sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

SÉRIE BANDEIRAS DA COPA: CAMARÕES

Atual bandeira nacional de Camarões
Continuamos a "Série Bandeiras da Copa", onde estamos apresentando um pouco das histórias e curiosidades das bandeiras dos países que vão participar da Copa do Mundo de futebol no Brasil. Depois do Brasil, Argentina, Rússia, Inglaterra e Chile, iremos hoje falar um pouco da bandeira de Camarões, um país africano, que foi ocupado no século X por bantos que praticavam o pastoreio e a agricultura. Depois viraram um entreposto de escravos e de produtos tropicais. Com o fim da II Guerra Mundial, a região foi repartida entre França (zona oriental) e Inglaterra (zona ocidental). 
Bandeira entre 1957 e 1961
 Em 1960, a parte de Camarões britânico se liga a Nigéria à parte meridional, enquanto a parte francesa, retorna a mãe patria, o Camarões Oriental. Assim, Camarões se tornara sucessivamente uma Federação de dois estados, e depois um estado unitário após o referendum de 20 maio de 1972. Enfim, pela recente revisão constitucional de 1984, o país atravessa mais uma nova etapa na integração retomada a denominação de "República do Camarões".
 
A atual bandeira nacional dos Camarões foi adaptada a 20 de Maio de 1975 após os Camarões se terem tornado um estado unitário. A bandeira anterior - 1961/1975 - era de um esquema de cores semelhante à actual, mas com duas estrelas amarelas na parte superior da faixa verde, à tralha. As cores, são as cores Pan-Africanas, e o design é adaptado da bandeira da França.
O Brasão de Camarões
 A faixa central representa unidade: o vermelho é a cor da unidade, e a estrela amarela ao seu centro é referida como a "estrela da unidade". O amarelo simboliza o sol e também as savanas do norte do país; e o verde, as florestas do sul do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!