sexta-feira, 23 de novembro de 2012

MULHERES SOFREM MAIS COM O ASSÉDIO MORAL

As mulheres são as maiores vítimas do assédio moral. A avaliação é do Tribunal Superior do Trabalho (TST), com base no número de processos julgados por juízes do trabalho de todo o país, com pedido de indenização por dano moral, a maioria, decorrentes de assédio a mulheres.

Charge do amigo Mariano
A questão se tornou tão grave que mereceu uma matéria postada no dia 4 de novembro no site do Tribunal, intitulada “A mulher e o assédio moral”, mostrando o que é esta prática ilegal e desumana, que pode ser praticada pelo superior imediato, ou se constituir numa forma de pressão coletiva, que a Justiça classifica como assédio moral organizacional, ligado às metas e à produtividade, muito conhecida pela categoria bancária.

Bancos são os mais citados

A matéria cita diversos casos de assédio moral contra mulheres, julgados procedentes pelo TST, a maioria ocorrida em bancos. Este fato demonstra a opção por não punir gestores que assediam funcionárias, um comportamento recorrente no sistema financeiro. E, ainda, a prática do assédio moral coletivo ou organizacional, em reuniões, para exigir que metas sejam atingidas.

O que é

Para a desembargadora, jurista e professora Alice Monteiro de Barros, o que caracteriza o assédio moral é a intensidade da violência psicológica, o prolongamento no tempo, o objetivo de ocasionar dano psíquico ou moral com o intuito de marginalizar o assediado, e que se produzam efetivamente os danos psíquicos. Como se caracteriza pela conduta abusiva, de natureza psicológica, feita de forma repetida, seu principal meio de prova são as testemunhas, que podem descrever e comprovar o comportamento hostil do agressor ou as situações que presenciaram, onde a trabalhadora foi humilhada.
 
Fonte: www.bancariosrio.org.br
Charge: Mariano

Um comentário:

  1. Conheça e faça parte do blog “Assediados”.
    www.assediados.com
    Um espaço onde vítimas de assédio ou dano moral podem relatar suas histórias, compartilhar experiências, e buscar caminhos para tornar o ambiente de trabalho um espaço seguro, onde seres humanos sejam tratados com o respeito e a dignidade que merecem. Um espaço onde você encontrará informações atualizadas sobre Assédio Moral no trabalho.
    "Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre"

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!