quinta-feira, 15 de novembro de 2012

AVALIAÇÃO DO BRASILEIRÃO - SÉRIES A, B, C, D

Vamos fazer uma avaliação sobre as quatro séries do Campeonato Brasileiro de futebol. Ainda tem muita disputa em jogo.

SÉRIE A - PRIMEIRA DIVISÃO

Com o Fluminense já campeão antecipado, a luta ficou restrita ao Libertadores (quase definida) e no rebaixamento. Na Luta pelas vagas na Libertadores o próprio Fluminense (76 pontos), Grêmio (66) e Atlético-MG (65) já garantiram suas vagas. O São Paulo (59) e Botafogo (54) lutam pelo última vaga. Não basta o alvinegro tirar cinco pontos em nove jogados, ele ainda terá que torcer para que o tricolor paulista não ganhe a Copa Sulamericana e se isto acontecer, entram apenas os três primeiros colocados na competição. O Corinthians (campeão da Libertadores de 2012) e o Palmeiras (campeão da Copa do Brasil 2012) também já tem as suas vagas garantidas.

No rebaixamento, o Atlético-GO (26) e o Figueirense (30) já carimbaram matematicamente os seus passaportes para a segundona (Série B) em 2013, restam ainda duas vagas que ninguém quer assumir. Mas o Palmeiras (33) tem grande chance de volta a segunda divisão, depois de dez anos. Sua situação é praticamente irreverssível, tem que tirar sete pontos de diferença para o Bahia (40) e Portuguesa (40) em nove disputados. O Sport ainda respira, apesar de ter uma tarefa mais fácil que o Palmeiras, sua situação também não é fácil.

SÉRIE B - SEGUNDA DIVISÃO

Sobem quatro e descem quatro equipes. Vamos analisar a situação da competição. Diferente da Série A, falam apenas dois jogos (seis pontos a disputar) e a situação também é de alguma disputa, tanto para subir, como para descer para a Série C (terceira divisão).

Na luta pelo título, O Goiás (74 pontos) e Criciúma (71) disputam o título. O Atlético-PR (69) tem remotas possibilidades. Na luta para subir para a primeira divisão (Série A), o Goiás (74), já garantiu a sua vaga, o Criciúma (71) precisa de mais uma vitória, mas está muito perto do acesso. As outras duas vagas do acesso tem três equipes duelando. Atlético-PR (69), Vitória (69) e São Caetano (67), dois sobem e um sobra e fica na segunda divisão em 2013.
 
No rebaixamento a luta fica também muito intensa, o Barueri (27) e o Ipatinga (31) já estão rebaixados matematicamente para a terceira divisão em 2013. A disputa pelas outra duas vagas (que ninguém quer) ficou entre o CRB (36), Guaratinguetá (37) - estão na zona de rebaixamento atualmente - Bragantino (38), Guarani (41), Boa Esporte (43) e ABC (43), estes dois últimos precisam apenas de um ponto para se livrar de qualquer risco de rebaixamento. A briga vai ser boa e nós vamos acompanhar.
 
SÉRIE C - TERCEIRA DIVISÃO
 
A terceira divisão tem um sistema diferente da outras duas divisões acima, aqui existe ainda o sistema dom confronto direto a partir das quartas de final. Depois desses confrontos já conhecemos as quatros equipes que vão subir para a segunda divisão em 2013. O Chapecoense, que enfrentou o Luverdense, foi o primeiro classificado depois de de ganhar por 3 x 0 em casa e perder por 1 x 0 fora. O segundo classificado foi o Icasa, que enfrentou o Duque de Caxias, e ganhou o primeiro jogo por 2 x 1 em casa e empatou em 0 x 0 o segundo jogo. O terceiro classificado foi o tradicional Paysandu, que ganhou o primeiro jogo do Macaé, por 2 x 0 e perdeu o segundo jogo por 3 x 2. O quarto classificado foi o Oeste, que empatou em 1 x 1 em casa e foi ganhar por 3 x 1 do Fortaleza, no Ceará. Portanto as semifinais, ficaram assim: Paysandú x Icasa e Chapecoense x Oeste. Os vencedores irão disputar o título.
 
Os rebaixados para a Série D (quarta divisão), são: Salgueiro/PE, Guarany de Sobral, Santo André/SP e Tupi/MG.
 
SÉRIE D - QUARTA DIVISÃO
 
O Sampaio Correa/MA é o campeão da quarta divisão do futebol brasileiro, depois de empatar o primeiro jogo em 1 x 1 com o Crac/GO e ganhar o segundo jogo por 2 x 0. Os quatro times que subiram para a terceira divisão são: O Sampaio Correa, Crac, Mogi Mirim e o Baraunas.
 
A quarta divisão teve clubes tradicionais e conhecidos do torcedor, como o Remo, Friburguense, Volta Redonda, Sampaio Correa, Mogi Mirim, Mixto, Campinense, CSA, Vitória da Conquista, Marilia, Brasil de Pelotas e o Juventude, que já foi campeão da Copa do Brasil em 1999, numa final polêmica contra o Botafogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!