terça-feira, 29 de novembro de 2016

#SOMOSTODOSCHAPE

Fica esta imagem!
Este 29 de novembro ficará marcado na história do futebol brasileiro, não com uma grande conquista e sim com uma grande tragédia. O Brasil acordou com o acidente aéreo que envolveu toda delegação da Chapecoense, time do oeste catarinense, que estava a caminho da busca da sua maior glória nos seus 43 anos de existência, a conquista da Copa Sul Americana, um título internacional que alguns times brasileiros centenários, ainda não conquistaram.

Não quero falar da dor e sim do belo caminho que a Chapecoense vem trilhando desde a sua fundação, mas principalmente, na última década. Uma subida vertiginosa que espantou todos os amantes do futebol brasileiro.

A Associação Chapecoense de Futebol, foi fundada em 10 de maio de 1973, fruto da fusão dos clubes Atlético Chapecó e Independente. O seu primeiro presidente foi, Lotário Immich. A sua estreia como time profissional foi contra o São José e veio também a primeira vitória, por 1 x 0. No mesmo ano, em 1973, veio a primeira glória, um empate com o Avaí, em Florianópolis, em 2 x 2.

De 1973 para cá, a Chapecoense conquistou quatro títulos estaduais, 1977, 1996, 2007 e 2011. Em 2006 foi campeã da Copa Santa Catarina. Em 2009, disputando a Copa do Brasil, a equipe conquistou o direito de acesso a Série D do Campeonato Brasileiro de Futebol. Logo no primeiro ano no campeonato nacional, veio o acesso a terceira divisão, a Série C, em 2010.

Em 2012, disputando a Série C, chegou as semifinais e conquistou o seu acesso a segunda divisão, Série B, que disputou em 2013 e neste ano, conquistou o surpreendente acesso a elite do futebol nacional, onde se encontra até hoje e com participações dignas, quase sempre na parte de cima da tabela. 

Ano passado conquistou pela segunda vez a condição de disputar a Copa Sul Americana, só que desta vez fez história, chegando a grande final, contra o Atlético Nacional da Colômbia, que é o atual campeão da Copa Libertadores. Classificação conquistada no sofrimento, nas semifinais, contra o San Lorenzo, da Argentina, quando empatou em 1 x 1 na casa dos hermanos e conquistou outro empate, em 0 x 0, em casa.

Sua caminhada para a glória, terminou em tragédia. Mas ficará sempre nas nossas memórias, a ousadia de um time do interior catarinense, que assombrou o futebol brasileiro. Com certeza a Chapecoense irá continuar trilhando sua bela história.



#SOMOSTODOSCHAPE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!