Morreu aos 104 anos (faria 105 no dia 15 de dezembro), o bravo e competente arquiteto, Oscar Niemeyer. Nascido no bairro de Laranjeiras, formou-se em arquitetura e engenharia na Escola Nacional de Belas Artes, em 1934. Casado com Annita Baldo, falecida em 2004 e depois casa-se com Vera Lúcia Cabreira em 2006.
Niemeyer, projetou Brasilia, o Parque do Ibirapuera, o Memorial da América Latina em São Paulo, o Sambódromo e os CIEPs no Rio de Janeiro, o Museu de Arte Contemporânea em Niteroí, o conjunto arquitetônico da Pampulha em Belo Horizonte e outros projetos em todo o Brasil e também em diversos países. Fez história através da arquitetura.
Era um militante comunista e em 1945, o arquiteto ingressou no PCB (Partido Comunista Brasileiro), onde conheceu o Luiz Carlos Prestes e outros lideres da esquerda brasileira. Manteve contatos com diversos líderes comunistas e socialistas em todo o mundo, principalmente na extinta União Soviética e em Cuba.
Valeu companheiro! Valeu Oscar Niemeyer!
Vinícius,
ResponderExcluirCom a devida venia(como diriam os "supremíssimos"),não nos esqueçamos de Lúcio Costa ao falarmos sobre Brasília.