quarta-feira, 2 de novembro de 2016

O BOTAFOGO TEM QUE OFICIALIZAR A FIFA O SEU TRI-CAMPEONATO MUNDIAL

Este debate sobre os campeonato mundiais que o Botafogo conquistou nos anos de 1967,1968 e 1970, quando conquistou a Pequena Taça do Mundo (Mundialito de Clubes), derrotando derrotando as principais potências da Europa, como o Barcelona em 1967, o Benfica de Eusébio, Coluna e Simões em 1968 e o Spartak Trnava da Tchecoslováquia em 1970. Essas competições estão nos mesmos padrões e precederam o Mundial Interclubes. Chegou a hora do Botafogo fazer um bom estudo e entrar na FIFA com um pedido de reconhecimento. O Estadio Nilton Santos, a Sede de General Severiano e as mídias do clube, inclusive o site tem que assumir esta conquista, como faz o nosso rival da Gávea, na conquista de 1981, mesmo sem o reconhecimento de qualquer Confederação, seja a FIFA, CONMEBOL, UEFA ou CBF. 

Abaixo reproduzo a matéria que escrevi no blog, em 28 de dezembro de 2015.


BOTAFOGO TRI-CAMPEÃO MUNDIAL

Muita polêmica cerca o debate sobre quem é o legítimo Campeão Mundial Interclubes, competição organizada pela FIFA. A competição passou a ser organizada pela FIFA no ano 2000 e só voltou a ser disputada em 2005, por falta de patrocinadores. Vejam abaixo a relação no site da FIFA de todos os Campeões Mundiais Interclubes. 

                                            

Campeões interclubes em 2000 e de 2005 até 2015, com ampla hegemonia dos europeus sobre as equipes da América do Sul. Estes são os campeões que a FIFA reconhece até o momento.


                               

Os flamenguistas reivindicam que o jogo patrocinado pela montadora de carros Toyota, a antiga Taça Toyota, era um campeonato mundial interclubes, mesmo não sendo patrocinado pela FIFA. Esta competição era um jogo entre o campeão europeu e o campeão sulamericano. Não havia o direito de nenhuma equipe de outro continente de participar.

Se os flamenguistas pedem a oficialização da FIFA do seu título, por que não oficializar disputas como a Pequena Taça do Mundo (Mundialito de Clubes)? Ou o Troféu Triangular de Caracas? O Torneio de Paris? Visto que ambas as competições estão nos mesmos padrões e precederam o Mundial Interclubes? Segue um pequeno trecho sobre estes torneios abaixo:


Esse torneio foi na época denominado de Copa do Mundo de Clubes por reunir as maiores equipes futebolísticas do planeta, tais como: 

-O Peñarol, campeão da Taça Libertadores da América, Campeão da Copa Intercontinental, Recopa dos Campeões Intercontinentais; 
-O Barcelona da Espanha, uma das maiores do mundo;
-O Botafogo já se consagrara mundialmente ao conquistar o Torneio Mundial Interclubes em Paris, foi ainda quatro vezes Campeão do Brasil ao conquistar três edições do Roberto Gomes Pedrosa e uma Taça Brasil, 5 vezes Campeão do Estadual do Rio de Janeiro 1957, o Bi em 1961/1962 e o outro Bi em 1967/1968, Bicampeão da Taça Guanabara 1967/1968 (que era um torneio independente até então), do Hexagonal de clubes em 1968, além de muitos outros títulos internacionais. 



O BOTAFOGO É TRI-CAMPEÃO MUNDIAL


A Equipe de Botafogo F.R é o maior vencedor da história da competição. A lendária equipe Alvinegra de Manga, Leônidas, Carlos Roberto, Gérson, Zequinha, Rogério, Roberto, Jairzinho e Paulo César venceu três edições da Copa do Mundo de Clubes: 1967/1968 e 1970, derrotando as principais potências da Europa, como o Barcelona em 1967, o Benfica de Eusébio, Coluna e Simões em 1968 e o Spartak Trnava da Tchecoslováquia em 1970. 

Além de na semi-final de 1967 ter eliminado o Peñarol de Spencer (O Maior artilheiro da história da Libertadores com mais de 50 gols), um ano antes o Peñarol sagrava-se Campeão da Libertadores da América, Campeão da Copa Intercontinental (Mundial de Clubes) e da Recopa Mundial. O Benfica de Portugal, eleita a melhor equipe da Europa nos anos 60 e principalmente no ano de 1968, venceu 2 ligas da Europa e foi eleito em 1968 ano que perdeu o título para o Botafogo, como a melhor equipe da Europa, tendo Eusébio recebido a Bola de Ouro prêmio concedido pela revista francesa France Footbol ao melhor jogador da Europa e também ao melhor marcador (artilheiro) da Europa.

Vejam abaixo a reprodução da matéria sobre a Pequena Copa do Mundo de 1967, no site wikipedia.

Foi a segunda edição do Troféu Triangular de Caracas também conhecido como Taça Círculo de Periodicos Esportivos foi um torneio internacional que reuniu, durante décadas, as maiores equipes do mundo, antecedendo competições como a chamada Taça Intercontinental e a Copa do Mundo de Clubes da FIFA.
Desse torneio participaram os maiores clubes do século XX, sobretudo os campeões europes e sulamericanos como: O Real Madrid, Barcelona, Peñarol, Benfica, Sporting, Porto, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio, vasco e Independiente.
À época, a FIFA não organizava torneios intercontinentais, tratando quase exclusivamente de Seleções. Dessa forma, o Torneio Internacional de Caracas (ou Pequena Copa do Mundo), assim como a Taça Intercontinental, não contam com reconhecimento oficial e tampouco pontuação no ranking histórico da FIFA.

OS JOGOS

O Torneio foi disputado em modo triangular (todos contra todos), sagrando-se o Botafogo campeão invicto, Barcelona vice-campeão e Peñarol terceiro e último colocado.


BARCELONA 1 x 0 PEÑAROL
Data: 26 / 01 / 1967
Local: Estádio Olímpico, Caracas
Árbitro: Ivan Barrios
Gol: Seminario, aos 34’ do 1° tempo
Barcelona: Sadurní, Benítez e Olivella; Eladio, Borrás e Muller; Rife, Endériz, Zaldúa, Fusté e Seminario (Pereda)
Peñarol: Taibo, Lezcano e Díaz; Méndez, Gonçalves e González; Abbadie (Bertochi), Cortés, Silva (Cabrera), Spencer e Joya
Obs: Muller e Spencer foram expulsos


PEÑAROL 0 x 0 BOTAFOGO
Data: 28 / 01 / 1967
Local: Estádio Olímpico (Caracas)
Árbitro: Angel Ortega
Peñarol: Taibo, Méndez, Lezcano, Díaz e González; Gonçalves e Cortez (Bertucci); Abbadie, Silva (Cabrera), Spencer e Joya (Barreto). Técnico: ?
Botafogo: Manga, Joel, Zé Carlos, Leônidas e Chiquinho Pastor; Afonsinho (Nei Conceição) e Gérson; Edinho (Sicupira), Roberto, Aírton Beleza (Rogério) e Paulo Cézar. Técnico: Admildo Chirol
Obs: Paulo Cézar teve um gol anulado aos 16’ do 1° tempo


BOTAFOGO 3 x 2 BARCELONA
Data: 31 / 01 / 1967
Local: Estádio Olímpico (Caracas)
Público: 25.000
Árbitro: Rodolfo Isaia
Gols: Aírton Beleza, aos 14’ (1° tempo); Gérson, aos 35’ e Paulo Cézar, aos 40’, Silva (2), aos 41’ e 44’ (este de pênalti)
Botafogo: Manga, Joel, Zé Carlos, Leônidas e Chiquinho Pastor; Afonsinho e Gérson; Edinho (Rogério), Roberto, Aírton Beleza (Sicupira) e Paulo Cézar. Técnico: Admildo Chirol
Barcelona: Reina, Benítez, Eladio, Müller e Olivella; Borrás e Fusté; Rife, Zaldúa (Pereda), Silva e Seminario (Zavalla). Técnico: Roque Olsen

VEJAM MAIS SOBRE A PEQUENA COPA DO MUNDO DE CLUBES (TROFÉU TRIANGULAR DE CARACAS)

Clique Aqui ou no link abaixo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Trof%C3%A9u_Triangular_de_Caracas

Troféu Triangular de CaracasTorneio de Caracas ou ainda Triangular de Caracas são nomes genéricos de 10 torneios disputados entre 1958 e 1981 entre clubes e seleções, principalmente de países de origem espanhola ou portuguesa. Este Torneio é considerado como parte da Pequena Taça do Mundo.
À época, a FIFA não organizava torneios intercontinentais, tratando quase exclusivamente de Seleções. Dessa forma, o Torneio Internacional de Caracas (ou Pequena Copa do Mundo), assim como a Taça Intercontinental, não contam com reconhecimento oficial e tampouco pontuação no ranking histórico da FIFA.
Já participaram nesses torneios grandes clubes como: Real MadridBarcelonaPeñarolBenficaSportingPortoBotafogoCruzeiroGrêmioVasco e Indepentiente. E seleções como: Seleção ArgentinaSeleção Soviética e Seleção Colombiana.
O grande campeão é o Botafogo, com 3 títulos.

6 comentários:

  1. O BOTAFOGO PRECISA ORGANIZAR-SE E MONTAR UMA EQUIPE DE MIDIA. PARA ORGANIZAR ESTES TITULOS E DIVULGAR PRINCIPALMENTE AQUI NO BRASIL. ONDE OUROS TIMES TEM EQUIPES ESPECIALIZADAS EM DIVULGAR SEUS EFEITOS.EMBORA SEM OS DESTAQUES QUE O BOTAFOGO TEM, MAS COM MAIS ENFASE.

    ResponderExcluir
  2. Caralho vcs são malucos, o único título sulamericano que obtivemos, foi a Conmebol, deixem de ser lunáticos

    ResponderExcluir
  3. Não é possível ser Campeão Mundial, sem ter ganho a Libertadores. Por historias bizarras como essa, que somos motivo de chacota dos nossos rivais.

    ResponderExcluir
  4. Tem muitos torneios que foram, reconhecido como antes eram intercontinental,que dizer dois continentes America do Sul X Europa - Santos foi duas vezes?

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!