quarta-feira, 9 de novembro de 2016

RESUMO DO BRASILEIRÃO

O Campeonato Brasileirão de futebol só retorna no dia 15 de novembro, quando teremos a 35º rodada. Portanto vamos fazer um resumo e algumas previsões sobre as possibilidades das equipes.

A LUTA PELO TÍTULO

O Palmeiras (70 pontos) tem o título praticamente nas mãos, a distância de 6 pontos é bem folgada para apenas 4 rodadas. Só um vacilo muito grande da equipe paulista pode tirar a taça do Palestra Itália. O alviverde tem um jogo complicado na próxima rodada contra o Atlético-MG, em Minas Gerais e depois enfrenta, em casa, o Botafogo e a Chapecoense, vai jogar a sua última partida contra o Vitória, em Salvador.

O Santos (64 pontos) ainda tem pequenas possibilidades de tirar o título do Palmeiras. Mas terá que ganhar todos os adversários e ainda torcer para o seu rival perder pelo menos duas partidas. Assim, o Santos empataria em pontos, mas ficaria com uma vitória a mais. O alvinegro praiano vai enfrentar o Vitória em casa, depois joga duas partidas fora dos seus domínios, Cruzeiro e Flamengo e termina em casa contra o América-MG. Quase impossível. 

Vou colocar ainda o Flamengo (63 pontos) na luta pelo título, mas suas possibilidades são ainda menores que as do Santos. O rubronegro tem 7 pontos a menos, que na verdade são 8 pontos que o Flamengo precisa tirar do Palmeiras, por causa do número de vitórias, 18 x 21.  Se ganhar todas as partidas ainda vai sonhar com pequenas possibilidades e torcer para o Palmeiras ganhar, no máximo, uma única partida. Só um milagre.

A LUTA PELA LIBERTADORES

O Palmeiras (70), Santos (64) e Flamengo (63), já garantiram suas vagas na Copa Libertadores de 2017. O palmeiras praticamente garantiu sua classificação direto para a fase de grupos.O campeonato brasileiro vai destinar para esta fase 3 vagas. O Santos, Flamengo e Atlético-MG, lutam pelas outras duas vagas. O Botafogo tem pequenas possibilidades de entrar no G3, terá que ganhar todas e ainda torcer por tropeços dos adversários.

Mas ainda teremos mais 3 vagas para a Libertadores, que vão passar por dois jogos eliminatórios com equipes de outros países para chegar na fase de grupos. O Atlético-MG (60) e Botafogo (55), que ainda lutam pelo chamado G3, também estão na disputa do G6. O Galo mineiro praticamente já garantiu sua vaga. O Botafogo está muito próximo de conquistar a sua também, mas não pode vacilar, principalmente em casa, onde vai enfrentar Chapecoense e Ponte Preta e ainda joga fora contra Palmeiras e Grêmio.

O Atlético-PR (51) é a outra equipe que completa o G6, mas é perseguido de perto por Corinthians (50), Grêmio (49) e Fluminense (48). O grupo das equipes que se classificam para a Copa Libertadores, pode ser aumentado para sete - G7, se o campeão da Copa do Brasil for uma equipe que estará no final do campeonato, dentro da zona de classificação para a Libertadores. A final da Copa do Brasil, será entre Atlético-MG e Grêmio.

GALERA DE FÉRIAS

A Chapecoense (46), que está na semifinal da Copa Sulamericana, Ponte Preta (45) e São Paulo (45) já não disputam mais nada no campeonato, apenas jogam por uma melhor classificação. Essas equipes não chegam na parte de cima da tabela e nem correm risco de rebaixamento.

A LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO 

Ainda vou incluir o Cruzeiro (44) neste grupo, mas só uma tragédia rebaixa a equipe mineira, basta mais dois pontinhos. O Sport (43) depois da grande vitória contra o Grêmio na última rodada, se afastou bem da zona perigosa e agora, precisa de mais uma vitória, em quatro jogos. O Coritiba (42) abriu 4 pontos do primeiro time dentro da zona do rebaixamento, mas ainda corre perigo, precisa achar ainda quatro pontos. O Vitória (39) corre grandes riscos, afinal tem uma sequencia muito difícil e um perigoso adversário na sua cola, o Internacional (38), que é o primeiro clube na zona da degola. Se quiser evitar o seu primeiro rebaixamento na sua história, o colorado terá que ganhar três jogos nas últimas quatro rodadas. 

O Figueirense (33) só um milagre e já dou o clube catarinense rebaixado. Para se salvar, terá que ganhar os quatro jogos e ainda torcer por resultados, a derrota para a Chapecoense foi fatal. O Santa Cruz (27) e América-MG (27) já foram e vão disputar a Série B, em 2017. 

PALPITES

Campeão: PALMEIRAS
G3: Palmeiras, Santos, e Flamengo
G6: Atlético-MG, Botafogo, Corinthians
G7: Atlético-PR ou Fluminense
Rebaixados: Vitória, Figueirense, América-MG e Santa Cruz
Copa do Brasil: Campeão: Atlético-MG

Vejam abaixo o caminho dos envolvidos em cada disputa:

Título:

Palmeiras: Atlético-MG (f), Botafogo (c), Chapecoense (c) e Vitória (f)
Santos: Vitória (c), Cruzeiro (f), Flamengo (f) e América-MG (c)
Flamengo: América-MG (f), Coritiba (c), Santos (c) e Atlético-PR (f)

Libertadores:

Palmeiras: Atlético-MG (f), Botafogo (c), Chapecoense (c) e Vitória (f)
Santos: Vitória (c), Cruzeiro (f), Flamengo (f) e América-MG (c)
Flamengo: América-MG (f), Coritiba (c), Santos (c) e Atlético-PR (f)
Atlético-MG: Palmeiras (c), Santa Cruz (f), São Paulo (c) e Chapecoense (f)
Botafogo: Chapecoense (c), Palmeiras (f), Ponte Preta (c) e Grêmio (f)
Atlético-PR: Fluminense (f), Sport (c), Corinthians (f) e Flamengo (c)
Corinthians: Figueirense (f), Internacional (c), Atlético-PR (c) e Cruzeiro (f)
Grêmio: São Paulo (f), América-MG (c), Santa Cruz (f), Botafogo (c)
Fluminense: Atlético-PR (c), Ponte Preta (f), Figueirense (f) e Internacional (c)

Rebaixamento:

Cruzeiro: Sport (f), Santos (c), Internacional (f) e Corinthians (c)
Sport: Cruzeiro (c), Atlético-PR (f), América-MG (f) e Figueirense (c) 
Coritiba: Santa Cruz (c), Flamengo (f), Vitória (c) e Ponte Preta (f)
Vitória: Santos (f), Figueirense (c), Coritiba (f) e Palmeiras (c)
Internacional: Ponte Preta (c), Corinthians (f), Cruzeiro (c) e Fluminense (f)
Figueirense: Corinthians (c), Vitória (f), Fluminense (c) e Sport (f)


Deu para perceber que tem ainda muita emoção reservada nas últimas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro. Vamos acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!