou o Duque de Caxias, e ganhou o primeiro jogo por 2 x 1 em casa e empatou em 0 x 0 o segundo jogo. O terceiro classificado foi o tradicional Paysandu, que ganhou o primeiro jogo do Macaé, por 2 x 0 e perdeu o segundo jogo por 3 x 2. O quarto classificado foi o Oeste, que empatou em 1 x 1 em casa e foi ganhar por 3 x 1 do Fortaleza, no Ceará. Portanto as semifinais, ficaram assim: Paysandú x Icasa e Chapecoense x Oeste. Os vencedores irão disputar o título.
 
Os rebaixados para a Série D (quarta divisão), são: Salgueiro/PE, Guarany de Sobral, Santo André/SP e Tupi/MG.
 
SÉRIE D - QUARTA DIVISÃO
 
O Sampaio Correa/MA é o campeão da quarta divisão do futebol brasileiro, depois de empatar o primeiro jogo em 1 x 1 com o Crac/GO e ganhar o segundo jogo por 2 x 0. Os quatro times que subiram para a terceira divisão são: O Sampaio Correa, Crac, Mogi Mirim e o Baraunas.
 
A quarta divisão teve clubes tradicionais e conhecidos do torcedor, como o Remo, Friburguense, Volta Redonda, Sampaio Correa, Mogi Mirim, Mixto, Campinense, CSA, Vitória da Conquista, Marilia, Brasil de Pelotas e o Juventude, que já foi campeão da Copa do Brasil em 1999, numa final polêmica contra o Botafogo.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

LIVRO DA CRISTINA CHACEL

Estive no lançamento do livro, "SEU AMIGO ESTEVE AQUI", da jornalista e amiga, Cristina Chacel, que conta a história do desaparecido político Carlos Alberto Soares de Freitas, assassinado na Casa da Morte.

O lançamento foi um sucesso, super concorrido e ocorreu nesta segunda à noite no Shopping Leblon, dentro da Livraria da Travessa.

Falar desta época triste da nossa história é super importante, principalmente para que as novas gerações não pensem em retroceder, além de recuperar a história de uma grande geração, que lutou por liberdade no Brasil e no mundo.

domingo, 11 de novembro de 2012

LINDBERG É APOIADO PELO PT/RJ

Estive na reunião do PT, que aconteceu no auditório do SINDPETRO/RJ e apesar de algumas diferenças pontuais, todos concordaram que o PT tem um candidatura viável e forte para a disputa estadual em 2014 e que ela está a serviço de ser o cabeça de chapa da aliança.

Outros candidatos do campo de alianças devem lançar os seus nomes e o Diretório Estadual do PT/ RJ, acha isto natural e legitimo. Mas quer conversar e trazer todos para a candidatura de Lindberg Farias.

"A nota do diretório reflete a vontade de toda a militância petista no estado de ter uma candidatura própria e principalmente viável"

sábado, 10 de novembro de 2012

PALPITES DO BRASILEIRÃO - 35 RODADA

Depois desta rodada, vão falta apenas três para o final do campeonato. Com tudo praticamente resolvido, vamos aos nossos palpites, com o Fluminense podendo ser campeão matematicamente, nesta rodada e o Palmeiras rebaixado para a segunda divisão.
 
SÁBADO
 
BOTAFOGO X PORTUGUESA - O Alvinegro perdeu a oportunidade de diminuir a diferença para o São Paulo, na rodada passada, quando tomou o gol de empate do Palmeiras já nos descontos. Agora é só para cumprir tabela e terminar o campeonato de forma digna. A Lusa vem desesperada e ameaçada pelo rebaixamento, com a subida de produção do Sport. Mas em casa o Alvinegro tem a obrigação de vencer. Aposto no BOTAFOGO
 
ATLÉTICO-GO X SANTOS - O Dragão já foi matematicamente para a segundona em 2013, agora é dispensar vários jogadores e montar outra equipe. O Peixe vem de Neymar para cima do Dragão. Será um novo show do garoto? Aposto que sim! SANTOS vence.
 
CORINTHIANS X CORITIBA - O Timão prepara a equipe para o mundial e bola dividida é tirada de pé, ninguém quer fica de fora da final mais importante da história da equipe. O Coxa já atrapalhou o sonho do Galo e agora também quer complicar a vida do Timão. Aposto no EMPATE
 
DOMINGO
 
VASCO X ATLÉTICO-MG - O Time da Colina só pensa em terminar este desastroso final de temporada. Vinha muito bem e a equipe desandou. O Galo joga as suas últimas fichas, isto a torcida acha, já acabou qualquer possibilidade de título, com o empate diante do Flamengo e a derrota para o Coritiba. Aposto no EMPATE
 
PALMEIRAS X FLUMINENSE - Jogo dos desesperados e dos eufóricos. O Alviverde vai novamente experimentar a segundona, só um milagre salva. O Tricolor vai a Sampa (Presidente Prudente) para buscar o título. Aposto no FLUMINENSE
 
GRÊMIO X SÃO PAULO - Jogo super equilibrado. É a disputa pelo terceiro e quarto lugares no campeonato. O Tricolor gaúcho joga em casa e tem 63 pontos e um empate já ajuda muito nesta disputa contra o Tricolor paulista, que tem 59 pontos e precisa da vitória para confirmar a vaga na Libertadores. Aposto no EMPATE
 
CRUZEIRO X BAHIA - A Raposa vem só para cumprir a tabela, mas deve a torcida, depois do sacode que levou do Santos de Neymar  e vai enfrentar o Tricolor Baiano desesperado e precisando da vitória para fugir do rebaixamento. Aposto no CRUZEIRO 
 
PONTE PRETA X INTERNACIONAL - A Macaca - apesar das mínimas chances de rebaixamento - e o Colorado - apesar das mínimas chances de classificação para a Libertadores - vão realizar um amistoso em Campinas. Aposto no EMPATE
 
FIGUEIRENSE X SPORT - O Figueira deve ser rebaixado matematicamente nesta rodada. A vaca já foi para o brejo e o Leão pernambucano vem com tudo depois da grande vitória - goleada - na casa do Vasco e mais uma vitória pode ser o que falta para a arrancada final e escapar do buraco. Aposto no EMPATE
 
NÁUTICO X FLAMENGO - O Timbu vem com tudo depois da goleada sobre o Internacional. O Rubronegro vem para somar pontos e espantar de vez com o fantasma do rebaixamento. Na minha opinião já escapou. Aposto no NÁUTICO

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

OUTRA OPÇÃO DE NOTÍCIAS

Se você quer ter informações precisas e corretas sobre todos os fatos que acontecem no país, entrem na REDE BRASIL ATUAL um portal que tem o olhar dos trabalhadores sobre a política, economia, trabalho, cidadania, ambiente, eduacção e muito mais.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

VENHA COMEMORAR COMIGO

Nesta sexta dia 09, irei comemorar os meus 50 anos - feitos no último dia 04 - com todos os meus amigos. Gostaria  de contar muito com a presença de todos que fizeram de alguma forma parte desta história de vida. O meu presente é 1kg de alimento não perecível, que será doado a uma creche comunitária.

Espero todos lá!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O NOVO BIRIBA

Quem não lembra daquele cachorrinho que nasceu com a estrela solitária no peito, o seu nome é Perivaldo. Ele voltou a ficar em cartaz novamente, depois de seis anos. Nasceu o seu filhote e o nome dele é Biriba, afinal o cachorrinho tem uma estrela solitária também no corpo, como o pai. Vejam na foto abaixo.


Perivaldo e seu filhote, o Biriba

Ele nasceu em João Pessoa/PB, já virou mascote da torcida alvinegra na cidade, que se  reúne toda semana na capital paraibana para assistir aos jogos do clube carioca. Desde que ele nasceu no dia 12 de outubro o clube ainda não perdeu um jogo.

Perivaldo, chegou a morar no Rio de Janeiro por um ano. Seus donos acreditavam que ele poderia virar mascote do clube, mas o departamento de marketing do clube não se interessou.  Com o nascimento do mais novo herdeiro de Perivaldo, Aldo  - dono do Perivaldo - resolveu sem pretensões homenagear um antigo mascote do time na década de 1940 e colocou o nome do filhote de Biriba. O que Aldo não sabia, num primeiro momento, é que o novo cachorrinho também tinha a mesma marca.

Aldo se diz um cara de sorte e ficou orgulhoso de ser dono de um cachorro com a marca de seu clube do coração. O Ricardo Jorge, presidente da torcida em João pessoa, afirma: "Aqui, com certeza, ele já é o mascote oficial do Botafogo"

terça-feira, 6 de novembro de 2012

"MÊS" DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Central ùnica dos Trabalhadores prepara uma séria de atividades durante este mês - novembro - para marcar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro). Serão atos, manifestações, eventos culturais que vão celebrar os avanços conquistados e cobrar mais empenho das três esferas governamentais na promoção de políticas afirmativas que visem superar as desigualdes social e racial e erradicar o preconceito e a discriminação no Brasil.

Iniciando simbolicamente as atividades, a CUT Nacional promoverá na próxima terça-feira, dia 6, em São Paulo, o ato pela igualdade racial, no trabalho e na vida. Foram convidados o deputado federal Vicentinho, a deputada federal Janete Pietá e o senador Paulo Paim, além de representantes da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Fundação Cultural Palmares.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

SALVEMOS OS ÍNDIOS GUARANI-KAIOWÁ

Os índios da etnia Guarani-Kaiowá estão correndo sério risco de GENOCÍDIO, com total omissão da mídia local e nacional e permissão do governo. O Governo Dilma precisa intervir neste caso - tenho a certeza que o governador ANDRÉ PUCCINELLI, não fará -  para que impeçam tais matanças e junto com elas a extinção desse povo. Não tenho a menor dúvida que é isto que os latifundiários estão torcendo.

Leiam abaixo a carta de socorro da comunidade Guarani-Kaiowá.

“Nós (50 homens, 50 mulheres, 70 crianças) comunidades Guarani-Kaiowá originárias de tekoha Pyelito kue/Mbrakay, vimos através desta carta apresentar a nossa situação histórica e decisão definitiva diante de despacho/ordem de nossa expulsão/despejo expressado pela Justiça Federal de Navirai-MS, conforme o processo nº 0000032-87.2012.4.03.6006, em 29/09/2012.

Recebemos esta informação de que nós comunidades, logo seremos atacada, violentada e expulsa da margem do rio pela própria Justiça Federal de Navirai-MS. Assim, fica evidente para nós, que a própria ação da Justiça Federal gera e aumenta as violências contra as nossas vidas, ignorando os nossos direitos de sobreviver na margem de um rio e próximo de nosso território tradicional Pyelito Kue/Mbarakay.

Assim, entendemos claramente que esta decisão da Justiça Federal de Navirai-MS é parte da ação de genocídio/extermínio histórico de povo indígena/nativo/autóctone do MS/Brasil, isto é, a própria ação da Justiça Federal está violentando e exterminado e as nossas vidas. Queremos deixar evidente ao Governo e Justiça Federal que por fim, já perdemos a esperança de sobreviver dignamente e sem violência em nosso território antigo, não acreditamos mais na Justiça Brasileira.

A quem vamos denunciar as violências praticadas contra nossas vidas?? Para qual Justiça do Brasil?? Se a própria Justiça Federal está gerando e alimentando violências contra nós. Nós já avaliamos a nossa situação atual e concluímos que vamos morrer todos mesmo em pouco tempo, não temos e nem teremos perspectiva de vida digna e justa tanto aqui na margem do rio quanto longe daqui. Estamos aqui acampados 50 metros de rio Hovy onde já ocorreram 4 mortos, sendo 2 morreram por meio de suicídio, 2 morte em decorrência de espancamento e tortura de pistoleiros das fazendas. Moramos na margem deste rio Hovy há mais de um (01) ano, estamos sem assistência nenhuma, isolada, cercado de pistoleiros e resistimos até hoje. Comemos comida uma vez por dia. Tudo isso passamos dia-a-dia para recuperar o nosso território antigo Pyleito Kue/Mbarakay.

De fato, sabemos muito bem que no centro desse nosso território antigo estão enterrados vários os nossos avôs e avós, bisavôs e bisavós, ali estão o cemitérios de todos nossos antepassados. Cientes desse fato histórico, nós já vamos e queremos ser morto e enterrado junto aos nossos antepassados aqui mesmo onde estamos hoje, por isso, pedimos ao Governo e Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos para decretar a nossa morte coletiva e para enterrar nós todos aqui. Pedimos, de uma vez por todas, para decretar a nossa dizimação/extinção total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar os nossos corpos. Esse é nosso pedido aos juízes federais.

Já aguardamos esta decisão da Justiça Federal, Assim, é para decretar a nossa morte coletiva Guarani e Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay e para enterrar-nos todos aqui. Visto que decidimos integralmente a não sairmos daqui com vida e nem morto e sabemos que não temos mais chance em sobreviver dignamente aqui em nosso território antigo, já sofremos muito e estamos todos massacrados e morrendo de modo acelerado. Sabemos que seremos expulsas daqui da margem do rio pela justiça, porém não vamos sair da margem do rio. Como um povo nativo/indígena histórico, decidimos meramente em ser morto coletivamente aqui. Não temos outra opção, esta é a nossa última decisão unânime diante do despacho da Justiça Federal de Navirai-MS.”

domingo, 4 de novembro de 2012

MEIO SÉCULO DE VIDA


Caramba! Faço hoje meio século de vida, são cinquenta anos bem vividos. Quero agradecer as mensagens dos amig@s e pricipalmente minha família, que sempre esteve ao meu lado, principalmente nos momentos mais difíceis.
 
Conforme convite acima, estarei comemorando com tod@s no dia 09 de novembro. espero vocês lá!
 

sábado, 3 de novembro de 2012

PALPITES DO BRASILEIRÃO - 34 RODADA

Vamos aos nossos palpites de mais a rodada do brasileirão, nesta reta final.

SÁBADO

GRÊMIO X PONTE PRETA - O Grêmio tem mais time, joga em casa e vive um melhor momento. Aposto no GRÊMIO

CRUZEIRO X SANTOS - O fator campo pode fazer a diferença neste confronto, mas com Neymar em campo, tudo pode acontecer. Aposto no EMPATE

FLAMENGO X FIGUEIRENSE - A luta contra o rebaixamento. O rubronegro tem um time melhor e joga com o apoio da sua torcida, mas o Figueira precisa da vitória, caso contrário, é o adeus a primeira divisão. Aposto no FLAMENGO

DOMINGO

PALMEIRAS X BOTAFOGO - O Alviverde precisa de qualquer maneira do resultado, mas o Glorioso vem buscar a vitória, para manter o sonho da Libertadores. Aposto no resultado ruim para os dois, o EMPATE

VASCO X SPORT - O Time da Colina joga em casa e enfrenta o desesperado Leão pernanbucano, que precisa da vitória ou adeus a primeira divisão em 2013. Aposto no Vasco

SÃO PAULO X FLUMINENSE - JOGÃO! O grande confronto da rodada. O Tricolor paulista faz a segunda melhor campanha deste segundo turno e joga em casa, com apoio da sua torcida. Mas o Tricolor carioca, virtual campeão, não vai deixar barato. Aposto no EMPATE

ATLÉTICO-GO X CORINTHIANS - O Dragão goiano joga em casa e podemos dizer, que só pensa em como voltar para a primeira divisão em 2014. O Timão, só pensa em preparar a equipe para a decisão do título mundial. Aposto no EMPATE

PORTUGUESA X BAHIA - A Lusa pode definir a vida do rival Palmeiras. Se ganhar, ajuda. Mas se o Tricolor baiano ganhar, fica praticamente impossível para o Palmeiras ficar na primeira divisão. Aposto no EMPATE

CORITIBA X ATLÉTICO-MG - Outro jogo importante para a ponta da tabela. O Coxa pode ajudar ainda mais o Tricolor Carioca, com uma vitória ou empate. Para o Galo mineiro, só a vitória interessa. Aposto no CORITIBA

NÁUTICO X INTERNACIONAL - O timbu agora só quer terminar o ano, não luta contra o rebaixamento e nem pelo título ou libertadores. O Colorado precisa da vitória para continuar sonhando com a libertadores. Aposto no NÁUTICO

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

NOTA NO JORNAL O DIA

Saiu hoje uma nota no Jornal O Dia, na coluna Informe do Dia, do Fernando Molica, dando como certo a troca do titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. A nota afirma a troca da titularidade da pasta, que hoje é do companheiro Marcelo Costa, pelo meu nome.

O que tem de real é a decisão do PT municipal (sua executiva) de apresentar o meu nome para a apreciação do prefeito Eduardo Paes, apesar do Fernando Molica, ser super informado.

O meu nome inclusive é uma idéia do secretário Marcelo Costa, com o apoio de diversos parlamentares e militantes do partido. Mas até o momento não houve qualquer comunicação oficial por parte do prefeito e acho que ele deve ter o seu tempo para as conversas para compor seu futuro secretariado.

FUNCIONÁRIOS DA FINEP APROVAM ACORDO

Em assembleia realizada na quarta-feira (31), no Espaço Cultural Finep, os funcionários aprovaram a proposta de acordo apresentada pela Finep. O Sindicato, a Contraf-CUT e a Associação dos Funcionários da Finep (Afin) também assinaram o documento.

Além de assegurar os avanços obtidos na negociação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária, a proposta traz conquistas importantes nas questões específicas como a incorporação da GET (Gratificação Especial Temporária), a paridade no custeio do plano de saúde, melhora da PLR, formação de grupos de trabalho paritários para discussão do plano de saúde e da Fipeq (Fundo de Previdência).
“O acordo assinado com a Finep foi até aqui o melhor entre os assinados com os bancos públicos por assegurar conquistas importantes e resolver uma pendência de longa data (G) e repara uma injustiça contra parcela importante do funcionalismo da Casa” , disse a diretora executiva da Secretaria de Imprensa do Sindicato Vera Luiza Xavier.

“O resultado agora alcançado é fruto de uma luta de muitos anos dos funcionários da Finep. Foi também um reflexo da greve de janeiro, aprendizado fundamental para todos”, analisa o diretor do Sindicato Ronald Carvalhosa.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O JOGO QUE DECIDIU O BRASILEIRÃO

O empate de ontem (quarta, 30) entre o Atlético-MG e Flamengo em 1 x 1, decidiu o campeonato brasileiro. É verdade faltam ainda cinco rodadas, mas o Fluminense, com este resultado, colocou oito pontos de vantagem sobre o Galo mineiro. O Tricolor tem 72 pontos e joga contra o São Paulo (fora), Palmeiras (fora), Cruzeiro (casa), Sport (fora) e o clássico contra o Vasco, precisando fazer oito pontos, isto se o Atlético, ganhar todos os seus jogos que ainda faltam, vai jogar contra o Coritiba (fora), Vasco (fora), Atlético-GO (casa), Botafogo (fora) e clássico contra o Cruzeiro. Tarefa difícil para o Galo - que tem 64 pontos -  e fácil para o Tricolor, levando em conta a campanha de cada um deles até agora.
 
Na Libertadores, estão garantidos o Fluminense (72 pontos), Atlético-MG (64 pontos) e Grêmio (60 pontos). A última vaga vai ficar para o São Paulo ( 58 pontos) provavelmente, que engrenou nesta reta final. Internacional (51 pontos), Botafogo e Vasco (50 pontos), só um milagre.
 
Na Zona do Rebaixamento, o Atlético-GO (23 pontos) e Figueirense (29 pontos) já foram para a segunda divisão ano que vem. O Palmeiras (32 pontos) e Sport (33 pontos) dificilmente vão mudar este cenário. A única "presa" que eles podem alcançar é o Bahia que tem 37 pontos. A Portuguesa (40 pontos) e Flamengo (41 pontos) estão praticamente garantidos na primeira divisão em 2013. O retante é férias.