sábado, 5 de abril de 2014

SÉRIE BANDEIRAS DA COPA: NIGÉRIA

 
O desenho da bandeira da Nigéria foi criado através de um concurso entre 2870 propostas e foi vencido pelo estudante nigeriano  Michael Taiwo Akinkunmi, em 1959. A bandeira foi adotada como simbolo nacional a partir de 1 de outubro de 1960.
 
A bandeira é composta de três faixas verticais do mesmo tamanho, sendo a faixa central branca e as laterais verdes. O verde da bandeira, representa a agricultura e o branco a paz e a unidade nacional. "Paz e Unidade" foi o primeiro lema da Nigéria. A bandeira é retangular e tem a proporção de 1:2.
 
A bandeira original proposta pelo estudante Taiwo possuía o mesmo formato e as mesmas cores, porém, apresentava no centro um sol vermelho. Os juízes do concurso escolheram esta bandeira, porém retiraram o sol vermelho. Atualmente o estudante Taiwovive na cidade de Ibadan (região sudoeste da Nigéria).

A primeira bandeira que pode ser considerada nigeriana, foi a bandeira do Império do Benim (não confundir com a bandeira do Benim). A bandeira do Império do Benim tinha um desenho um tanto curioso: Com um fundo vermelho colorido com o sangue daqueles que foram sacrificados pelos pajés canibais, era desenhado a figura de um bobeco-palito decapitando um outro boneco-palito usando um pedaço de bambu, já demonstrando que naquela época a guerra civil já era algo bem comum e cultural.
 
A Nigéria Colonial teve lá a sua bandeira inspirada na Union Jack, usando uns símbolos da cultura macumbiana local, mas ao contrário da Austrália, a Nigéria conseguiu a independência do Reino Unido e se livrar daquelas bandeiras.
 
Vale lembrar também os badernistas que tentaram criar o Biafra em 1967 e tentarão em vão a independência, eles até tinham a bandeira deles usando as cores africanas e como símbolo o cabelo do Naruto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!