quinta-feira, 29 de novembro de 2012

IMAGEM E EXEMPLO DE ZUMBI DOS PALMARES



Imagem de Zumbi dos Palmares
Você sabe como era o rosto do herói brasileiro, Zumbi dos Palmares? Claro que não! Ninguém conhece. A imagem que usamos para representá-lo foi inventada, pois nunca houve registro de sua fisonomia.
 
Ele nasceu livre, no Quilombo dos Palmares, em 1665. Mas logo foi capturado e obrigado a viver com um padre. Já com os seus 15 anos, ele conseguiu fugir e voltar para a sua comunidade e logo se tornou o melhor dos guerreiros, protegendo o Quilombo dos Palmares com muita pericia e criatividade. Não era fácil defender a sua comunidade, já que o seu tamanho igualava-se ao território de Portugual.
 
Após a morte do líder Ganga Zumba, Zumbi assumiu o seu lugar. Ele era procurado pelo governo pernambucano, que tentava destruir o Quilombo por mais de 100 anos. Diziam até que o Zimbi era imortal, tal a dificuldade de capturá-lo por forças governamentais. Hoje séculos depois, lembramos Zumbi, como uns dos maiores heróis brasileiros, no dia 20 de novembro, data de sua morte, que virou feriado nacional em que se homenageiam a cultura e a história dos negros brasileiros.
 
É uma história que começou triste, devido a escravidão, mas que foi bonita e virou exemplo de luta e resistência. Esta é a sua melhor imagem de Zumbi dos Palmares para todos nós, que lutamos por um mundo mais justo e fraterno para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!