quinta-feira, 30 de abril de 2015

A CIDADE DO RIO DE JANEIRO SERÁ A PRIMEIRA CAPITAL DAS AMÉRICAS EM COMÉRCIO JUSTO


O Prefeito Eduardo Paes acaba de assinar o apoio a certificação da Cidade do Rio de Janeiro no Comércio Justo. Concluída a certificação, o Rio será a primeira capital da Américas Latina em Comércio Justo. A certificação será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário/SEDES, da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O Comércio Justo ou "Fair Trade" é um conceito que nasceu na década de 60 na Europa. O Comércio Justo tem o conceito  e a prática de inserir grupos produtivos excluídos pelo setor econômico tradicional. O faturamento tem sido alto dos produtos certificados, que são vendidos e beneficiando milhares de pequenos produtores. 

Hoje existem mais de duas mil cidades certificadas no mundo inteiro e a sua grande maioria se encontra na Europa. Grandes capitas dos mundo como, Londres, Madrid, Roma, Paris, Amsterdam, já são certificadas.

Para conseguir a certificação a cidade terá ainda que cumprir o caminho:  O primeiro é a Declaração da Prefeitura do Rio de que apoia a Campanha Rio Cidade de Comércio Justo, já realizado. O segundo é viabilizarmos no mínimo 120 pontos de comercialização de produtos certificados de comércio justo na cidade. O terceiro é influenciar empresas para que adquiram e sirvam a seus funcionários produtos de comércio justo. O quarto é a formação do comitê coordenador da campanha, que vem sendo construído desde o evento realizado no dia 25 de março, no MAR, Museu de Arte do Rio, quando o prefeito assinou a declaração da Prefeitura do Rio de que apoia a Campanha Rio Cidade de Comércio Justo.

"Foi o primeiro evento para constituição do comitê coordenador da Campanha, diversos representantes de organizações se voluntariaram para participar e apoiar a campanha para certificação da cidade" Diz Ana Asti, Diretora de Economia Solidária e Comércio Justo da SEDES.

Um comentário:

  1. Vinicius fico muito feliz com a forma que você implementou dentro do poder público. Tenho acompanhado as ações e fico feliz.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!