domingo, 9 de dezembro de 2012

É DIFÍCIL ACEITAR E ACREDITAR

É difícil aceitar e acreditar que uma empresa que lucra tanto, possa demitir sem nenhum obstáculo, milhares de trabalhadores num país que vem gerando empregos em praticamente todos os setores econômicos. O Santander teve um lucro que está entre os cinco maiores entre todos os bancos no Brasil e seu resultado no país, responde por 26% do seu lucro mundial, o melhor resultado em todo o mundo. O bancão espanhol lucrou R$ 5,694 bilhões até setembro e planejava demitir mais de 4 mil bancários.
Bancários do Rio na luta contra as demissões

BANCÁRIOS LUTAM
 
Lutando contra tudo e todos, os bancários de todo o país, paralisaram diversas agências e realizaram manifestações, exigindo o fim do processo de demissões em massa e a reintegração de todos os demitidos. Aqui no Rio, diversas agências foram paralisadas, pelo Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro nestes últimos três dias, em vários pontos da cidade.


A diretora do Sindicato, Fátima Guimarães, avisou que os protestos vão continuar até que o banco volte atrás nas demissões e cancele as que planeja fazer. “Além de intensificar as manifestações, estamos tomando medidas jurídicas, nos articulando com o governo federal e exigindo negociações imediatas com o próprio banco”, adiantou.
 
TRT-SP, SUSPENDE DEMISSÕES
 
A desembargadora Rilma Aparecida Heleutério, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (capital e região metropolitana de São Paulo), acolheu liminar na ação movida pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, ordenando a suspensão de todas as demissões sem justa causa feitas pelo Santander nesta semana. De acordo com a juíza, todas as dispensas que ainda não foram homologadas estão suspensas. As já homologadas, serão discutidas.

Segundo a desembargadora, o banco não está em crise, portanto, não há razão para demitir. Em sua decisão afirma: “Vocês são uma instituição europeia e foram acolhidos no Brasil. Têm de respeitar os brasileiros como respeitam os espanhóis”. Lembrou que os trabalhadores da Comunidade Europeia contam com leis de proteção ao emprego que não existem no Brasil. “Mas o trabalho é uma questão social e tem de ser olhado dessa forma.”

Caso a direção do Santander desobedeça a liminar que proíbe as demissões, o banco pagará multa diária de R$ 100 mil. A desembargadora destacou, ainda, a boa situação do banco. “Todos os rankings de consultorias indicam que não há crise no Santander. Ou seja, não precisa demitir".
Manifestação em São Paulo
 
NOVA LEGISLAÇÃO

Este caso das demissões do Santander, com o banco lucrando bilhões, só confirma a necessidade de uma nova legislação e proteção ao emprego. Não podemos admitir que uma empresa lucre tanto e não tenha nenhuma responsabilidade com o futuro do país. Afinal quando ela demite, desestrutura a família do demitido e coloca em risco a continuidade do crescimento econômico que o Brasil vem tendo. A Convenção 158 da IOT (Organização Internacional do Trabalho) precisa ser debatida e aprovada no Congresso Nacional e pelo governo brasileiro. É um ótimo mecanismo, que impede a demissão em massa pelas empresas que tenham uma boa saúde financeira.
 

4 comentários:

  1. Não há o que comentar, o número de demissões fala por si, gostaria apenas de acrescentar que o Santander patrocinará um evento milionário no Complexo do Alemão no próximo dia 15 com a participação da OSB e inauguração de uma árvore natalina de 18 metros...

    ResponderExcluir
  2. Só no Brasil mesmo. Isto prova que não é falta de dinheiro ou saúde financeira.

    ResponderExcluir
  3. Os brasileiros querem comida na mesa

    ResponderExcluir
  4. É preciso manter o crescimento econômico, a geração de empregos e renda, só assim vamos ter comida farta para todos os brasileiros...não tem outra formula.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!