terça-feira, 1 de abril de 2014

UM PESADELO VIVO NA MEMÓRIA DO BRASIL

Esquecer jamais!
Há 50 anos, o Brasil passava pelo pior momento da sua história, com violações da liberdade e dos direito humanos e que culminou com milhares de brasileiros e brasileiras mortos, desaparecidos e torturados. Este momento não devemos esquecer nunca, para que a sociedade não caia na "tentação" de querer experimentar novamente o gostinho das atrocidades.
 
Uma geração inteira nas ruas
Durante 21 anos muitos lutaram pelo nossa liberdade, hoje escrevo no meu Blog se ter o medo da violação dos meus direitos democráticos e muito devo a esta geração de brasileiros. No golpe militar de 31 de março de 1964, eu tinha apenas 2 anos, mas meu pai já vivia a luta por um Brasil livre e democrático e foi assim que viveram milhares de brasileiros. Tive a sorte de está hoje ao meu lado, mas muitos familiares sofreram com a perda, como foi o caso do ex-presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, Aloísio Palhano, que foi preso, torturado e até hoje não foi encontrado.
Cartaz da CUT
Muitas tentativas existem para a apuração dos abusos neste período, mas nada até agora de fato ocorreu, como por exemplo a prisão dos torturadores, que estão até hoje livres, com suas mãos sujas de sangue e quem sabe sem a dor na consciência. A verdade é que o brasil avança na sua democracia, tanto que elegeu o primeiro operário presidente e agora tem uma mulher e vitima da tortura no seu comando. Mas mesmo assim, não conseguimos prestar contas e conhecer profundamente este passado de dor na história brasileira.
 
Ato lembrando os desaparecidos
Com certeza não temos nada para comemorar, afinal ainda convivemos com desaparecidos, corpos enterrados em covas clandestinas e com alguns parlamentares que fazem a defesa desta tortura desfrutando da democracia conquistada pelo sangue do povo brasileiro.
 
Cena comum no período da ditadura militar
Seguimos em frente aperfeiçoando a nossa democracia, mudando a realidade do nosso sofrido povo brasileiro. Muita coisa se construiu, mas não podemos ficar parados, precisamos avançar na busca de uma sociedade justa e fraterna para todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!