segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

RIO AVANÇA NO TRATAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Na última quinta-feira (02/01), a Prefeitura do Rio de Janeiro, através do prefeito Eduardo Paes, inaugurou a Central de Triagem de materiais recicláveis, em Irajá. Esta central é a primeira das seis previstas, num projeto conjunto com o Governo Federal, através do BNDES, que tem como objetivo ampliar a coleta seletiva na cidade do Rio de janeiro.

Os catadores com os getores da prefeitura e apoiadores do projeto
Prefeito conhecendo a central
A inauguração contou ainda com a nossa presença, como secretário de Desenvolvimento Econômico Solidário, do Marcus Belchior, secretário de Conservação e Serviços Públicos, do Vinícius Roriz, presidente da Comlurb e de várias lideranças do Movimento dos Catadores.

A esteira em pleno funcionamento
 Este projeto é super importante para a cidade, afinal demonstra que atual gestão da prefeitura não vem só olhando para as obras de infraestrutura, que são super importantes, mas também para o desenvolvimento sustentável, com a preocupação com o meio ambiente e ao mesmo tempo gerando renda para os catadores.

A Central de Triagem é toda mecanizada, o que facilita o enfardamento, pesagem e armazenamento. O fluxo produtivo envolverá a seleção de recicláveis, manuseio de balanças e utilização de prensas industriais e empilhadeira. Toda a operação segue as normas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

A Placa de inauguração da Central de Triagem de Irajá
A Cooperativa da CT Irajá é presidida por Wanderson Sabino. Aos 40 anos, Wanderson - que há 20 trabalha como catador e 11 em cooperativa - está realizando um sonho antigo:
"Sempre quis participar de uma cooperativa como essa. Este tipo de trabalho é importante para a ampliação da coleta seletiva na cidade e para a geração de emprego e renda da nossa categoria. É um trabalho mais digno, com mais conforto. O projeto é maravilhoso. Ao mesmo tempo em que a gente vai tirando as pessoas das cooperativas singulares para cá, com a capacitação profissional, também abrimos oportunidades lá".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!