segunda-feira, 28 de abril de 2014

SÉRIE BANDEIRAS DA COPA: ARGÉLIA

Continuamos a nossa série "Bandeiras da Copa", onde estamos contando um pouco das histórias das bandeiras dos países que irão disputar a Copa do Mundo de futebol aqui no Brasil este ano. Serão 32 países (Africa do Sul, México, Uruguai, França, Argentina, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia, Inglaterra, Estados Unidos, Argélia, Eslovênia, Alemanha, Austrália, Gana, Sérvia, Holanda, Dinamarca, Japão, Camarões, Itália, Paraguai, Nova Zelândia, Eslováquia, Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim, Suíça, Portugal, Espanha, Honduras e Chile) que vão disputar o caneco e a glória de ser a melhor seleção de futebol do mundo por quatro anos. Já retratamos um pouco das histórias das bandeiras do Brasil, Argentina, Rússia, Inglaterra, Chile, Camarões, México, Uruguai, Itália, Costa do Marfim, África do Sul, França, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia e Estados Unidos.  Agora iremos retratar um pouquinho da história da bandeira da Argélia.

Atual bandeira da Argélia
A lua crescente na bandeira argelina. representa a liberdade e tornou-se símbolo islâmico e teve a sua origem na bandeira da Turquia. A bandeira é metade branca e metade verde, com um crescente e uma estrela vermelha ao centro. Ela foi adotada em 3 de julho de 1962, é semelhante às anteriores usadas pela Frente de Libertação Nacional (FLN). A cor branca simboliza a pureza, verde o Islã e o crescente é vermelho e representa a liberdade.
 
Bandeira da FLN
A bandeira nacional é quase a bandeira da Frente de Libertação Nacional (FLN), na crescente e a estrela eram menores. Há suspeitas de que a bandeira foi usada por Abd el-Kader, mas o mais provável é que a bandeira foi desenhada em 1928 por Messali Hadj. A Frente de Libertação Nacional tomou a bandeira em 1954. Desde 1958, a bandeira tem sido o símbolo da República Provisória argelino. Desde a conquista da França (1830-1834) foi usada na Argélia a bandeira francesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!