sábado, 29 de dezembro de 2012

PROGRAMA POLOS DO RIO

O Programa Polos do Rio é o encontro virtuoso entre o poder público e a iniciativa privada para revitalizar o tradicional comércio de rua da cidade do Rio de Janeiro. Hoje o Programa tem 23 Polos Gastronomicos, Turístos e Comerciais. O Programa Polos do Rio é coordenado pela SEDES - Secretaria de desenvolvimento Econômico Solidário, em parceria com o SEBRAE, Fecomércio, SindRio, Banco do Brasil e ACRJ.
 
O programa Polos do Rio trabalha para a promoção das vocações locais das diversas regiões da cidade do Rio de Janeiro, por meio do estimulo à atividade econômica e consolidação de espaços atraentes de convivência para os cariocas e turistas. Por meio da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SEDES), a Fecomércio-RJ, o SEBRAE/RJ, o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio) e a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), o programa promove a cooperação empresarial, a geração de emprego e renda e a revitalização da cidade.

Por meio do Decreto 31.473/09 foram reconhecidos 22 polos comerciais na cidade, que variam da excelência na gastronomia, aos acervos turísticos, ruas especializadas e centros comerciais. A iniciativa conta com o encontro virtuoso entre o poder público e a iniciativa privada na revitalização do tradicional comércio de rua.
A força econômica das ruas

A cidade de portas abertas, cordial, hospitaleira, democrática, com gente que entra e sai, compra, vende, trabalha, se diverte. A cidade dinâmica, que acontece na rua, que respira e transpira vitalidade. Este é o espírito que move empresários, comerciantes, artistas, consumidores, cozinheiros, garçons, motoristas, essa gente carioca, de todo o Brasil, que faz o Rio acontecer. O espírito dos Polos do Rio.
Instituído em 2004 para fortalecer o comércio de rua, Polos do Rio ganhou novo impulso a partir de 2009, passando a ser monitorado por uma Governança compartilhada e altamente partipativa. Ganhou também uma certificação, um selo criado para orientar, identificar, estimular e sustentar a qualidade dos empreendimentos de cada um dos polos de negócios reconhecidos pelo programa.

Atitude e espírito que fazem a qualidade carioca

Quem faz junto, faz melhor. Cria, promove, sustenta, multiplica. Esta é a receita dos Polos do Rio, um programa de cooperação empresarial, geração de emprego e renda. O Polos do Rio é o encontro virtuoso do poder público com a iniciativa privada, do mercado com o consumidor, da cidade com o cidadão. É o Rio de que a gente mais gosta. O Rio do diálogo e do entendimento. Onde ele estiver, pode confiar que o serviço é bom. Palavra da Governança do Programa. Gente do ramo, especializada em gestão, qualificação profissional e marketing empresarial. Um time que ajuda quem quer fazer melhor a fazer junto. E todo mundo sai ganhando.
Ciranda da Qualidade


Formar um polo de negócios, setorial ou plural, é coisa muito séria. Além de ser reconhecido por meio de um decreto municipal, o polo é um termo de compromisso entre parceiros. A governança orienta, anima, apóia. Mas quem faz o polo nascer e acontecer é o grupo que dele participa, que toma a iniciativa de se associar.

O polo nasce da vontade de um conjunto de empresas de uma determinada região da cidade. É um recorte geográfico. E é preciso um mínimo de 12 participantes para formar um polo. Um grupo que passa a participar de palestras e seminários, que aprende a pensar seu negócio no plural e que articula seu sucesso empresarial ao sucesso da rede de serviços públicos da cidade – iluminação pública, coleta de lixo, estacionamento regular, segurança.

O resultado desta equação é mais conforto urbano para todos. Sob a chancela de uma parceria público-privada, empresários celebram a iniciativa em torno de um Plano de Ação, baseado no associativismo. Tornam-se agentes de um desenvolvimento sustentado por práticas saudáveis de gestão e cidadania, como a coleta seletiva de lixo, a organização de feiras, a criação de centrais de compras e a adoção de padrões de acessibilidade em seus estabelecimentos.

Visite alguns deles, será um programa imperdível. Conheça todos os Polos clicando no link abaixo.

http://www.programapolosdorio.com.br/portal_pagina.php?pag=2


 

Um comentário:

  1. Eu acho que esses programas não só deve divulgar a educação em saúde, mas também porque é uma parte muito importante das pessoas, é por isso que temos de lutar por essas coisas e deixe-nos um acesso mais fácil para empresas como a amil fazer muito para a nossa saúde.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!