terça-feira, 28 de janeiro de 2014

SÉRIE BANDEIRAS DA COPA: MÉXICO

Atual bandeira do México
Dando continuidade a nossa série: "Bandeiras da Copa", onde contamos um pouco das histórias das bandeiras dos países que irão jogar a Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Já falamos das bandeiras do Brasil, Argentina, Rússia, Inglaterra, Chile e Camarões e hoje iremos retratar um pouco da história da bandeira mexicana.
A bandeira do México é composta por três faixas verticais de mesmo tamanho. A faixa verde fica no canto esquerdo, a branca no centro e a vermelha no direito. No centro da bandeira, na faixa branca, está localizado o brasão de armas do México. A proporção da bandeira é de 4:7.
A cor branca da bandeira, significava, até 1821, um simbolismo religioso, pois representava a fé católica. A cor verde simbolizava a independência da Espanha e a cor vermelha simbolizava a união entre europeus e indígenas. Mas após 1821, e até hoje, as cores passaram a ter outros significados, a branca: a esperança, o verde: a unidade e a vermelha: o sangue dos heróis nacionais.
 
Brasão de Armas
As três cores da bandeira foram adotadas após a independência da Espanha. O modelo atual é usado desde 1968, mas o desenho global tem sido usado desde 1821, quando foi criada a primeira bandeira nacional. Ao longo da história a bandeira apenas sofreu modificações no desenho do brasão de armas e nas proporções entre comprimento e largura.
 
Estandarte de N. S. Guadalupe
Antes da adopção da primeira bandeira nacional, várias bandeiras utilizadas durante a Guerra da Independência com a Espanha, tiveram uma grande influência no desenho da primeira bandeira nacional. Apesar de nunca ter sido adoptado como bandeira oficial, muitos historiadores consideram que a primeira bandeira mexicana terá sido o estandarte da Nossa Senhora de Guadalupe, utilizado durante o Grito de Dolores em 16 de Setembro de 1810. O estandarte tornou-se o símbolo inicial do exército rebelde durante a Guerra da Independência. Vários outros estandartes foram utilizados durante a guerra.
Bandeira das três garantias
O exército revolucionário usou também uma bandeira com as seguintes cores: branco, azul e vermelho dispostas em faixas verticais. O primeiro uso das cores actuais - verde, branco, vermelho - foi na bandeira do Exército das Três Garantias (mostrada acima), após a vitória sobre os espanhóis.
Bandeira entre 1864-1867
A primeira bandeira nacional oficial foi estabelecida em 1821, o primeiro ano de reconhecida soberania mexicana. O governo imperial que se formou escolheu uma bandeira tricolor em verde, branco e vermelho, com o brasão de armas ao centro, que perdura até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!