domingo, 30 de dezembro de 2012

CURIOSIDADES DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Vamos conhecer algumas curiosidades de alguns municípios do país. Hoje temos mais de 5.550 municípios espalhados por todo o território nacional e cada um com suas caracteristiscas e peculiaridades.
 
As curiosidades começam por alguns nomes: Quebra-Freio, Corta-Mão, Não-Me-Toque, Venha-Ver, Passa-e-Fica, Passe-Bem. Bela Solidão, Varre-e-Sai, Chá de Alegria, Bem-Bom, Jacaré dos Homens, Recursolândia e Vai-de-Cães.
 
As ruas... Tem municípios que todas as ruas são numeradas ou que as ruas são só nomes de vegetais ou todas as casas tem nome de músicas. Em Rubiataba, interior de Goiás, todas as ruas têm nomes de árvores e plantas. Já na paulista Rio Claro os logradouros são numerados: rua Um, rua Dezessete, rua Vinte e Três, e por aí vai. Na fluminense Conservatória, autoproclamada “capital nacional da seresta”, o inusitado não está no nome das ruas, mas das casas.
A menor e a maior... Você acredita que uma cidade brasileira possa ter menos de 1.000 habitantes? A cidade paulista de Bora, possui 837 habitantes. Em sua configuração mais otimizada, o superjumbo tem capacidade para transportar até 853 passageiros. É daquelas cidades que o tempo não passa. Enquanto isto... Altamira, no Pará, é a maior cidade do Brasil. E a segunda de maior extensão do mundo. Com quase 160 mil quilômetros quadrados, é 105 vezes maior do que a cidade de São Paulo e a menor cidade brasileira é Santa Cruz de Minas, com cerca de três quilômetros quadrados. Colada a São João del-Rei, a cidadezinha também é um tanto jovem: foi fundada em 1995. Para atravessá-la, o visitante não percorre nem dois quilômetros.

Onde mais chove e menos chove... Cabrobó, em Pernambuco, é o lugar onde menos chove no Brasil. A amapaense Calçoene é onde mais cai água. Já a catarinense São Joaquim é onde há mais registro de neve.

Mais homens e mais mulheres... Dos 10 municípios brasileiros com mais varões, nove estão no estado de São Paulo. A cidade com mais homens é Balbinos, onde 82% da população é do sexo masculino. Para alívio dos paulistas, o estado de São Paulo também abriga a cidade com mais mulheres. Em Santos, 54% da população é feminina. Depois vem o Recife e, logo em seguida, outro município paulista: São Caetano.
Nomes estranhos... Varre-Sai (RJ) O nome viria de um aviso afixado num dos ranchos de descanso dos viajantes. A placa anunciava: Varre e sai. Ou seja, os tropeiros poderiam usar o alojamento à vontade, desde que deixassem tudo limpinho na saída.

Não-Me-Toques (RS) É um mistério até para os habitantes a origem do nome do município gaúcho. Há quem diga que era pela abundância da planta homônima na região. Mas há também a possibilidade de ser pela existência de uma fazenda chamada Não-Me-Toques nas redondezas.

Anta Gorda (RS) O nome foi inspirado numa memorável caçada ao pobre animalzinho no século 19. Em 1910 houve a mudança de nome para Carlos Barbosa, então governador do estado. Mas a população não gostou nada da troca. De tanto pressionar, a cidade voltou a ser Anta Gorda. E quem nasce lá é antagordense.

As cidades planejadas... Ao contrário do que se pensa, o Brasil não tem apenas Brasília como capital planejada. Teresina, Aracaju, Belo Horizonte, Goiânia e Palmas também nasceram nas pranchetas de urbanistas.
 
O mundo dentro do Brasil... Nova Iorque fica no Maranhão, Buenos Aires é um município pernambucano. E tem também Califórnia no Ceará, Flórida no Paraná, Filadélfia na Bahia e atee uma Shangri-la, o paraíso perdido. Só que o brasileiro fica no Rio Grande do Sul.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!