sábado, 12 de abril de 2014

SÉRIE BANDEIRAS DA COPA: GRÉCIA

Nesta série estamos contando um pouco das histórias das bandeiras dos países que irão disputar a Copa do Mundo de futebol aqui no Brasil este ano. Serão 32 países (Africa do Sul, México, Uruguai, França, Argentina, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia, Inglaterra, Estados Unidos, Argélia, Eslovênia, Alemanha, Austrália, Gana, Sérvia, Holanda, Dinamarca, Japão, Camarões, Itália, Paraguai, Nova Zelândia, Eslováquia, Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim, Suíça, Portugal, Espanha, Honduras e Chile) e depois das bandeiras do Brasil, Argentina, Rússia, Inglaterra, Chile, Camarões, México, Uruguai, Itália, Costa do Marfim, África do Sul, França, Nigéria e Coreia do Sul. Agora iremos retratar um pouquinho da história da bandeira da GRÉCIA.
Bandeira atual na Grécia
A bandeira Grega, tem nove listras horizontais iguais em azul e branco, que se alternam. Existe um quadrado azul no canto superior esquerdo da tralha, designado por cantão, que contém uma cruz branca.
Bandeira de 1769 e usada na Revolução Grega / 1821.
 
Bandeira de 1822 a 1969.
 
A religião é presença forte no desenho da bandeira da Grécia. A cruz que fica no canto esquerdo, simboliza ortodoxia grega, a religião tradicional do país, e cada uma das nove listras corresponde a uma sílaba da frase "Liberdade ou Morte" (Ελευθερία ή θάνατος). As proporções oficiais da bandeira são de 2:3.

A bandeira de 1975 a 1978.

 
Bandeira de 1970 a 1975 e retomada em 1979 até à actualidade, em tons mais claros.
 
O desenho atual da bandeira, só foi usada a partir de 1978 e o esquema de cores em azul e branco foi usado pela primeira vez em 1820. Anteriormente, num azul mais escuro, a bandeira era apenas usada no mar e pela marinha mercante, e a bandeira nacional era uma simples cruz branca em fundo azul.
 Bandeira do Reino da Grécia, entre 1863 e 1924, e 1935 e 1973.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!